Caso Renan: A velha mídia fez você de trouxa? Bem que eu avisei…

burroNo último dia 7 de fevereiro eu registrei neste blog que o Partido da Imprensa Golpista (PiG), utilizando-se da boa-fé de internautas, deu força a uma tentativa golpista contra o Senado Federal via redes sociais (relembre clicando aqui).

Gente boa da melhor qualidade entrou no samba enredo da velha mídia, feito trouxa, achando que iria derrubar o recém-eleito presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por meio de uma petição online na internet (veja aqui).

Desde o princípio, a mídia golpista brincou com a boa vontade de 1,6 milhão cidadãos que se dispuseram a assinar o documento virtual. Os jornalões omitiram por mais de dez dias que a muvuca não teria efeito legal, mas usaram a boa-fé da moçada para buscar seu objetivo: promover o golpe contra uma instituição democrática.

à‰ bom relembrar que a campanha pela defenestração de Calheiros começou pela velha mídia bem antes da eleição no 1!º de fevereiro. Chifrado até pelos tucanos (relembre aqui), o consórcio Veja, Estadão, Folha, Globo, etc., perdeu no Senado pelo placar de 56 votos a 18. Por isso tentou reeditar o golpismo contra o Senado valendo-se do efeito manada! a partir de alguns desavisados festivos.

Por eu levantar o debate aqui neste espaço, democraticamente, virei alvo dos trolls! (agente contratado para desestabilizar a discussão de determinado grupo na internet).

A questão central é a seguinte: não defendo Renan Calheiros; não sei quem é, nem o que almoça. No entanto, ele foi eleito senador e presidente da Casa, democraticamente, pelo voto.

Calheiros é um anjo? Evidentemente que não, mas daí concordar com golpe contra as instituições democráticas há uma distância enorme. O Congresso Nacional é o espelho da sociedade, portanto, você aí indignado, nas próximas eleições vote com mais cuidado. Não se pode abrir precedentes a golpismos. A democracia não permite isso. Nem para direita, nem para a esquerda.

Muitos tentam relacionar o movimento pelo impeachment do ex-presidente Collor, em 1992, do qual participei, à  petição online pela derrubada de Renan. Essa turma quer fazer revolução! com a bunda colada numa confortável poltrona. Assim não dá, assim não pode, diria o ex-FHC.

A campanha pelo impedimento de Collor não foi golpe, nem tapetão. Foi um movimento de massas, legítimo. Milhões foram à s ruas. Havia uma disputa ideológica na sociedade. Derrotamos o neoliberalismo. Se fôssemos vencidos, naquela jornada, hoje seríamos uma Espanha ou Portugal com 25% ou 30% de desemprego. Estaríamos 20 anos atrasados em relação ao resto do mundo moderno.

Só há legitimidade em um movimento se houver inequívoca participação popular, dos partidos políticos, dos sindicatos, das entidades da sociedade civil, enfim, quando se forma uma maioria em torno de uma causa, de uma bandeira. Não é o caso dessa petição online contra o Renan Calheiro. Isso está mais para golpe contra a instituição, que é o Senado Federal.

Portanto, a velha mídia deve uma manchete em letras garrafais: ENGANEI UM BOBO NA CASCA DO OVO!

47 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am all new to weblog and certainly enjoyed this blog site. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog post . You actually come with amazing article content. Thanks a bunch for sharing your blog.

  2. Fantastic post.Much thanks again. Will read on…

  3. Thanks-a-mundo for the post. Cool.

  4. A big thank you for your article post.Really thank you!

  5. Im grateful for the blog article.Much thanks again. Really Great.

  6. I truly appreciate this article post.Really looking forward to read more. Awesome.

  7. Enjoyed every bit of your article post.Really thank you! Keep writing.

  8. Thank you for your blog article.Much thanks again. Much obliged.

  9. Im obliged for the article.Much thanks again. Keep writing.

  10. “Muchos Gracias for your blog.Thanks Again. Awesome.”

