Requião perdeu. Serraglio ganhou. E agora, é o fim do mundo?

Eleito presidente do PMDB do Paraná, Serraglio vai propor trégua a Requião.

Eleito presidente do PMDB do Paraná, Serraglio vai propor trégua a Requião.

à‰ o fim do mundo? Não. A vitória do deputado federal Osmar Serraglio, que foi eleito presidente do PMDB do Paraná, não representa a morte política do senador Roberto Requião como muitos imaginam. Embora lado a lado cantassem esmagadora vitória sobre o adversário, o resultado das urnas mostrou certo equilíbrio de força no partido. De um universo de 501 convencionais, o vencedor obteve 289, ou 56,7% dos votos. O perdedor amealhou os 43,3% restantes.

A executiva ficou basicamente sob a guarda dos deputados. No entanto, a composição do diretório terá o placar de 38 a 28.

A convenção do PMDB do Paraná teve a forte influência de um agente externo, o governador Beto Richa PSDB. Numa análise apressada, o tucano foi o grande vencedor da disputa peemedebista. A priori, Requião está fora da sucessão daqui a dois anos. Mas alto lá!

Os deputados vencedores já articulam uma reaproximação com Requião. Devem dar um tempo para que a fera ferida! se recupere do tombo e, nos próximos dias, começam um movimento para resgatá-lo novamente. Os parlamentares peemedebistas sabem que precisam do senador para se valorizar ao máximo junto a Richa e à  ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT). Afinal de contas eles precisam de coligação favorável para se reeleger. Eles vão prometer a Requião candidatura ao governo do Paraná e este se animará outra vez. à‰ o jogo, que de agora em diante vamos assistir até 2014.

O próprio presidente eleito, Osmar Serraglio, saiu com o discurso da pacificação interna. Ele garante que não haverá restrições a Requião. Serraglio defende a histórica candidatura do senador, assim como a de outros companheiros do partido, citando o ex-governador Orlando Pessuti.

Se os deputados estaduais preferem uma aliança com Richa, o mesmo não se pode dizer de outros atores que ajudaram derrotar Requião. à‰ o caso do próprio Pessuti e do chefe de Relações Institucionais da Vice-Presidência da República, Rocha Loures, e de Serraglio. Eles têm boas relações com os petistas. Portanto, Gleisi e o marido dela, Paulo Bernardo, silenciosamente, também comemoram o resultado da convenção do PMDB. A presença do velho guerreiro! no páreo poderia deixar tanto Richa quanto Gleisi fora de um eventual segundo turno, a exemplo do que ocorreu em Curitiba com o prefeito Luciano Ducci (PSB).

Por outro lado, Serraglio, que já tinha trânsito fácil no governo federal, agora tende a aumentá-lo, para o desespero de seu arquiadversário regional Zeca Dirceu (PT). O novo presidente do PMDB, depois da vitória de hoje, inclusive, já é lembrado para a vice de Gleisi, numa chapa com Osmar Dias (PDT) para o Senado. à‰ claro que tudo isso não passa de especulações, mas é novo um cenário que começou a ser desenhado há poucas horas.

28 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Para o Requião é.

  2. O PMDB acabou de perder credito com a população. Elegeu Osmar Serraglio, que na nossa opinião é um péssimo Deputado federal aqui na nossa região…

  3. Lamento a derrota do REQUIÃO.
    Seria muito interessante vê-lo ao lado de GLEISI e BETO nos debates de 2014.

  4. Não existe nada mais saudável na democracia do que a alternância de poder – ou de poderes. Vencedores devem ser racionais e administrar o novo cenário com inteligência e altivez e os vencidos devem fazer seu aprendizado, aceitar vencedores e exercitar o poder que lhes resta, o da minoria.
    Boa análise, Ismael. Cheguei aqui através de uma paranaense no tuiter,

    a @Dolberti – Rosa Maria Dolberti.

    Abração do Oleari.

    donoleari.com

  5. Requião, colheu o que planou, empurrou goela abaixo dos peemedebista o Greca, sem nenhuma identidade com o PMDB e se diz o grande responsável pela derrota de DUCCI, pode ate ser, mais na verdade, quem ele realmente derrotou e aniquilou foi sua própria base, e si próprio, a resposta foi imediata, o fim do Requianismo desponta no horizonte, pois não sera candidato ao governo, e sua família terá grandes dificuldades de reeleição no futuro….. quem viver vera.

  6. Grande coisa essa pelegada que puxa o saco do Beto Richa; enquanto eles formam quadrilha, o paranaense sabe quem defende o Paraná e seu povo de verdade.

    Volta logo Requião!!!

  7. Conhecem aquele dito popular – ” Depois que comeu, vira o cocho”!

    Aplica-se muito bem ao Pessuti.

  8. ELEIÇÕES DE 2010 traçou rumo para o PMDB: OPOSIÇÃO!….

    Deputados viraram as costas – em descarada medida fisiológica – à população, e aderiram ao governo tucano!….

    Candidatura de REQUIÃO, deu dignidade ao PMDB, vergonhosamente adesista dos deputados estaduais, ainda mais quando dizia que estava a enfrentar o governador Beto Richa, estava a enfrentar o PSDB.

    REQUIÃO – mesmo perdendo – foi corajoso, altaneiro, fiel ao ideário da campanha de 2010.

    Bancada do PMDB ADESISTA, mesmo ganhando, não têm o que comemorar!…

    VERGONHA!….

