Pós-PMDB: Governo Richa sai do tubo, mas ainda está na UTI

Richa embarca para assistir corrida de Kart na hora do expediente, atitude que ajuda fixar seu governo na UTI. Fotos: Hugo Harada/GP e reprodução.

Richa embarca para assistir corrida de Kart na hora do expediente, atitude que ajuda fixar seu governo na UTI. Fotos: Hugo Harada/GP e reprodução.

Fazendo uma analogia entre um paciente clínico e a situação política do governo Beto Richa (PSDB), podemos afirmar com segurança que, devido à  derrota do senador Roberto Requião no diretório estadual do PMDB, no último final de semana, o tucano saiu do tubo de oxigênio, agora respira sem a ajuda dos aparelhos, mas continua na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

à‰ incrível a quantidade de desgastes proporcionados por uma gestão errática, recheada de trapalhadas, que levaram o próprio governador a uma crise de imagem sem paralelo na história do estado.

Dos episódios negativos mais recentes, ao menos três merecem destaque especial: 1- a não adesão da Companhia Paranaense de Energia (Copel) ao programa de redução de energia, proposto pela presidenta Dilma Rousseff, devido questão política do PSDB (relembre); 2- o uso de aeronave alugada por empresa privada, em pleno horário de expediente, para assistir corrida de Kart (relembre); 3- o não cumprimento de promessa de implantação de 33% da hora-atividade aos professores, que motivou aprovação de greve para o início do ano letivo de 2013 (relembre).

Além desses pontos negativos, há outro observado pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS), aliado de Richa, que é sentido pela população: ninguém sabe, ninguém viu até agora esse tal choque de gestão! prometido pelo governador (relembre).

Quando não sobra incompetência em várias áreas, abunda-se a lentidão no governo como um todo refletindo na execução de obras e projetos. Aliás, que obras? Que projetos de impacto? Parece até que Richa ainda não tomou posse e que seu governo já ingressou no clima de final de feira. Para usar uma expressão do líder de Richa na Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), os molengas! tomaram conta do governo (relembre).

Se o governador Beto Richa continua na UTI, é correto afirmar que seu secretariado também segue o chefe nesse estado de total letargia.

A vitória do deputado Osmar Serraglio no PMDB, com a providencial ajuda da bancada estadual e de setores importantes do governo tucano (relembre), de certa forma, lança uma cortina de fumaça sobre a crise política que grassa o Palácio Iguaçu.

A “vitória compartilhada” no PMDB terá um custo elevadíssimo para Richa, em cargos. A banda que venceu mostrará uma fome impressionante, haja vista que são vários agrupamentos que se uniram numa frente anti-Requião. Por outro lado, será oportunidade única para o governador se livrar dos molengas!, ou seja, de ampliar a reforma no secretariado.

Mesmo dando tudo que o PMDB pedir !“ secretarias, diretorias de estatais, dentre outros cargos e prebendas –, não há garantia alguma de que o partido apoiará o tucano em 2014. Como disse o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), em outro momento, Richa está comprando terreno na lua! (relembre), pois até as pedras de petit-pavé, que calçam a famosa Rua XV de Novembro, em Curitiba, sabem que os peemedebistas estarão na canoa da presidenta Dilma Rousseff (PT) e o governador na barca do correligionário mineiro Aécio Neves.

Além do terreno na lua!, Richa acredita no sonho vendido por parte dos vitoriosos na convenção do PMDB: de que é possível, sim, a coligação com o PSDB do Paraná (relembre a análise anterior).

Mas o que realmente importa aos estrategistas do Palácio Iguaçu é tirar Requião da jogada de 2014.

Entretanto, o senador ainda será muito útil como instrumento de pressão no PMDB ora contra Richa, ora contra a ministra Gleisi Hoffmann (PT), que se prepara para disputar o governo. E se o tucano e a petista desprezarem os deputados? Não tem problemas, convoca-se Requião! E segue o baile até 2014…

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I’m very new to blogging and site-building and seriously enjoyed you’re web-site. Probably I’m likely to bookmark your site . You certainly have outstanding writings. Thanks a lot for revealing your webpage.

  2. Adorei o vestidinho preto da primeira dama.

  3. Quem defende esse desgoverno é porque ,deve estar mamando nas tetas palacianas….Será que é tâo dificil enxergar o caso dos pedagios, da assembleia é tudo uma bosta só…. VOLTA MARIA LOUCA..KKK…

  4. Muitos foram os acasos que fazem de Beto o pior desgovernador do Paraná:
    Já no início de seu desmandato,recebeu R$25 milhões para ajudar os atingidos pelos deslizamentos no litoral,2 anos depois pouco da grana foi usado e a grana sumiu,ficaram alguns desabrigados.
    Policiais desmantelam uma casa de prostituição e jogatina,resultado,por se tratar da suspeita que a casa era freqüentada por políticos do alto escalão,todos os policiais foram transferidos.
    Beto “presenteou” o TJ com carros de luxo e a criação de muitos cargos comissionados, numa espécie de mensalão.
    O resultado veio quando ele criou o TARIFAÇO, onde o TJ julgou constitucional o aumento de algumas tarifas do Detran em até 200%.
    De todo o dinheiro arrecadado,somente 30% foi utilizado,o restante sumiu.
    Aí veio o problema da Sanepar,onde a PF numa investigação descreveu a “empresa de Fachada” ao invés dele querer penalizar os culpados com demissões de diretores etc,o cara vai a TV defender a empresa e paga muito por propagandas exaltando a empresa.
    Vale lembrar que a qualquer hora do dia a água oferecida a população de Tamandaré é branca de cloro,o que segundo pesquisadores,o excesso de cloro na água pode criar células cancerígenas na pessoa,além de outras alergias e doenças.
    Depois de sucatear o sitema de saúde da capital, Beto foi a SP fazer exames de “rotina”tudo seria normal se não tivesse ido em uma aeronave de uma empresa particular.
    No pedágio a coisa ficou fácil,além dos aumentos sem protestos,ele fez um acordo com uma concessionária trocando uma obra de duplicação próximo à Medianeira,por uma obra muito menor,próximo à Curitiba,a sorte foi o MP que estava atento e mandou desfazer o acordo,obrigando a concessionária a fazer a duplicação entre Medianeira e Matelândia.
    Teve também a viagem para “acordos comerciais” Beto passou por Dubai,onde ia ter uma corrida de fórmula1.
    Agora esta viagem a um catódromo em horário de serviço, em aeronave de empresa particular,mais uma do Betinho choque digestão.
    Muitos foram os descasos, não só de Beto Richa como governador,mais também prefeito.
    O PARANÁ ANDA COM ÀS PRÓPRIAS PERNAS, UM ESTADO À DERIVA,SEM COMANDO OU MELHOR, SENDO COMANDADO PARA ALGUNS POUCOS EXPLORAREM.

