Justiça pode cassar prefeito e vereadores de Colombo (PR)

* 21 vereadores estão sem receber 1!º salário
* Quem sai e quem fica na Câmara?

Vereador Pelé (PTB) pode perder a prefeitura e a vaga na Câmara.

Vereador Pelé (PTB) pode perder a prefeitura e a vaga na Câmara.

O promotor de Justiça Cássio Honorato, do Ministério Público do Paraná, determinou que a Câmara Municipal de Colombo, município da região metropolitana de Curitiba, cumpra decisão judicial que reduz de 21 para treze vereadores.

Foram eleitos 21, mas uma ação popular acatada pela Justiça local determina que apenas 13 sejam empossados. Entretanto, a Justiça Eleitoral do município bateu o pé e garantiu a diplomação dos 21. Essa briga deverá chegar ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) na próxima sexta-feira (1!º).

Se prevalecer a decisão da juíza Letícia Portes, de Colombo, acatando Ação Popular proposta pelo caminhoneiro Jair Pedro Sachet, que apontou dois graves erros na votação que aumentou de 13 para 21 cadeiras na Câmara.

O autor da Ação Popular diz que para que a alteração do número de vereadores tivesse efeito legal, segundo os autos, eram necessárias cinco assinaturas de parlamentares na proposta. Apenas quatro a subscreveram.

O segundo erro cometido pela Câmara, aponta o autor da reclamação, foi fazer a votação no mesmo dia, com intervalo de 30 minutos entre uma seção e outra, não respeitando o intervalo de no mínimo 10 dias como manda a própria Lei Orgânica.

O diabo é que, se a magistrada acatar a Ação Popular, o quociente eleitoral sofrerá drásticas alterações. Quem está se achando eleito! poderá perder a vaga. Oito vereadores vão dançar se um novo cálculo for feito. São eles: José “Ratinho” Gotardo (PDT), Alan Tatoo (PMDB), Professor Waldirlei Bueno (PMDB), Renato da Farmácia (PSDC), Luiz LD (PSDC), Clodoaldo Camargo (PTN), José Renato “Pelé” Strapasson (PTB) e Joaquim da Ambulância (PTB).

Pelo sim pelo não, o presidente da Câmara, Sérgio Pinheiro (PRP), resolveu não pagar o primeiro salário dos 21 vereadores e de seus respectivos assessores. Ele foi advertido pelo MP que poderia cometer improbidade administrativa se autorizasse o pagamento a todos. Por outro lado, se pagasse apenas para 13, estaria reconhecendo oficialmente o tamanho da Câmara.

Note caro leitor que o vereador “Pelé”, prefeito provisório do município, também dançaria com eventual redução da Câmara. Ele perderia com uma cajadada só a prefeitura e a vaga no legislativo. Uma nova eleição para a presidência da Câmara seria necessária e um novo prefeito interino seria escolhido.

Sempre é bom lembrar que os colombenses deram à  tucana Beti Pavin, candidata do governador Beto Richa (PSDB), 51,5% dos votos nas últimas eleições. No entanto, ela não levou a prefeitura porque estava com a candidatura indeferida com recurso! no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A tendência é que haja uma nova votação para prefeito da cidade. Enquanto isso não ocorrer, a prefeitura seguirá tocada pelo presidente da Câmara.

Caso a Justiça confirme a redução do tamanho da Câmara, os vereadores eleitos serão esses:

1 – Marquinhos Berlesi (PSDB)
2 – Dolíria Strapasson (PSDB)
3 – Gilgera (PSDB)
4 – Professora Micheli (PT)
5 – Prego (PT)
6 – Eurico Dino (PV)
7 – Renato Lunardon (PV)
8 – Nivaldo JNP (PSC)
9 – Hélio Feitosa (PSC)
10 – Wagner da Aviação (PRB)
11 – Pastor Antônio (PRB)
12 – Sidnei Campos (PRP)
13 – Sérgio Pinheiro (PRP).

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I am all new to weblog and certainly enjoyed your blog site. Likely I’m planning to bookmark your blog post . You actually have wonderful stories. With thanks for sharing your website.

  2. I just want to mention I’m newbie to weblog and honestly enjoyed you’re web-site. Probably I’m want to bookmark your blog post . You actually come with excellent well written articles. Thanks for sharing with us your website.