  11. Caro esmael. Me preocupa a idonidade destas “listas de petições”. Hoje em dia, qualquer camelô vende DVD com milhões de CPFs de brasileiros válidos. Não é preciso ser nenhum gênio para usar um banco de dados de CPF para abastecer uma lista de assinaturas virtual. QUEM ME GARANTE QUE TODO MUNDO ALI ASSINOU MESMO? Quem me garante que o meu ou o teu CPF não está nesta tal lista, e nós nem mesmo sabemos?
    Se audita estas petições? isto fica público para podermos ver se alguém não assinou por nós?
    É notório que certos partidos contratam hackers que fazem bots para o twiter com exemplo… para mandar email e emitir opinião. A internet é, no fundo, uma farsa. O mundo virtual é uma nova dimensão para a falsidade ideológica, o bullying, e muitos outros comportamentos negativos e até criminosos. Tanto que taí o movimento contra renan com 60 gatos pingados “ao vivo”.

  12. Prezado Esmael, com a devida vênia, ouso discordar em parte de você. Em relação ao Collor, pelo que me lembro, a Rede Bobo encampou plenamente o impeachment e, mesmo existindo um movimento popular, tenho convicção que também houve interesse do PIG em derrubá-lo na época sabe-se lá por que motivo, mas que ficou claro isso ficou. Tanto que até hoje se diz que a Globo colocou e tirou o homem de lá. Assim, se é fato que com a retirada dele talvez tenha se atrasado um pouco a agenda neoliberal, também é verdade que foi em grande parte obra do PIG e, portanto, exatamente igual a que você está criticando agora.

    • Engano seu. Até quando pôde, a TV Globo e os demais órgãos do PIG tentaram segurar Collor. Foi a pressão das ruas que modificou a correlação de forças. A título de curiosidade, na época de grandes passeatas, a Folha de S. Paulo fez uma experiência interessante: convocou pelas suas páginas uma passeata (sem a UNE e a UBES); resultado: meia dúzia de gatos pingados no MASP. Está tudo registrado. Portanto, essa história de que “a imprensa derrubou” é mais uma conversinha mole. Acredita só quem quer e gosta de ser enganado. É isso.

  13. Esses que assinaram essa pseudo petição e que foram enganados pela mídia brasileira, ainda correm o risco de alguns espertalhoes roubarem os dados, pois senão me engano tinha que preencher com RG, CPF, hehehe.

    • Certo, Paulo. O sujeito que criou essa pseuda-petição têm um banco de dados de mais de um milhão e quinhentos nomes, ficou milionário: pois o vigarista que montou esse estragema não estava nem aí com a política, e sim ter esses dados apar vender a “alguém”?????????

  14. Desculpe voltar de novo, mas aqui vai mais uma do dia de hj para atiçar a discussão sobre o que a midia acha que vale a pena “botar na roda” da internet .
    Li no Juca Kfoury uma noticia que o , digamos ,” presidente” da CBF , o ze das medalhas , ( com z minusculo mesmo , pois maisculo esse cara não tem nada ) fez um “gato” , não o felino , mas uma ligação clandestina , de energia eletrica do apartamento do vizinho.
    Ou seja ele gastava e o vizinho pagava.
    Pergunto pra vcs: vale a pena um abaixo assinado pra esse mané pegar o bone e vazar? Pra esse cara talvez surtisse algum efeito , mas como ele tem a caneta e a chave do cofre, quero ver alguem encarar.
    Esse é a situação tipica onde mais uma vez fica escancarada a vontade de se pegar a quem se interessa pegar, naquele momento e que de etica, realmente esses caras da midia nativa tão mais por fora que dedão de franciscano.

