Requião e Pessuti investiam mais nas escolas, quase o dobro de Richa

Educadores prometem greve para março. Foto: APP/Sindicato.

Educadores prometem greve para março. Foto: APP/Sindicato.

Os dois primeiros anos de gestão do governador Beto Richa (PSDB) não foram nada bons para as escolas paranaenses. O tucano destinou média anual de R$ 70 milhões, em 2011 e 2012, para obras nas escolas da rede pública estadual. O valor é quase a metade dos R$ 130 milhões — também média anual — gastos nos governos peemedebistas de Roberto Requião e Orlando Pessuti.

Os números acima compõem a reportagem de Rosana Félix, do jornal Gazeta do Povo, edição desta segunda-feira (21). O veiculo é “insuspeito” ao fazer a comparação, pois até as capivaras do Parque Barigui sabem que a “velha senhora” não engole Requião nem com farinha.

Clique para ampliar.

Clique para ampliar.

Se 2011 e 2012 foram ruins para a Educação, este ano pode ainda ser pior. O secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns (PSDB), tende a ficar na pasta, mas esvaziado, com a caneta sem tinta. Ao longo dos últimos dias, o Palácio Iguaçu cogitou substituí-lo pela ex-secretária Alcione Saliba, mas recuou devido à  repercussão negativa a acerca do nome da ex-ajudante de Jaime Lerner.

Para se ter uma ideia do enfraquecimento do vice Arns, as obras nas escolas não ficarão mais com a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Serão responsabilidades de outro órgão, provavelmente da Paraná Edificações. Ou seja, a Educação ficará com zero de orçamento para a infraestrutura. A área ficará totalmente dependente da tecnocracia governamental.

O governo de Beto Richa, neste terceiro ano, tende a ser pautado pela crise na Educação, pois há uma greve anunciada para março. Professores exigem o cumprimento da Lei Nacional do Piso, que prevê a implantação de 33% das horas-atividades. Arns enfraquecido, com a caneta vazia, caminha lentamente rumo ao cadafalso. Este é o cenário.

68 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Jaime Lerner foi péssimo para a Educação! Pegou o dinheiro da Educação e Construiu o Musei do Olho! Depois recebeu as benesses das construtoras em troca de um shopping em Miami. Requião foi péssimo! Apoiou somente o projeto Fera e deixou as escolas esquecidas. Professores em sua gestão tiveram apenas reajustes de algumas desvantagens inflacionárias e não aumentos. Reajustes à conta-gotas e depois de muito barulho dos professores.

    Beto Richa tentou no começo! Fez um pouco de progresso quanto à equiparação salarial, mas não obedeceu seus compromissos. Os cargos comissionados foram (estão sendo) prioridade em seu governo. Agora magoado pela perda de seu candidato vai tentar enrolar até o final com aquele papo “estamos aberto ao diálogo”. São todos corruptores de gente honesta e trabalhadora, querem fazer para si, querem um trono para rirem sentados sobre a população de gente boa.

  2. Mas é claro q o dublê de piloto e de governador quer investir menos em educação. Quanto mais burra fora a massa, mais fácil de manipular. Quantas pessoas não desperdiçaram o voto no piá de prédio por causa da propaganda bonita sobre a linha verde (obra incompleta, cara e que não se propõe ao que deveria fazer, frisa-se)?

    Não precisa ir muito longe. Basta ver aqui os comentários do montanha, olho vivo e allexia. A ignorância bateu forte e se instalou nos defensores/eleitores da tucanalha. Falar que o projeto de governador devolveu a dignidade aos professores? Que piada!

    psdb investindo em educação…mais fácil ver o sol nascer no oeste e se por no leste…

    • Engano seu, manipulação de massa é com o PT da Papagaia Loira do bico dourado, eles sim sabem manipular os sem cultura deste país, aqueles que vivem do bolsa miséria.

      E viva a “ingnorancia”, povo sem educação é povo de fácil manipulação, já dizia Lula a seus assessores.