  3. GENTE COLOMBENSE O ART. 29 DA CONSTITUIÇÃO JA GARANTIU AUTOMATICAMENTE AS 21 VAGAS DE VEREADORES PORQUE SOMOS BURROS DE FICAR APERTANDO ESTE TECLA, QUANTO A PREFEITURA 51% DOPOVO QUEREM BETI POIS PELE NÃO E DO MESMO GRUPO ONDE ESTA A FIDELIDADE DESTE TIME?QUANTO AOS SOBRENOME PURA BESTERA POIS NO PASSADO O MUNICIPIO FORAM ADMINISTRADO POR POVOS DE NOME SEM SEGUIMENTOS

  4. Eleição urgente para Prefeito em Colombo …chega de palhaçada ..precisamos oxigenar este Município …….Colombo pede Socorro Senhores Juízes do TSE

  5. E uma vergonha em Colombo, fiquei sabendo que esta no Tribunal de Justiça um pedido de Mandato de Segurança para liberação dos 21 vereadores, sabe que esta caso o mesmo Juiz que já liberou a Beti Pavin, para ser candidato….isto é um vergonha.

  6. pois e, nessa eleiçao dei minha cara para baterem, em favor da querida beti pavin, E olhem so fiz tudo o que podia ate fui ameaçado por defender a candidata tucana e ajudei tambem o prefeito generico a se eleger como vereador eu seria encarregado de obras caso nos ganhace a eleiçao dia 2 de janeiro perguntei a Gilberto Pavin se eu poderia pedir a conta onde eu estava trabalhando para vir trabalhar na prefeitura ele que sim me mandou para o patio no dia 7 de janeiro esperei o dia todo la as 3 horas da tarde ele chegou e me disse temque falar com a beti e nessa altura eu ja estava desempregado me pedi para que eu fosse na prefeitura dia 14 pra falar com a beti ela me disse te ligo na quarta feira quase passei nessecidade com minha familha por causa de mentiras fui enganado fui traido levei porta na cara e nao me contrataram muita gente levou porta na cara queremos outra eleiçao simmmmmmmmmm chega de mentira a mentira e mae do diabo to indignado acorda povo que foi traido socorroooooo justiça essa beti pavin nao cumpre com que fala e falça

    • Querido Colega Carlos ,vamos fazer uma “mea culpa” a coisa começou errado vc estava vendendo apoio por emprego comissionado …bem tudo bem vc tem o direito de negociar .
      Eu sempre fui partidário da Beti Pavin ,desde a minha juventude apoie as sua aventuras políticas ,nunca pedi cargo pois sempre esperei que a minha experiência fosse reconhecida ,mas vejo que só tem valor os “puxa sacos de plantão” estou decepcionado com a gestão Pelé Beti , tudo do mesmo novamente,precisamos de uma nova eleição e por favor meu povo CHEGA DE BETI,PELÉ,STRAPASSON,ZÉ VICENTE,J CAMARGO ,ROSE CAVALLI ETC estes Senhores(A) estão se revezando no poder a mais de 30 anos ,30 anos é o atraso de desenvolvimento do nosso Município …CHEGA POR FAVOR GENTE NOVA ,GENTE PENSANTE É O QUE PRECISAMOS URGENTE!!!FEUDALISMO NÃO MAIS………….

    • Ohhhhhhh, dó!!!!!! Coitadinho… tá desempregadadinho??? Titio dá jeito… senta aqui no colinho, senta…

    • Caro colega Carlos em primeiro lugar parabes pela sua atitude de HOMEM ,so que eles acham que 4 qnos demora mas nao passa rapido e Eu acredito em VC pois TB fui vitima ,Espero que consiga um emprego tao bom quanto ELES eriam te dar pelo menos VC vai poder dormir ELES nao abracos.

  7. Meu Deus por gentileza Juizes façam uma nova eleição de Prefeito urgente, pois destes 13 vereadores so 2 % são alfabetizados e em condições de assumir o municipio, socoroooooooooooooooooooooooooooooo urgente calamidade publica em Colombo.

  8. Deveriam mudar o nome da prefeitura para “CIRCO DO PELÉ”

  9. Jogo sujo de PT´S Em Colombo,por cima são burros por que dara sergio Pinhero na Prefeitura como interino e Marquinhos Berlesi por 7×6 votação na Câmera Municipal de Colombo e a decisão ainda pelo TSE para julgar Beti Pavin onde tem a decisão e a vitoria como prefeita ou pequena chance de nova eleição …..
    Jogo virou povão ….Agora esta tudo certo o jogo sujo de jotas e pt´s esta de fora ….
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. caindo para TRE ,mesmo ainda nao tendo a decisão da Beti ela estará na Frente na Prefeitura por 7×6 e a é que vai teme ela novamente …….
    Resposta da situação da Beti Pavin pelo TSE,o merito do Registro da Candidatura dela pela Ficha limpa não foi julgado ,tudo esta na mão do TSE sendo colombo com 13 ou 21 ainda Beti esta na frente na Prefeitura de Colombo ou seja o TSE julgando ela estará sendo Prefeita oficial ou pela pequena possibilidade de outra eleição de prefeita …
    A Justiça neste exato momento em Colombo esta no lado do Povo por 50% na urna e assim Beti será prefeita de Colombo….

