Fruet planeja conceder, até maio, 33% de hora-atividade a professores, diz Sindicato

* Educadores da rede estadual cruzam os braços em março

Fruet fala em implantar hora-atividade até maio deste ano. Richa vem utilizando "embromation" há dois anos acerca do tema. Fotos: Denis Ferreira Neto/Arquivo.

Fruet fala em implantar hora-atividade até maio deste ano. Richa vem utilizando “embromation” há dois anos acerca do tema. Fotos: Denis Ferreira Neto/Arquivo.

A diretoria do Sindicato dos Servidores do Magistério de Curitiba (Sismmac) se reuniu nesta terça-feira (22) com a secretária Municipal da Educação, Roberlayne Roballo, com o objetivo de discutir um novo Plano de Carreiras e a implantação de 33% da hora-atividade aos educadores curitibanos.

Segundo o Sismmac, conforme resultado da reunião, o objetivo da administração do prefeito Gustavo Fruet (PDT) é alcançar os 33,33%, no máximo, até maio de 2013, aliando o calendário de implementação com a capacitação dos professores contratados. Esse seria o tempo necessário para apresentar a proposta de implementação nas escolas, levantar o número de professores necessários e efetuar as contratações e a capacitação.

A mesma sorte não tem os educadores da rede estadual que cruzam os braços em março devido a sucessivos descumprimentos de acordos pelo governador Beto Richa (PSDB). A pauta dos educadores das 2,1 mil escolas paranaenses é basicamente a mesma dos das curitibanas: os 33,33% da hora-atividade.

Richa prometeu na campanha de 2010 implantar as 33% da hora-atividade aos professores, como prevê a Lei Nacional do Piso, aprovada em 2008.

A Lei do Piso, que é descumprida pelo governo do Paraná, prevê a destinação de um terço do tempo para o preparo das aulas, dedicação a cursos e reuniões pedagógicas, dentre outras atividades extraclasse.

A proposta da prefeitura de Curitiba, entretanto, ainda não contempla as profissionais do magistério que atuam nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). A direção do SISMMAC cobrou que seja apresentado um prazo e cronograma de implementação para que esse direito seja assegurado também as professoras e professores da educação infantil como forma de respeitar a isonomia entre o conjunto da categoria.

O Sindicato também questionou se, caso a categoria aceite o prazo e o modelo de ampliação da hora-atividade apresentados pela prefeitura, a implementação será feita com garantia de respeito a todos os direitos do magistério, como a manutenção das corregentes e do número de alunos em sala.

A nova equipe da SME se comprometeu a respeitar as atuais condições de trabalho e afirmou que a ampliação da hora-atividade terá como prioridade a melhoria da qualidade da educação e do nível de aprendizagem.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. FRUET É MAÇOM ??

  2. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO tem como meta: 1/2 das ESCOLAS PÚBLICAS EM TEMPO INTEGRAL, a meta do decênio.

    7,5% DO PIB, o INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO. Reivindicação dos movimentos populares e de esquerda, 10% do PIB.

    HORA ATIVIDADE, PISO NACIONAL DE SALÁRIOS, são todas ações na direção certa para atingir ensino de qualidade.

    52,5%, o INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO, foi o que BRIZOLA aplicou no RJ para proporcionar ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL nos CIEPs – CENTROs INTEGRADOs DE EDUCAÇÃO PÚBLICA.

    FRUET comprometeu-se a investir 30% em EDUCAÇÃO.

    Governo anterior investia em EDUCAÇÃO, 16,42%.

    Quase 100% o aumento da participação de EDUCAÇÃO, no Governo FRUET. Projeto é ambicioso.

    Tudo indica que FRUET caminha a passos firmes, na DIREÇÃO CORRETA!….

  3. Quem é o papagaio de pirata ao lado da foto do Fruet!!!!KKKK
    Será Um playboyzinho da capital fazendo pose de pensador! KKKKK!!!

  4. Confirmada a lástima no ensino Curitibano,o ensino é integral pela metade

  5. Esmael,
    este Blog recebe algum patrocínio do Governo Federal?

  6. A Luiza tocou na “ferida” do Esmael Morais. rsrsrsrsrs

  7. A prefeitura só tem professores? E os administrativos como ficam? R$ 870,00 é salário? E o urbanismo que está sendo massacrado pelo Sr. secretário em represária ao ex secretário Jamur? O que nós temos com isso? Temos que pagar por uma briga deles? Tem até funcionária querendo vender o apto recém adquirido da Cohab porque não vai ter mais condições de pagar. Cadê o prefeito que ia valorizar os funcionários? Deixa um secretário vingativo acabar com a vida dos funcionários de carreira?

