Contra calote de Richa na hora-atividade, professores articulam greve por tempo indeterminado

Professores ameaçam não voltar à s aulas no início do ano letivo de 2013.

Diante do iminente calote do governo Beto Richa (PSDB) ao pagamento de 1/3 de hora-atividade, professores das 2,1 mil escolas da rede pública estadual do Paraná preparam-se para entrar em greve por tempo indeterminado no início do ano letivo de 2013. Eles ameaçam não retornar à s salas de aula depois do período de férias, que começa em 20 de dezembro próximo e se encerra 13 de fevereiro do ano que vem.

Embora a APP-Sindicato, a entidade que representa a categoria, não tenha se pronunciado oficialmente a favor ou contra a greve, diretores, professores, pedagogos, pais e alunos, vêm pressionando para que haja a paralisação. Nos próximos dias, em Curitiba, um coletivo será formado por educadores que querem a decretação da greve suspendendo o retorno à s aulas em fevereiro.

Durante a campanha de 2010, Richa havia prometido cumprir a Lei Nacional do Piso que prevê aos educadores o direito a 33% de hora-atividade prevista na Lei Nacional do Piso. Desde que assumiu o cargo, no entanto, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), cuja titularidade da pasta está sob as mãos do vice-governador Flávio Arns (PSDB) e da superintendente Meroujy Cavet (a secretária de fato), vem enrolando a categoria. A promessa de pagamento da hora-atividade para o início de 2013, já teria informado a SEED, não será possível de ser cumprida.

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional em agosto de 2011, ao responder uma ação de cinco estados, inclusive do Paraná. O Ministério da Educação (MEC) prevê a destinação de um terço do tempo para o preparo das aulas, dedicação a cursos e reuniões pedagógicas, dentre outras atividades extraclasse.

A greve do magistério, se sair, terá bandeiras econômicas, como o pagamento da hora-atividade, e políticas, dentre as quais a saída dos atuais gestores da SEED, considerados incompetentes! pela comunidade escolar, contra a mudança na matriz curricular, etc.

O blog apurou que o clima é de revolta dentro das escolas paranaenses. Uma verdadeira panela de pressão que está prestes a explodir!, observou um diretor de escola.

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. CALOTE, É A ESPECIALIDADE DO BETO RICHA, QUE MAIS ESPERAM DE UM FALASTRÃO.

  2. O Beto Play boy vai ganhar o campeonato de prometer as coisas e não cumprir.
    É uma vergonha não valorizar os professores.
    No mundo tudo começa pela educação.
    Educação já! Valorização profissional já!

  3. Sugestão: Assembleia dia 15 para balanço do ano. Nova assembleia ANTES DO CARNAVAL para mobilizar a categoria e iniciar a greve!

  4. Jose Souza Lopes,
    Ficar sem fazer nada?
    Por acaso as provas e as atividades são elaboradas em sala de aula, a correção das provas, redações, trabalhos, interpretações, relatórios, roteiros,etc.
    A preparação das aulas e do material que será utilizado? Agora se educação for improviso e não tiver importância nem for prioridade – Você está repleto de razão.
    Quando um professor falta ao trabalho centenas de alunos ficam sem aula, causando um grande transtorno na instituição, afinal alguns professores chegam a ter mais de dez aulas num único dia. Pessoas com este tipo de discurso como o seu provavelmente ocupam um cargo comissionado em alguma repartição pública, quando faltam ao trabalho na maioria das vezes não fazem falta nenhuma, talvez essa falta nem seja notada.
    Ignorância tem limite!

    • Gabriele tem razão, é uma tremenda ignorância ter visão da hora atividade do professor como NÃO FAZER NADA. Ou esse cidadão nunca foi à escola pra saber o trabalho de um professor, ou não tem filho numa escola pública pra acompanhar o sofrimento pela falta de condição de trabalho desses profissionais ou então é um desses chupins que afanam o dinheiro público que deveria ser melhor distribuído pelo rico imposto pago por esse povo paranaense. Educação de qualidade deveria ser prioridade de todo governante, de todo político que se preze. Marlei Fernandes é uma professora atuante na categoria. É uma representante da categoria,´à altura, essa mulher, sim, deveria estar na Assembléia |Legislativa porque é uma pessoa do bem, conhece o que faz, sabe o que fala e trabalha com ética e dignidade. Acho bom conhecer o trabalho dessa mulher, antes de falar bobagem. SIMPLES ASSIM…

  5. Nossos professores deveriam ser valorizado e respeitado por esses governantes,eles são a base da sociedade.

  6. O seo valentim, falar até papagaio fala agora dar realmente o aumento de 35% são outras conversas……
    aliás o sr.como cargo comissionado da seed deve saber que esse governo é uma mentira sem fim não caia na conversa de quem vc recebe a sua FG ok vai se informar

    • Estou muito bem informado. Tenho uma professora em casa, que votou no Beto e pergunte pra ela se tem saudades do tempo do Requião. Receberam 35% de aumento sim em dois anos e e quem contesta isso é que está desinformado.