  15. Amigos, entendi o comentario do esmael mais como um alerta do que como um “pito” (pra ser educado).
    Eu , com certeza ,não compraria um carro usado do Renan . Mas daí a querer que o rio corra para tras , a distancia é grande.
    Querer induzir as pessoas a acreditar que um abaixo assinado vai fazer os votos voltarem para urna é tipico da nossa imprensa.
    E , sem querer ser conivente com qualquer picaretagem, do Renan e da imprensa , lembro que durante todo o periodo aureo do FHC , quem imperou no congresso ( camara e senado ) foi a dinastia magalhaes da Bahia , o filho como presidente da camara em no minimo 2 mandatos e o pai o finado ACM, no senado por outros tantos e o ex-senador em exercicio , J. sarney, o eterno.
    Não me lembro , sinceramente, da combativa midia tupiniquim ter feito nada contra , nenhum manifesto, nenhuma denuncia , contra essse mandatarios.
    Eles foram eleitos pela maioria dos congressistas atuais, inclusive pelo outro ex-senador em exercicio, o patricio Alvaro Dias.
    Acho que é esse o estranhamento do esmael, a quem não conheço nem tenho procuração . Por que antes eram todos puros e hj todos são bandidos ?
    A regra é clara: quem é picareta era ontem e provavelmente é hj . Inclusive a midia e seu oprtunismo midiatico , com sua ética de ocasião.
    E para fechar, um assunto que não tem nada com o post , mas tem tudo com a etica de ocasião. Li um negocio muitissimo interessante sobre o , Beto das alterosas, o tal do aecio no viomundo. Aconselho a leitura .
    vai haver tambem um abaixo assinado pela internet pro Gurgel desengavetar o processo que ele esccondeu no fundo da gaveta ha 22 meses ?
    Quantas assinaturas seriam coletadas pra fazer a midia noticiar o que esta ali denunciado e bem guardado? Sera que nao vale a pena fazerrmos uma vaquinha e comprar pro gurgel e pro resto da midia toda a coleção do “Onde esta o Processo” quero dizer “Onde esta o Wally” ?
    Essa é a questão de fundo nessa discussão da midia como fator de moralidade na nossa politica : o que é bom a gente mostra e o que não é a gente esconde. ( lembram-se dessa frase ?)

  16. Porque esse pessoal não protesta contra os desmandos do psdb, só queria entender isso, não é apartidário? Ou apartidário é sinônimo de tucanos enrustido?

  17. Porque não fizeram petição contra os R$ 16 milhoes do tucano Alvaro Dias? Esse pessoal é golpista e parcial á favor dos tucanalhas.

  18. Fora Renan, Canalha e todos os políticos corruptos e que se possa usar toda e qualquer forma de mostrar a nossa indignação, mesmo que esta forma deixe e cabelos em pé alguns blogueiros que recebem mensalmente o seu quinhão.

  19. Já começam errado usando o avaaz, esquema da CIA.
    Estes abaixo-assinados deles são sempre *m e nunca dão em nada. Aliás bast ver contra quem eles sempre fazem, pra saber de que lado estão……

    Quem vai para o lugar de Renan? Só crítica de cadeira não vale, tem que ter proposição. Parte do que assinam a dita cuja, são os mesmos que vivem criticando as transferências de renda para desenvolver o nordeste. Ora se o nordeste fosse desenvolvido o Renan não se elegeria… ou se elegeria?

  20. Papagaios do Jornal Nacional.

  21. Perdão- essa corja

  22. Caso Renan: A velha mídia fez você de trouxa? Bem que eu avisei”¦
    hahahahahahahahahahahahahah, jogando verde pra escolher maduro né ESMAEL???
    Pelo visto vai conseguir…O Luiz, o Bruno machado, ja se entregaram…hahahahahahahahahahahah, mas fique friu, pois para mim, a tua frase de efeito ñ serviu!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkk, POIS, EU SOU UM BRASILEIRO/PARANAENSE VACINADO CONTRA ESSA CORJA DE TUCANOS DO DEMO/PIG AI…RESUMINDO;A MIM ASSA CORJA Ñ ENGANA!!!! MAS NEM Q A VACA TUÇA OURO E COBRE.KKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  23. É um golpe e dos mais sórdidos. Não se trata de defender Renan, sim um cancer da politica, mas é nojento a forma como a velha midia manipula. RENAN foi lider de FHC no senado e naquela época, o PIG não abriu a boca para falar dele. É evidente a manipulação midiatica que se promove aos montes no Brasil!