  8. O ensino em Curitiba é uma maquiagem de primeira!!
    Aulas em dois turnos para os professores ficarem falando que não podem exigir muito dos alunos,aí vêem o livro de atividades da escola quase sem uso no final do ano.
    Meu filho está indo para a quarta série e ainda nada de ensinarem tabuada.
    Este negócio de aulas em dois turnos funciona bem, mais têm que ser levado a sério,acham que pesa para os alunos?
    Dividam melhor o tempo, do jeito que está não se ensina mais pelo tempo que o aluno fica na escola

    • Não é obrigatório o ensino integral… Leva seu filho para casa e fica com ele meio período…

      E tabuada não se ensina mais a muito tempo… Foi tirada das Diretrizes curriculares do município de Curitiba pela Eleonora Fruet, quando foi secretária de Educação…

  9. Acho que o blog não tem patrocinadores estaduais, só fedeais, vai ver por isso. Espaço comprado para defender o PT. Mídia nova, prática velha.

  10. Vergonha é o secretário de educação estadual prometer o mesmo índice em negociação com a categoria, e ser desmentido por seus próprios pares no governo!
    Quando ele era do PT, saiu de lá por muito menos, soltando cobras e lagartos…
    E agora, seu Flávio???
    E o neo déspota do Batel, o limpinho, ri à toa, e ainda cria novos cargos em comissão, põe mais 4 secretários aumentando o balaio de gatos, que engessa a administração estadual, incluindo aí o Massinha vendido…
    É Esmael, estamos bem arrumados…

  11. Nossa, como esse Beto é ruim, tudo o q eu leio aqui no blog é sobre como ele é mau!

    • Ele é mau mesmo Pietra, a PTzada odeia ele de tão malvado que é! kkkkkkkkkkkkk

      Sabe que para o PT se for oposição aos planos de poder deles você passa a ser inimigo mortal, vão tentar combater o cara até as últimas. Mas é bom ver que o PT odeia Beto Richa, assim tenho mais certeza que votei no cara certo, até porque quem é inimigo do PT é amigo do povo de bem deste país. E mais uma, o PT não bate em “Gato morto”, como passam o dia e a noite batendo no Richa, isso é sinal que o cara não para de crescer.

      • Seguindo sua linha de raciocínio, o PSDB, DEM e a velha mídia não chutam cachorro morto, pois não param de bater no Lula e na Dilma.

    • É realmente é um péssimo governo !

    • O Beto não é ruim ele só deixou de ouvir o Eleitor…ai a coisa começa a desmoronar.

  12. Lembrando que, os 33% de hora-atividade, é lei federal e devria ter entrado em vigor no inicio de 2012…

    Então não é favor nenhum que a PMC cumpra a lei… embora que com atraso de 2 anos…

    • E tem mais… “planeja conceder”. Esmael??? Isto é lei, não é planejar… tem é que cumprir…[

      E não é concessão… é direito…

      • Porque os senhores todos cheios de razão não cobraram do Luciano Ducci durante o ano de 2012 !, agora ficam rotando cebolas, será que perderam os carguinhos ?

        • Com certeza são os desmamados da educação…todos sabiam que existe uma Lei, e quantos gestores estão cumprindo? mas, enquanto a teta estava boa na gestão anterior este grupo de desmamados se calaram. Hoje fazem exatamente 23 dias que a atual administração assumiu e já esta sinalizando com o cumprimento desta lei…parabéns prefeito.

          • Ninguém se calou… tanto que o Ducce não foi para o 2º turno… ou vcs não lembram da greve que reuniu mais 5.000 professores na Santos Andrade???

            Se isto é se calar…

            E a lei vigora desde 2008, então não tem desculpa… tem de cumprir… e pronto…ou o prefeito esqueceu o discurso do candidato???

  13. Caro Esmael ninguém tem que prometer nada, tem que sim é cumprir com a lei nacional do piso e da hora atividade, que está no CNE e na Lei 11.738/08. Isso não tem nada de mais, não é benefício!! E sim o mínimo que tem que ser feito tanto pelos Estados quanto aos Municípios. Isso não tem revolução, nem uma perspectiva de defender o magistério, etc… Isso é o mínimo do mínimo, e quem não cumpre com isso é um ÍMPROBO!!!

  14. Que lorota, muitos professores necessários foram contratados no ano passado e o próprio sindicato acertou com a prefeitura que os 33 por cento deveriam ser garantidos no inicio deste ano letivo! Agora vao dizer que ficará si pra maio? A educação já tem todos os cálculos, roberlayne, se quiser te passo por e-mail. Que vergonha uma secretária que se diz professora fazer esse papelão!

  15. Parabéns Gustavo, a Sra EDUCAÇÃO agradece.