      • E com esse comentário, você ganhou o prêmio “idiota do ano”. E olha que ainda estamos em janeiro!

        Vá lá no Palácio Iguaçu garantir sua teta. Corre que 2014 essa mordomia acaba.

  3. Na maioria dos colégios do município de Paranaguá inclusive o colégio que eu trabalho os funcionários e os professores estão muito insatisfeitos com esta nova gestão, e não é por causa do sindicato que é afiliado a CUT, até porque acredita-se que o sindicato esta vendido para este governo, mas é por causa da má administração do Beto Richa, esta péssima! a educação parece um navio sem GPS e perdido no oceano, não tem comando!

  4. Gente por favor, que não conheçe a realidade de uma escola pública não venha dar opiniões sobre o assunto. Falar que os televisores laranja foi tolice, então que venha o Sr expert em metodologia e nos ensine uma maneira de tornar as aulas mais dinâmicas e mais ricas em conteúdos para nossos alunos, ou que faça algo de mais relevante para modernizar as escolas públicas antes de criticar sem saber.

  5. E tem um bando de idiotas que fala mal do Requião… DEMAGOGOS

  6. Alexandre Montanha
    Me perdoe, mas vc deve ser um dos comissionados do Beto Richa. Busque conhecimento sobre quantas universidades foram feitas no governo Lula e da Dilma, te dou o numero, 214 universidades em todo o país. Tempo do FHC, ele mandou fechar as escolas tecnicas, coisa de tucano que não sabe governar.

  7. Hei pessoal,têm o lado da segurança na cor destas tais tvs,pois se alguém às roubassem, seria fácil de saber que era algo roubado,já as TVs comuns têm sempre as mesmas cores.
    Quanto ao post,é lamentável o que está acontecendo neste Estado,estamos a dois anos sendo comandado por hipócritas da mídia paga.

    ESTE BETO RICHA É UMA ABERRAÇÃO COMO ADMINISTRADOR,SOCORRO!!!

    INCOMPETENTE!!!

  8. O maior investimento do atual governo é na área de propaganda “Paraná um estado de respeito”. Nosso imposto escoa pelo ralo, gasto na publicidade milionária, que só serve como propaganda pessoal do governador. Educação não é prioridade – muito mais importante é apadrinhar (acomodar) os aliados e enganar os eleitores com propagandas enganosas.

  9. O governo Requião pecou em várias áreas, educação, saúde, segurança, etc; etc; etc. Entretanto, o governo (desculpe – DESGOVERNO) Beto Richa é muito pior. Em relação a educação, Beto Richa não cumpre a Lei nem honra as suas promessas.

  10. O governo Requião deixou muito à desejar na área educacional, porém, Beto Richa conseguiu uma proeza, ser pior que o ex-governador. Em relação ao aumento dos salários dos professores foi apenas a adequação a Lei do Piso. Lei que foi adequada parcialmente, pois os 33% de hora-atividade ainda não foi implantado. Portanto, em relação a educação o Governo Beto Richa não respeita nem o mínimo imposto pela Lei. Mínimo que tinha sido firmado com a categoria, portanto não honrou a sua palavra.

  11. Sou professora de Arte e uso diariamente a Tv pendrive em minhas aulas, e ela enriquece e muito os conteúdos de música e leitura de imagens de obras de arte, pois salvo as imagens no pendrive e posso inclusive dar o zoom em detalhes dos quadros. Minha escola foi reformada e teve a tão sonhada cobertura da quadra de esportes…
    Sou defensora do governo Requião, pois nunca tivemos tantos cursos de capacitação e investimentos na nossa formação profissional. Quando paro para pensar que o Requião criou o PDE e através dele pude ficar um ano só estudando na Universidade e ainda recebendo meus vencimentos integralmente e graças a isso terei aumento salarial na minha carreira, isso é política de investimento na formação do professor!

    • Garanto que a Maria teve alguma vantagem no governo do lunático ou não estaria rasgando a seda pra ele. rsrsrsrsrsrsrs

      • Ou ela é das que fazem parte dos sindicatos e tem sempre inúmeras vantagens em atacar o atual governo. Acho que ela deve ser do PT.