  24. Minha mulher assinou e no dia seguinte a assinatura, ao abrir o email, já estava reclamando dos spam na sua caixa de entrada do email e das propagandas de alguns meios de comunicação que promoveram o movimento…

  25. Se hoje os jovens são supostamentes infuenciados pela chamada velha mídia a cometer um golpe contra a democracia, oque dizer dos jovens de 1992, queinfuenciados por políticos pauistas, loucos por um feudo maior no governo, sairam as ruas derrubar um presidente democraticamente eleito?
    Esses poíticos, juntamente com seus protetorados sindicais, não tiveram dificuldade em influenciar jovens com tendencias esquerdistas a sair Às ruas. E a coisa ficou mais fáci ainda depois que foram divugados escandaos de corrupção… Semelhança, com os ditos PIGs e o mensaão?

    No fina das contas Collor foi inocentado, e isso o torna, perante a lei, tão idoneo quanto quaquer cidadão correto, isso faz o impeachment, protocolado sob justificativa dos desvios morais do presidente, nada mais do que um golpe político.

    Fora a justificativa moral, contra a corrupção, derrubar um presidente por ter uma visão econômica diferente da sua, não é exatamente algo democrático.

    Os personagens mudam, mas a história continua a mesma…

  26. Esmael gosto dos teus comentarios e do seu blog, mas cada vez que você joga a maioria da população que é contra Renan Calheiros para a sua briga com a direita ou a velha midia como você gosta de falar você comete um equivoco.

    Nós estamos cansados de sermos representado por bandidos no Congresso, agora a piada é você falar que aquele eleição foi democratica, pro forma até que foi, mas nós sabemos bem em que termos veio esta democracia, atras de cargos e benesses do poder distribuido aos pares custeados pelos BOBOS ,como você colocou no teu titulo. É A VERGONHA DE SER BRASILEIRO.

  27. Esmael.
    Eu assinei e não fui enganado. Sempre soube que nem que fossem 10 milhões de assinaturas, ele estaria formalmente eleito.
    O que não podemos é nos calar, acomodarmo-nos com um Congresso com essa indole.
    Também não conheço o Renan, mas se é verdade que ele pagava sua pensão atraves de uma empresa, não serve para estar lá, quanto mais como presidente, alias, apesar de ter que engoli-lo, não o considero como parte da democracia que espero para o meu País.

  28. Esmael

    Eu não assinei nada e tirei sarro dos meus amigos feicebuquianos, disse-lhes que estranhava de eles estarem ouriçados com o Renam e estavam quietinhos com o Sarney.

    Será que o Sarney é um anjo?

    Será que a Globo não fala mal do Sarney porque o bigode é afiliado deles lá no Maranhão.

    Aí tem!!!

  29. É… na época do fhhc esse cara era até ministro da Justiça e vc não lia um piu da midizona!

  30. Imagine que não faria quando bem direcionada, poderia promover boicotes a serviços e produtos de grandes empresas ou governos bem como promover campanhas contra ou atividades nocivas.

  31. Um texto desse me faz sentir nojo das pessoas que se envolvem com política neste país!

  32. Seria golpe se fosse utilizado de recursos inconstitucionais, ou ilegais. Nesse caso o Abaixo Assinado é apenas uma forma de uma parcela da população demonstrar sua insatisfação. Uma demonstração democrática.

    Seria ilegitimo derrubar o senado com base nesse abaixo assinado, porém, o abaixo assinado, bem como qualquer manifestação, seja ela de grande, ou pequenas proporções, é legitimo.