    O que me chamou a atenção foi que esta matéria ficou no site da Gazeta por poucas horas,nem chegou a sair impressa,será que Beto Rixa comprou esta matéria para não ser amplamente divulgada??

    Parabéns a você Esmael por estar atento e divulgar os desmandos desta cidadão chamado Beto Rixa,que alguns insistem em dizer que governa alguma coisa

  5. Governinho caracterizado pelo tarifaço do Detran, apoio em massa as pedagieiras, caos na educação, privatizaçao da saúde através das questionáveis organizações sociais (O.S), governador por ranso, não quer aderir a redução da tarifa de energia elétrica do gov. federal, indo contra o povo e empresários. Na semana da eleição em Cascavel, colocaram uma unidade de segurança num bairro la com 30 policiais, o jornal da RIC semana passada teve um jornalista que disse que agora só tem 4 policiais e o crime anda correndo solto no bairro. Esse é o choque de gestão.

  6. O cara deu dignidade aos políciais do Estado, fez pela educação em dois anos o que o lunático não fez em sete, investiu mais em pesquisas e tecnologias do que jamais o Comedor de Mamonas sonhou em investir, está equipando os tais hospitais do “Maria Louca” que construiu e esqueceu de que precisava de equipamentos e pessoas para por funcionar.

    Em dois anos de governo Beto Richa o Paraná cresceu me desenvolveu mais que nos sete de Requião e isso o deixa muito irritado, mas falar asneiras é normal no lunático e seria anormal ele falar bem ou elogiar alguém.

    O Beto acertou em se recusar a entrar na fria que o governo PTista estava impondo aos Estado, a Copel é nossa, é do povo paranaense e não do PT, que agora não tem como explicar o aumento da tarifa de energia em todo país, mesmo depois da adesão de quase todas as empresas do setor.

    Quanto a Gleisi, tem muito chão ainda para ela pisar descalça, ou pelo menos terá que fazer alguma coisa pelo Paraná para pleitear sua candidatura ao governo. Até o momento é mera figura ilustrativa, bonitinha, charmosa, fala bem, sempre muito elegante, mas ações reais em benefício do povo paranaense, até o momento nada X nada.

    • De qual estado do Paraná você está falando ? A segurança pública e e a educação vão de mal a pior e não é por falta de dinheiro, é pura incompetência. Não esquecendo que a culpa pelo rombo na planilha de custos da tarifa do transporte coletivo de Curitiba é responsabilidade do Beto Richa que quando prefeito diminuiu o valor tarifa para fazer demagogia barata e criou um déficit milionário que o Fruet vai ter que se virar para resolver.

    • JR Silva,
      Pare de comer mamona piá! Assim você perde a noção do bom senso! De onde você tirou estas informações? Tá lendo demais a Agência Estadual de Notícias! Lá o Paraná é um conto de fadas…

  7. O Betinho é político por status……é isso ai….uma M…. total.

  8. A Copel renovou o contrato de transmissão abrindo mão de 58% da receita, colaborando com o Plano do Governo Federal.

  9. é muito fácil para eles aumentar estas tarifas, eles não utilizam o transporte coletivo, que cada dia está mais insuportável. digo pq uso em curitiba.

  10. O PMDB DOS CARRAPATOS MORRERÁ ABRAÇADO COM O BETO EM 2014.

    EFEITO CASCATA: O POVO FARÁ COM O PMDB O QUE O PMDB FEZ COM O REQUIÃO.

  11. Quem entra na UTI ou morre, ou sai com sequelas ou por obra divina se recupera.
    Só que a obra divina só é dada para aqueles que são justos e não prejudicam o povo. O povo está sendo prejudicado.
    Choque de gestão é isso mesmo! Gestão ruim dá choque. E choque mata!
    Ou seja, nas próximas eleições ele já era!!!!!

  12. esta é a sororoca da morte do governo beto richa. da uma melhora e depois adeus.

  13. Não sou PT ,PMDB, Muito menos PSDB ….e posso afirmar é de longe um dos governos mais despreparados até hoje…..Secretariado ruim sem conhecimento de causa e sem ação,Governador sem autoridade a seus subordinados,funcionários públicos em pé de guerra.
    Olha basta ver a UPS do Caiúa na CIC ,os pobres policiais ficam enclausurados em um micro container onde com certeza mesmos com ar o calor deve ser desconfortável e quando chove passa uma verdadeira cachoeira em frente ,na Vila Sandra a UPS é em uma “casinha” de 4×4 …………e vcs acham que este governo é sério ainda ????