        • Allexia agora percebo que realmente você deve fazer parte do atual governo ou então não é professora, pois quando um professor critica subjetivamente o nosso sindicato não merece respeito da minha parte. Sou sindicalizado e admiro muito o trabalho da APP não fosse ela não teríamos o que temos hoje, nada vem de graça independente do partido que esteja no poder. se não fosse o sindicato seriam um bando de professores não uma entidade com mais de 60.000 representantes. RESPEITO…

      • Talvez as vantagens que a Maria recebeu, são as melhores condições de trabalho, capacitação adequada e valorização…Requião sem dúvida!!!

  12. Calma, calma, calma!!!

    A questão não é o embate entre Beto e Requião. É Beto e Gleisi, entenderam?

    Quanto a ruindade da educação em 2013 era de se esperar, é o plano para 2014. Lá, o Beto salvador, bom moço e excelente governador, preocupado com a educação, dará tudo o que puder para a mesma e o professorado.
    Tentará ganhar um novo passaporte para o Palácio Iguaçu com essa velha e surrada estratégia. Esqueceu que o professorado “não esquece”. Álvaro Dias está ai para confirmar a memória dos professores.

  13. Requião foi um dos governadores que entrou na ADIN contra a lei do PSPN, perdeu. Saiu do governo, entrou o Richa afirmando que cumpriria a Lei, até porque pode receber complementação via FUNDEB se não tiver dinheiro suficiente. O que fez: absolutamente nada! Enrolou o que pode e ainda fez uma proposta indecente, burlando e descaracterizando o princípio da lei. Vai contiunuar fazendo o que fez desde que assumiu NADA. E quando resolve se mexer, só faz porcaria (para não dizer coisa pior). Só falta dizer o que o Cid Gomes declarou: Salário na educação pública é ruim mesmo, deve-se trabalhar por “amor”, ou vá para a escola privada!” Acho que os três mencionados acima deveriam ir para o mesmo lugar: a privada!

    • Concordo com a Luciana. O Requião pisou na bola ao entrar com a ADIN. Perdeu meu voto para senador por isso. Mas não desmerece o que foi feito de bom. São tantas mesquinharias que o governo BR está fazendo com os professores, que o resultado vai aparecer nas urnas.

  14. Depois de 8 anos da era Lerner, o Requião devolveu a dignidade aos salários dos professores. Quanto ao Richa, aconteceram vários reajustes sim, mas por força da lei nacional do piso dos professores. Se é tão bom assim, porque não concedeu nenhum reajuste acima de inflação para os funcionários, que não estão protegidos pela lei nacional? As tvs foram um avanço pedagógico, porque só tínhamos o giz e o quadro. Muitos professores votaram no Richa, mas é só ir nas escolas agora para ver a insatisfação com o mesmo.

    • Na minha escola é 90% Beto Richa e a maioria esmagadora odeiam o Requião. E Vivi, você é PROFA mesmo? Ou é PROFESSORA?

      • Então são “bem espertos” os seus colegas. Onde trabalho somos 100% Beto Richa fora. Eu fiz o pde com todas as despesas pagas. Atualmente? Precarizam para fazer somente nas cidades-polo. Os cursos sob o comando da Yvelise pelo menos tinham conteúdo. Agora? Tínhamos Meurougy… agora nem sei mais. Sou professora mesmo, mas na rede podemos ter apelidos não é mesmo? Não preciso colocar RG nem nome para vc consultar no Portal da Educação, que por sinal está muito menos amigável do que no governo anterior.

        • Falar em AMIGÁVEL com o governo anterior é pura piada sua, não é PROFA? Você dever ser ligada ao PT da Gleisi, do Lula e do Zé Dirceu, ou ligada ao PMDB do louco Requião e de seus irmãos que guardam dinheiro nos armários de casa, os mesmo que faliram o porto de Paranaguá, que sucatearam e acabaram com a dignidade dos policias do estado, que reduziram a educação do Paraná a isso que ainda é hoje, mas graças a Deus que o atual governador está conseguindo acabar com os vícios criados no governo anterior.