  11. O povo de colombo que aguente as consequencias ja que votaram nela…
    votar em alguem ficha suja??????
    não adianta chorar agora só aguardar outra eleição ve se aprende heim!!!

  12. Mas que palhaçada ! Os caras tem 13 vagas de vereador e empossam 21 ! Essa gente não tem vergonha na cara mesmo, agora vão tentar garantir a teta gorda para os 21 na base da enrolação, recursos dali e daqui e etc. E o pior é que eles sabem melhor do que ninguém que estão errados.

  13. POVO DE COLOMBO NESTE TRINTA DIAS DE PODER DO PREFEITO INTERINO PÉLÉ, TEMOS UMA MOSTRA QUEM VAI MANDAR NO MUNICIPIO É AS FAMILIAS COM SOBRENOME, SOMOS OS EXCLUIDOS, SO TEMOS DIREITO VOTAR, CHEGA DOS MESMO, VAMOS INVADIR CAMARA MUNICIPAL PEDIR QUE JUSTIÇA SEJA FEITA,NO PROXIMO DIA 05/02/ 2013 VAI TER SEÇÃO CAMARA DE COLOMBO 4HRS. TARDE VAMOS PEDIR JUSTIÇA!!!!!!

    • Isto aí… vamos começar a revolução do povo popular socialisat de esquerda armado por Colombo…

      E depois vamos obrigar todo mundo a ter sobrenome portugues neste país… chega de Strapasson’s, Pavin’s e outros sobrenomes importados…

  14. Essa turma desmoraliza a população de Colombo.
    A tal da Beth é ficha suja e manda na prefeitura e nesse mediocre Pelé.
    O povo não merece tanta falcatrua.
    Chega!
    Colombo merece mais,merece uma renovação politica!!!!!
    Fora,Beth,Pelé e seus seguidores adeptos do malfeito.

    • CARA VC ESTÁ COMPLETAMENTE CERTO.
      O PELÉ É UM FANTOCHE.
      AH COITADO, SE ELE SOUBESSE O PÉ NA BUNDA QUE OUTROS FANTOCHES DO PASSADO LEVARAM DESSE MESMO GRUPO…..
      BEM, ELE É MAIOR DE IDADE E VACINADO, E DUVIDO QUE SEJA TAO INGENUO.
      AGORA QUE O POVO TEM QUE APRENDER A DAR UM PÉ NA BUNDA DESSES MENTIROSOS, E AQUI ME REFIRO A GESTAO ANTERIOR E A “ATUAL”, AH ISSO TEM.
      NAO DÁ PARA FICAR BITOLADO NESSA MENTIRA EM GRANDE ESCALA GENTE!
      VAMOS ESCOLHER GENTE NOVA!!!

      TAMBEM TEM RAZAO TIMELO QUANDO DIZ: POVO DE COLOMBO NESTE TRINTA DIAS DE PODER DO PREFEITO INTERINO PÉLÉ, TEMOS UMA MOSTRA QUEM VAI MANDAR NO MUNICIPIO É AS FAMILIAS COM SOBRENOME, SOMOS OS EXCLUIDOS, SO TEMOS DIREITO VOTAR.

      CONTUDO, vamos mostrar como se vota, nas novas eleiçoes p/ prefeito que ninguem admite, mas que terá terá, palavra de quem passou 5 anos com a bunda colada num banco de faculdade de direito e mais dois em pos graduaçoes e dois no mestrado em direito voltado para administraçao pública.

      GENTE É NA URNA QUE SE DÁ O TROCO.
      NAO VAMOS NESSA DE QUE CANDIDATO MAIS HUMILDE E HONESTO NAO SE ELEGE. SE ELEGE SIM!, BASTA A GENTE, DIGO TODOS NOS DO POVO, TERMOS A CORAGEM DE FIRMAR O NOSSO PROPOSITO.

      AH E TAMBEM NAO DEVEMOS TER VERGONHA DE SERMOS HONESTOS, VAMOS EMPUNHAR ESSA BANDEIRA DA MORALIDADE E DA RETIDAO DE CARATER NAS URNAS.