  33. Esmael,
    Você se esqueceu que o autor da petição do avaaz (a que buscava atingir os 1.360.000 votantes, http://www.avaaz.org/po/petition/Impeachment_do_Presidente_do_Senado_Renan_Calheiros/ , pois há/houve outra petição importante em paralelo no avaaz, http://www.avaaz.org/po/ficha_limpa_no_senado_renan_nao/ , o que acabou dividindo os votos) já deixou avisado na descrição da petição sobre o valor legal da petição: “Infelizmente essa ferramenta popular foi criada apenas para propor leis e com requisitos tão complexos que quase ninguém consegue fazer uso dela. Mas se 1.360.000 se juntarem a nós, poderemos causar um rebuliço na mídia, desafiar as restrições desta Iniciativa popular e exigir a revogação do presidente do Senado, Renan Calheiros. Vamos usar o poder do povo agora para exigir um Senado limpo.”
    Ele deixa claro que a petição não teria valor legal, devido a sua finalidade, mas que esta deveria servir de pressão midiática.

    • Foi o que entendi também em relação a esta chamada até porque já participei de abaixo assinados e sei que é exigido assinatura e nº de doc de ID, e também é valido o alerta em relação a certas manifestação de apoio através da internet, que realmente pode ser usada por pessoas com interesses escuso. Mas pessoalmente eu abomino a corrupção e sei que não só este cidadão tem rabo preso…

    • MATÉRIA POUCO INTELIGENTE (1), CONTROVERSA (2) E AUTOFÁGICA (3).

      1) Esmael chama quem luta contra corruptos de trouxas. ISTO É POUCO INTELIGENTE;

      2) Esmael se diz vítima de “troll”, como ele idealiza ser um “agente contratado para desestabilizar a discussão de determinado grupo na internet”. CONTROVERSO DEMAIS. A qual “grupo” de discussão este blog pertence? Se pertence a um grupo, e precisa se manter, portanto mantido pelo grupo, não realiza “trollagem” nos outros, como nós que assinamos tal manifesto virtual, nos chamando de trouxas? Seguindo seu raciocínio Esmael, você é um agente contratado a serviço de quem? E contra quem?

      3) Esmael, blogueiro político tradicional, imaginemos que com alinhamento ideológico assemelhado ao do PT, diz que não conhece Renan Calheiros (quem sabe ele conhece o cardápio predileto de Dilma ou Lula), como se estivesse defendendo qualquer um eleito pelo voto. TOTALMENTE AUTOFÁGICO. Ou desconhece mesmo os principais caciques da política federal, inclusive alguns notoriamente envolvidos em graves indícios de corrupção, ou suas alianças ideológicas paranaenses resolveram encomendar esta matéria que só prejudica o próprio “grupo”. Com este “passo em falso”, seria ele então um “Agente 86”?

      PS: Não estou ligado nem direta, tampouco indiretamente à política ou do dinheiro que dela advém. Mas me calar diante da falta de vergonha na cara de “nossos representantes” elegerem Renam Calheiros, principalmente quando um blogueiro de renome no Paraná (é aí que não entendo o porquê) chama aos indignados de trouxas… QUEM NÃO LEMBRA QUE JÁ CHAMARAM DE TROUXAS AQUELES QUE ASSINARAM VIRTUALMENTE O PRIMEIRO PROJETO DO FICHA LIMPA, QUE NECESSITOU SER RECOMPILADO COM NOVAS ASSINATURAS E MAIS DADOS?

      • Pra acrescentar: o Esmael está praticando “bulling” com seus leitores!

      • Ótimo ponto.
        Será que Esmael janta com o Dirceu, ou o Lula? Porém ele garante serem pessoas honradas, honestas e perseguidas..,

        • O mensalão é uma invenção norte-americana. Foi criado pelo então presidente Abraham Lincoln, por volta de 1860. Assista ao filme de Steven Spielberg que entenderá isso, se não for exigir muito. Quanto ao Lula e Dirceu, jantaria com ambos. Também almoçaria com você, desde que a conta ficasse contigo. É isso.