          • Desculpa Allxia, acabaram com a dignidade dos policiais do estado, mas se lembro bem a reformulação do plano de carreira da PM foi feita no final do governo Requião/Pessuti. Olhe a nossa educação e compare-a com o governo passado vou citar algumas coisas. mudar a matriz curricular sem ao menos consultar ninguém, a não ser que você chame 2 horas de conversa de uma discussão, em contra partida as DCE’s do estado foram elaboradas com ampla discussão ( mais de 3 anos) com todos os professores construindo de forma coletiva.
            Assumir o compromisso da hora-atividade e Pular fora depois, demorar 10 meses para cumprir o salário previsto no Piso nacional de Janeiro de 2012.
            Fechar turma causando uma superlotação das salas de aula. Vou parar ai pois senão vai faltar espaço.

          • Estranho como os tucanos não conseguem debater nada sem partir para a ignorância. Tentam distorcer os fatos e esconder a péssima administração do desgovernador playboy.

      • a tua escola é o mackenzie de são paulo pelo visto.

  15. o trato da educação reflete o governo virtual, sendo necessário fazer uma ampla reforma no secretariado pois pouca coisa aconteceu até agora! mais com menos!!

  16. Esse Elton só pode ser da turminha que tinha cargo no governo do lunático. Até entendo que tenham ódio do Richa filho, mas concordar que o requião em algum momento foi bom governador é demais. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Pelo visto teu olho vivo é só um recurso de retórica meu caro – o que quero dizer é que com o governo medíocre do Requião, o Beto Richa teria que ser um governador mediano para ser ótimo, mas ele está conseguindo ser bem pior do que o Requião. E você é dos puxa saco que tem cargo no governo de fachada, no governo do choque da digestão ou da má indigestão?
      Ter cargo é uma coisa, ser cego e puxa saco é bem diferente. Pelo visto a cegueira é a tua patologia Sr. Olho Vivo. Acorda pra vida.

    • Não se trata de ódio e sim de repúdio a mentira e demagogia: Num “Estado de Respeito” o governo gasta mais em projetos sociais do que em propaganda dos projetos que não saem do papel… Pinga um colírio neste olho para ver se o reanima. Como diria o Vinícius de Morais:

      Eu caio de bossa
      Eu sou quem eu sou
      Eu saio da fossa
      Xingando em nagô

      Você que ouve e não fala
      Você que olha e não vê
      Eu vou lhe dar uma pala
      Você vai ter que aprender
      A tonga da mironga do kabuletê
      A tonga da mironga do kabuletê
      A tonga da mironga do kabuletê

      Eu caio de bossa
      Eu sou quem eu sou
      Eu saio da fossa
      Xingando em nagô

      Você que lê e não sabe
      Você que reza e não crê
      Você que entra e não cabe
      Você vai ter que viver
      Na tonga da mironga do kabuletê
      Na tonga da mironga do kabuletê
      Na tonga da mironga do kabuletê

      Você que fuma e não traga
      E que não paga pra ver
      Vou lhe rogar uma praga
      Eu vou é mandar você
      Pra tonga da mironga do kabuletê
      Pra tonga da mironga do kabuletê
      Pra tonga da mironga do kabuletê

  17. Agora te pergunto, sem preferência de governo nenhuma, mas como professor vi que no governo Requião foi instalado com recursos próprios 44.000 terminais do PRD, instalado internet em todas as escolas do estado, colocação em todas as salas de aula de um televisor Pendrive.
    Agora te pergunto o que foi que o atual governo fez?

    • O atual governo está devolvendo a dignidade aos professores, investindo mais na qualidade e no ser humano e menos em prédios e construtoras (que são as financiadoras das campanhas de Requião).

      • Qual dignidade Alexandre, a de mudar a matriz curricular sem ao menos consultar ninguém, a não ser que você chame 2 horas de conversa de uma discussão ampla. Assumir o compromisso da hora-atividade e Pular fora depois, demorar 10 meses para cumprir o salário previsto no Piso nacional de Janeiro de 2012. Fechar turma causando uma superlotação das salas de aula. Vou parar ai pois senão vai faltar espaço.