    Saúdo a coerência do grande senador Nacionalista: ROBERTO REQUIÃO!…

  9. Nas próximas eleições para o Estado, quero ver os cadidatos do PMDB pedirem voto para a população juntos ao Richarney Sarnicha.
    São irresponsáveis esses deputados do PMDB, que deveria ser oposição, mas por dinheiro e mais dinheiro venderam suas almas.
    Que peçam votos à turminha do bilhão !

  10. O EX. SENADOR OSMAR DIAS TAMBÉM DEVIA SER RIFADO DO P.D.T. ESTADUAL.
    AFINAL NÃO GANHA MAIS NADA, ESTE TAMBÉM É UMA PESSOAL NÃO GRATA NA SIGLA.
    O P.T. DEVERIA AJUDAR A TIRAR DEFINITIVAMENTE DA POLITICA ESTADUAL, O MAXIMO QUE ELE PODE CONSEGUIR É SER DEP. FEDERAL OU ESTADUAL.

  11. requião vai para o partido da marina silva, não perde o mandato e tem grandes chances de vencer a eleição no paraná, pela quarta vez. deputados e o pt compraram a eleição do diretório pois era a única forma de não dar legenda ao requião para o governo. terá discurso de sobra, ética e honradez para descer a borduna tanto no betinho e na barbie.

  12. Lamentável é que o Paraná ainda dê atenção a este Beto Richa, censor de blogs e pesquisas eleitorais. Um político autoritário que destoa do progressista Paraná. E já passou da hora da Dilma tirar o HIBernardo, que morre de medo da velha mídia conservadora, do Ministério das Comunicações.

  13. Eu falei, se o Requião perdeu pro Mário Roque de Paranaguá, vai ganhar de quem?
    Senador Requião, o Roque deve estar comemorando a sua derrota com uma bela carangueijada e lembrando daquela bela piscina que ele mandou construir na casa de veraneio do governo do estado na Ilha do Mel, com dinheiro sabe lá de quem.

    • Roque vai fazer uma festa dupla…a derrota de Requiao e o terceirinho nao incomodando no judiciario…porque esse iria tentar no tapetao…kkkk Paranagua agradece…

  14. VENCEMOS. AGORA TEREMOS UM PMDB PARA TODOS… DO MESMO MODO QUE O REQUIÃO AFIRMAVA QUE USARIA OS RITOS DO DIREITO CANÔNICO PARA OS SEUS ADVERSÁRIOS DENTRO DO PMDB, VAMOS NÓS AGORA USAR E APLICAR OS MESMOS RITOS AO PEMEDEBISTA REQUIÃO, A SABER:
    PRIMEIRO O ARREPENDIMENTO, DEPOIS A CONFISSÃO, DEPOIS A PENITÊNCIA E SOMENTE AÍ TERÁ O PERDÃO….. outra coisa que ía me esquecendo:o Requião sempre disse que quem quisesse ser candidato a governador tinha que ir a luta, visitar os companheiros no interior, conversar com todos e se viabilizar. COMECE , PORTANTO, A CAMINHADA PARA SE VIABILIZAR, SENAO NÃO SERÁS CANDIDATO….mais uma: quem com ferro fere com ferro um dia será ferido… Em 2010 o Requião foi com o OSMAR DIAS PARA DERROTAR O PESSUTI….. hoje, em 2012, o Pessuti foi com o OSMAR SERRÁGLIO PARA DERROTAR O REQUIÃO…. obrigado a todos que mais uma vez acreditaram num PMDB, democrático, aberto, interiorizado e fortalecido…..

    • Parabens Pessutão, Gostei de suas palavras sábias no jantar da Boca, aproveito para acrescentar: Quem com ferro fere com o ferro será MASSACRADO…Um individuo que estrategicamente so soube se APROVEITAR,de todos…Que saia da cadeira e vá pro Purgatório…

      • PARABENS PESSUTAO???

        O vitorioso foi o OSMAR SERRAGLIO!!!
        Agora se caírem no colo dos tucanos do DEMO?? ESTOU FORA!!!!

  15. O Senador esta colhendo o que plantou durante os últimos 8 anos em que governou o Parana. Tratou os velhos amigos com desprezo, semeou o rancor e o ódio, agora o resultado esta aí. FIM DE CARREIRA SENADOR REQUIÃO !

  16. Boa Paulo. O Requiao tinha que or para o PCdoB, PCB, PPL ou PSTU. Faria menos de um por cento na eleiçao de governador e seria aposentado sem glorias.

  17. PARABENS AO BETO RICHA.
    CONSEQUI ACABAR COM ALVARO DIAS E ROBERTO REQUIAO.
    ALVARO DIAS SEM CHANCES NO PSDB
    REQUIAO SEM CHANCES NO PMDB.

  18. Parabéns ao Ezequias e ao Serraglio por está brilhante e democrática conquista!

  19. O PMDB vai ser sempre dividido. Faz parte da história do partido.

  20. O PMDB começa a criar juizo. Se nao for assim vao apanhar de beto Richa de laço dobrado nas proximas eleiçoes.

  21. O Requiao tinha que mudar de partido, indo por exemplo p/ o PC do B e levar com ele parte das pessoas que estão ao lado dele do PMDB. Quem quiser seguir com o governo inerte do Richa que vá. De repente, poderia sair candidato ao governo pelo PC do B em 2014.