Sem PMDB, Richa fez uma reforma meia-sola no secretariado

Paulo Bernardo ironizou o tucano Beto Richa que busca apoio do PMDB à  sua reeleição em 2014: "Ele está comprando terreno na Lua", disse o ministro.

Paulo Bernardo ironizou o tucano Beto Richa que busca apoio do PMDB à  sua reeleição em 2014: “Ele está comprando terreno na Lua”, disse o ministro.

A tão propalada reforma no secretariado do governador Beto Richa (PSDB), na avaliação da frente política paranaense, deixou a desejar, ficou aquém das expectativas e frustrou, sobretudo, a tropa de ocupação peemedebista que se intitula anti-Requião.

Concebida originalmente para agasalhar as alas que se opunham ao senador Roberto Requião, dentro do PMDB, a reforma de Richa desconfigurou-se por completo, transformou-se numa meia-sola! para suportar curta caminhada. (Leia mais sobre isso clicando aqui).

O velho MDB de Guerra, agora vestindo oficialmente cueca de seda, perdeu importância política, diminuiu-se e corre risco de não ampliar seu quinhão no governo tucano.

O bordão “cueca de seda” foi criado na campanha pelo apresentador Ratinho para se referir a Richa e ao ex-prefeito da capital Luciano Ducci, do PSB (clique aqui para entender).

Operadores do governador tucano afirmam que vão retomar esta semana as negociações com a bancada estadual peemedebista, ávida por cargos, mas dividida entre si. Os 12 deputados da agremiação na Assembleia não se entendem entre si. Uns vetam aos outros. Também prevalece o dissenso no partido sobre o apoio à  reeleição de Richa em 2014.

O PMDB vendeu a Richa algo que não está conseguindo entregar e o governador, alertado pelo ministro Paulo Bernardo, teme comprar terreno na Lua (clique aqui para relembrar). Eis o resumo do impasse político.

A direção nacional peemedebista já avisou que marchará, novamente, na chapa reeleitoral da presidenta Dilma. O partido tem se destacado pela fidelidade canina à  petista no Congresso Nacional. Não há no horizonte indícios de que o partido vá afrouxar o sutiã no Paraná para agradar Richa. Pelo contrário. Várias intervenções de lideranças da legenda apontam para um entendimento com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, candidata do PT ao governo do estado.

A única novidade plausível na reforma do secretariado tucano foi a convocação do “Comandante Junior” (clique aqui para saber mais) para pilotar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU). O deputado federal Ratinho Junior, do PSC, ex-candidato a prefeito de Curitiba, também vestiu cueca de seda (clique aqui para relembra a história). Fita com a possibilidade de disputar a vice na chapa de Richa.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. SO FALTA MUDAR A SECRETARIA DO TRABALHO, QUE TAL VOLTAR O NELSON GARCIA, ESSE FOI UM EXCELENTE SECRETARIO.

  2. SE A GLEISI ALMEJA ALGUMA COISA NO PARANÁ,DEVERIA MANDAR ESTE CIDADÃO FICAR DE BOCA CALADA E DIZER QUEM MANDA NAQUELA CASA!!!

    NÃO GOSTO DO BETO, MAIS ESTE PAULO BERNARDO É UM ZERO A ESQUERDA PARA O ESTADO

  3. O que este ex sindicalista de Londrina pé vermelho tem a ver?
    Quer empurrar sua 2 mulher, diga-se de passagem em processo de separação em cima de nós e manter o PTrapalhado e corrupto mandando aqui em nosso estado…?
    Façam uma reflexão das “inverdades ditas” pela Dilminha neste anuncio Brasil, demagoga e cunho eleitoreiro.
    Marcus Harunari.

  4. O Ministro Paulo Bernardo antes de pensar na eleição de 2014 deveria concentrar esforços em atividades inerentes a sua pasta em especial o caos que se encontra a telefonia móvel no Brasil e também com as agências do Correio que outrora eram tido como exemplo e hoje estão todas um caco.

  5. TÁ TERMINANDO O MANDATO E O GOVERNADOR NAO CONSEGUIU MONTAR UMA EQUIPE DE SECRETARIOS,

    QUANTO ELE CONCLUÍR, JÁ TERMINOU O MANDATO E ELE NADA FEZ

    MAS, ELE TEM OS PUXA SACOS DE PLANTAO QUE ELOGIAM O CHEFE – DEONILSO ROLDO, TRAIANO, CATANI, SILVESTRE, ROSSONI, CAPUTO, ORTIGARA, E POR AI,NADA QUE SE APROVEITE PARA FAZER UM BOM MANDATO

  6. Calma gente eles são Amiguinhos, a maioria deles estudaram juntos na mesma escola, ou melhor eles estão juntos desde o maternal isso e um joguinho de faz de conta, quem briga mesmo somos nos aqui no blog do Esmael.

    Nos somos refém de uma maquina chamada Estado.

  7. A coisa é muito óbvia e o motivo pífio, prá ser verdade.
    O bom moço, o mocinho de bang – bang leva vários tiros e não morre.
    Dá dois tiros e mata vários bandidos, os tais revoltados do PMDB…
    Não caio nessa!!!
    Não caia também, colega de blog!
    É tudo farinha do mesmo saco.
    Outro dia, um que era do PFL, ex-ministro, atualmente no partido do Requião (que não é esse PMDB que está aí!),se encontrou no aeroporto com o atual super homem do PSDB no senado, acompanhado de um “sobrinho”.
    Qual não foi a surpresa do ex-alcaide ao descobrir que o “sobrinho” que acompanhava o “estrela” do senado tinha sido seu sobrinho na semana anterior…
    Não é história minha, é história que o Povo conta!!!!
    Nóis sofre, mais nóis goza!!!!!!

  8. Muito bem. Gostei dessa estratégia, eu particularmente estou acgando que o sr. patrocinador Paulo Bernardo ou quer ser candidato a governador, ou será candidato a senador! Puis sabe pruque? Ele deu numas e outras de ficar aparecendo em tudo agora. Bão, se caso ele não conseguir se eleger com certeza vai fazer um baruio danado!!!!

  9. O richa está cometendo com o pmdb o mesmo erro que o ex prefeito de Sjp Ivan Rodrigues cometeu quando atraiu parte do psdb para seu governo achando que estaria reeleito. ledo engano, ou como diria Marx : que a história se repete. ..

  10. Eu não sei quem é o pior; quem se vende ou quem compra !!!

  11. Mesmo com essa mudança de meia boca, quem continua mandando nesse governinho é Traiano e Rossoni.

  12. E quem é este senho para criticar alguém? É melhor ele se defender das acusações que o lunático fez em relação a propina solicitada por ele para liberar recursos para a ferroeste, ou pelo menos fazer alguma coisa pela sua pasta, que alias, anda totalmente esquecida, não é mesmo?