      • Qual dignidade, se nem o direito da hora atividade já definido pelo STF é respeitado, que respeito pelo professor é esse, só na publicidade mesmo.

    • Paulo Rodrigo, na escola que atuo desde 2004 não tem PRD e nem internet, recebemos algumas tvs pendrive remanejadas de outra escola. Só lembrando é uma escola da capital…..Concordo que o atual governador não está fazendo muita coisa, agora levantar a bola deste tal Requião também não né…..

      • Regiane niguém esta enchendo a bola do Requião , só estou citando o que foi feito vendo a nossa realidade, do Sudoeste do Paraná. Agora que o atual governo não fez nada não fez mesmo.

  18. E quanto investe na educação de qualidade o PT? Povo burro e ignorante é de fácil manobra.

    • Alexandre quem está falando do PT. o comentário se refere ao governo estadual o qual nunca foi exercido pelo PT. Pois se for fazer uma comparação de governos do PT seria a nível federal.

    • Alexandre Montanha, vc sabe a diferença de Governos Estadual e Federal? de suas responsabilidades? Leia a CF de 1988 e a LDBEN de 1996 antes de falar uma bobagem desse tamanho ai…

      • É que só vejo criticando o governo Beto Richa os PT doente, os professores que estão comprometidos com a educação estão trabalhando em vez de ficar criticando.

  19. Sou filha de professores do estado do Paraná e não entendo onde querem chegar com textos como este. O ex-governador Roberto Requião não foi nenhum pouco isso que tão tentando mostrar, ele não investiu na educação, ele investiu em construção de escolas e de salas de aula e no que entendo, prédio de concreto não é suficiente para ensinar alguém, é preciso bons professores para se fazer isso e ele infelizmente enquanto governador não fez. Podem criticar o Beto Richa a vontade mas ele pelo menos está valorizando os professores com melhores salários, em dois anos de seu governo meus pais já tiveram mais aumento que o Requião possa ter dado nos 8 que foi governador. Não está bom e tem muito pra melhorar, mas não critiquem o atual governo tentando comparar com o anterior, até porque não tem como comparar o Requião com qualquer dos outros governadores, ele foi ruim de mais em tudo. No porto só fez porcaria, na segurança foi um fracasso igual ao secretario que escolheu, na educação ele e seu irmão fizeram tanta caca que fica até dificil dizer tudo de ruim que fizeram, a saúde no governo Requião só ganhou prédios e mais prédios mas investimento em profissionais e em equipamentos que é bom, nada. Então não tentem comparar os dois anos do Beto Richa com o fracasso dos 8 anos do Requião.

  20. TV laranja, ônibus amarelinhos… muita falação, é o que me lembro, cidadão comum sou. Sobre os novos tempos, nada vejo…

  21. É de matar a ignorância do JR Silva.
    O governo adquire os mecanismos pedagógicos mas não pode obrigar os professores a usa-los.
    A grande maioria dos professores que conheço se utilizam das tv laranjas de forma eficiente.
    É claro que tem os professores de meia pataca que não sabem nem ligar um computador.
    Então, para eles este objeto é desnecessário.
    Podemos indicar como culpado do mau uso dos equipamentos pedagógicos a gestão da propria escola que não incentiva e não cobra o seu uso.
    Então seu JR, antes de falar que os velhos Req e Pessutão usaram de maneira errada o dienherio da educação, se inteire do que realmente foi feito naquelas gestões.
    Pergunte a quaquelr professor SÉRIO o que foi a administração req/pesstuao para a educação

    • Eu sou professor e sou sério e nada do que foi dito aqui sobre a administração do Roberto Requião é verdade, as escolas do Paraná estavam jogadas às traças, o governo do estado nos reduziu a pó de giz, nada mais que isso. Obrigado governador Beto Richa por voltar a acreditar e investir nos professores e não em televisores laranjas. Quanto ao Roberto Requião só posso dizer que lamento pelo povo paranaense que ainda acredita nesta fraude de arrotar honestidade, nem ele e nem seus irmãos são sérios.

  22. JR Silva,
    E mesmo gastando mal e sucateando a educação o Requião e o Pessuti ainda conseguem ser melhores do que o Beto.

  23. Concordo com você JR Silva, quantos milhões foram gastos na compras daquelas televisões? E serviram pra que aquilo? Metade delas hoje não funcionam e a as que funcionam estão trancadas com cadeados e grades para nao serem roubadas, não usam aquilo pra nada mesmo. O lunático fez tanta porcaria no seu governo e vejo agora os professores sindicalistas fazendo alarde defendendo a educação com Requião, ameaçando greve, mas por que não fizeram greves durante os oito anos de nulidade na educação que vieram antes do Richa? Pura demagogia e coisa de PTista, alias, os “donos” dos sindicatos pertencem a que partido mesmo?

    • Você está totalmente enganado, com relação as tvÅ› instaladas, em dizer que mais da metade está estragada, o que não é verdade, a quanto tempo não visita uma escola, e se levando em conta que elas tem 5 a 6 anos alguns aparelhos eletronicos inevitavelmente apresentam defeitos, por favos da proxima vez que escrever a sua opnião tenha mais conhecimento da realidade.

      • Não é metade estragadas, é 1/3 delas que funcionam o resto já está sucateado, nem lê mais os pen drives. Dinheiro jogado fora pelos irmãos Requião, que alias administraram a educação sem a menor educação.

    • Olho vivo você é burro assim mesmo ? Ou só é muito mal informado ? Você já entrou numa sala de aula alguma vez na sua vida seu ignorante ?

  24. Esta observação comprova o mau gasto do dinheiro público no governo de Requião, gastar tanto e de forma inútil? A educação no Paraná estava a beira da falência, Requião e sua trupe acabaram até mesmo com a dignidade dos professores do Estado. Gastar do jeito que os dois Requião gastaram em educação é pura tolice, ou gastaram tanto assim de olho nas “comissões”?

    As escolas públicas do Estado estavam um caos, e até hoje não entendo a compra das tais TVs laranjas do Requião, foram compradas para ficarem desligadas no canto das salas. Investir dinheiro assim é realmente deplorável, mas vindo do governo passado a gente poderia esperar de tudo.

    • Olha amigo, eu acho que você não leu direito essa nota. Não sei como alguém pode ser tanto puxa saco do Beto Richa desse jeito, ainda mais depois de ler que em seu Governo foram investidos muito menos do que seus antecessores. Realmente não entendi sua crítica ao Requião. Pelo que mostra ali, ele investiu muito mais do que o Beto Richa. Por acaso é tão ruim assim investir tudo aquilo em educação?

      • O lunático investiu em EDUCAÇÃO? Está enganado amigo, ele investiu em construção e televisões laranjas, só isso. Os puxa saco do “Maria Louca” que se atipem, parem de lamber o ovo do cara, ele não merece nem um terço das “mamadas” que vocês dão nele.

    • Desculpe JR Silva mas pelo visto você não é professor pois se fosse saberia que o investimento nas “TVs laranja” como você citou foi uma das melhores feita pela SEED, dinamizou as aulas possibilitou que os conteúdos sejam incrementados com recortes de videos, se estão desligadas no canto da sala se deve a má gestão dos Diretores das respectivas escolas ou a falta de recurso para manutenção, ai é culpa da SEED.

      • Para o bolso de meia dúzia dentro do governo Requião é claro que foi a melhor coisa que aconteceu, receberam uma boa comissão. kkkkkkkkkkkk

        • Assim como para o seu bolso o melhor esta acontecendo agora!!!!!

          • Não vivo de dinheiro público e nem preciso defender A ou B, mas observo que aqui tem muita gente envolvida até o pescoço e cada um defende o seu, não é mesmo?

            Sou profissional, tenho empresa e não vendo serviços para para governos, não vivo disso. E por não ter o rabo preso com ninguém é que falo, o lunático destruiu o Paraná e só defende o louco quem por alguma razão recebeu algum para fazer isso. Não sei se é o seu caso. rsrsrsrsrsrs

        • NA MINHA OPINIÃO ESSE (OLHO VIVO) ESTÁ SENDO PAGO PARA DEFENDER O GOVERNADOR, ENTÃO ACHO QUE NINGUÉM DEVE PERDER TEMPO RESPONDENDO A SEUS COMENTÁRIOS. NÃO SABE NADA A RESPEITO DA EDUCAÇÃO, SE SOUBESSE NÃO FICAVA SE REPETINDO SOBRE AS TVS LARANJA, COM CERTEZA NÃO É PROFESSOR E NÃO DEVE SER OUVIDO.

    • O Jr Silva
      Pelo jeito vc não é professor mesmo e deve ser um desses ignorantes que acha que lecionar basta um quadro negro e um pedaço de giz ou debaixo de uma arvore se dá o processo de ensino-aprendizagem.
      Ignorantes como os atuais adm do governo estadual que em campanha o discurso é “Educação será prioridade”.
      A diferença de um governo e outro não é o discurso, pois o discurso é o mesmo.
      A diferença é o que um governo FAZ, o que ele FAZ de CONCRETO e é grande a Diferença de 8 anos do Lerner, de 8 anos de Requião e 2 de pia de prédio.
      O único detalhe que não se menciona que o $$$ que o Governo tem para gastar é o $$$ dos imposto e tributações que NOS pagamos. E só no Detran teve reajuste de até 500% nas taxas.
      se vc fosse menos ignorante poderia de provar que a arrecadação geral dos impostos vem historicamente aumentando, e não foi diferente nos dois últimos anos, anos lastimáveis para vários setores Educação, Saúde, Segurança…
      Agora o que o Governo Estadual vem fazendo com esse constante aumento de $$$ dos impostos? de suas taxas abusivamente aumentadas no detran, do aumento de mais de 30% na água da Sanepar? e da luz da Copel?
      Quanto é que está custando a maravilhosa propaganda que o governo Estadual está divulgando em canais de TV aberto, quase 1 minuto de propaganda, e em canais da TV a cabo chega a quase 2,5 minutos de um maravilhoso Paraná que só existe ali na caixa preta chamada TV…
      Parabéns Esmael Morais, pois mostra em seu post acima algumas variáveis que a Gazeta não mostra…

    • JR Silva, não entendi nadica do que você escreveu sobre os gastos no Governo Requião. As TVs laranja não é piada. Só não usa quem não tem capacidade para tal. As TVs são muitíssimo úteis à EDUCAÇÃO. A grana não foi jogada fora, não senhor. Quem está jogando fora o dinheiro da educação é o atual PSDBISTA, Beto Richa (desculpe a rima). Você pode não gostar do governo Requião, mas acusá-lo de abandonar a educação(outra rima) não é honesto.

    • Caro JR Silva.

      Fiquei deveras preocupada com sua observação, quanto a não utilização das TVs Laranja. Se estivesse questionando o não avanço da tecnologia para utilização das mesmas, já que o You Tube bloqueou a conversão de filmes, até concordaria com você.
      Em minha escola a disputa pelos controles que restam é grande, ao ponto de professores pagarem para terem os seus.
      Obs.: Não questiono aqui o bom ou mal uso da “laranjona” .

    • NA MINHA OPINIÃO ESSE (JR SILVA) ESTÁ SENDO PAGO PARA DEFENDER O GOVERNADOR, ENTÃO ACHO QUE NINGUÉM DEVE PERDER TEMPO RESPONDENDO A SEUS COMENTÁRIOS. NÃO SABE NADA A RESPEITO DA EDUCAÇÃO, SE SOUBESSE NÃO FICAVA SE REPETINDO SOBRE AS TVS LARANJA, COM CERTEZA NÃO É PROFESSOR E NÃO DEVE SER OUVIDO.