  7. Professores, não dá para pagar pra vocês porque tem a aposentadoria da câmara de deputados prá pagar, também tem o carros e motoristas dos desembargadores, os auxílios-livro e frutas dos juizes. Desta forma, não esperem muita coisa.

  8. Venho acompanhando algumas postagens nesse Blog, dizendo o tempo todo que a direção da APP não apoia uma proposta de greve. Talvez o que esse Blog não saiba, ou mesmo não esteja acompanhando é que essa proposta de não iniciar o período letivo de 2013 é da Direção da APP aprovada na Assembleia de maio desse ano e referendada na assembleia de 18 de setembro. Portanto, essa direção sabe dos encaminhamentos que serão tomados e definirá junto com a categoria o calendário de luta e preparação da greve caso o governo não implemente a Hora-atividade agora na distribuição de aulas.

  9. E SEM FALAR NO DECIMO TERCEIRO QUE A CADA ACESSO NO PORTAL DA EDUCACAO ESTA COM UMA DATA DIFERENTE DA ANTERIOR QUANDO SIMPLESMENTE NAO SOME COMO QUE POR OBRA DE MAGICA… SINCERAMENTE E TRISTE SER TRATADO DESSA FORMA POR ESTE GOVERNO…

  10. Por gentileza Esmael, nos mantenha informados da situação da chamada nova matriz currícular onde se pretende suprimir as aulas de Filosofia, neste Estado mau governado, des governado, ou algo assim.

  11. E as mudanças que o governico iria fazer com os que o trairam , como Merougy e corja afins, estão esperando sobrar alguma coisa na prefeitura? Afinal foram os da SEED QUE MAIS TRABALHARAM PRO fRUET, SE O BETO BOY , fizer a limpeza na Seed como prometeu , ainda não será o seu fim como governador senão e esperar 2014 ! E que chegue logo!

  12. Perdão – Pedroso

  13. Valentim Cardoso,
    ele apenas cumpriu a Lei do Piso, apesar desse aumento a equiparação salarial ainda não se concretizou, ou seja, os professores continuam ganhando menos que os outros profissionais com a mesma graduação, os funcionários pertencentes ao quadro da educação estão aguardando as promessas do governador, sentados e indignados é óbvio, além disso as promoções que os professores tem direito não foram efetivadas. Nosso secretário de educação é tão de vagar que se duas tartarugas forem colocadas aos seus cuidados, ambas fogem.

  14. Nada de novo. Acabamos de conhecer o neoliberalismo disfarçado de cretinice e mentira. Um faz de conta… Não nos surpreende este partido estar em crise. Não consegue visualizar o mínimo em suas frentes. As nossas conquistas como tecnologia nas escolas, construção de uma base chamada diretriz curricular e muitos cursos para os educadores, permitindo que tivéssemos um IDEB melhor. E nem sou tão fã do Sr Roberto Requião…. Mas as coisas foram discutidas, construídas e colocadas em prática. Este pessoal esta antenado com os grandes negócios, esta é a verdade. O PR virou uma bancada de escrutinadores e comerciantes sem compromisso com a educação. É GREVE NELES!!! Outra coisa: O piso é lei.

  15. O QUE É ISSO, GANHAR POR 40 HORAS E TER 33% PARA FICAR SEM FAZER NADA,

    OS PROFESSORES JA NAO TEM 20%% LOGO VAO RECEBER SEM TRABALHAR

    TURMA DO PT GOSTA DE FOLGA, GOSTA DE SINDICATO, RECEBER SEM TRABALHAR

    • Você é professor por acaso? Pelo jeito não!
      É mais um baba ovo do governo!

    • Este aí deve ser amigo do Reinaldo Azevedo da Veja, escreve um monte de besteira sem saber do que está falando. Pois bem. os 33% de HORA ATIVIDADE é uma conquista de nossa categoria reconhecida pelo SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Para seu entendimento a HORA ATIVIDADE não é folga, ela acontece em horário de trabalho. Durante este tempo os professores desenvolvem pesquisa (sim, os professores também são pesquisadores), preparam suas aulas, o seus planejamentos, elaboram e corrigem os instrumentos de avaliação e realiza os demais trabalhos burocráticos exigidos pela mantenedora.
      Em princípio, uma mente insana que faz este tipo de comentário não mereceria qualquer tipo de resposta, mas cumpro o meu papel de cidadão e professor ao buscar elucidar o real sentido desta luta por quem acredita na Escola Pública e em uma educação de qualidade.

    • É verdade. Acho engraçado que quando os indicadores apontam que a educação vai de mal a pior, os professores não se sentem culpados, eles culpam o governo. Mas qualquer indicador positivo, aí o mérito é deles!

  16. Na minha cidade argumentei com muitas professorinhas que diziam votar no Betinho por que ele era bonitinho, isso fazia cair os meus braços com os argumentos usados pelos tais mestres, agora os outros que nada tinham com isso estão pagando caro.

  17. É isso que dá votar em PSDB !!!

    Estou fora !

  18. Você só esqueceu de escrever, Sr. Esmael, que em menos de dois anos de mandato o governo Richa já deu 35% de reajuste salarial aos professores. Alguma outra categoria teve um aumento desses nesse período??

    • Valentim, ele não deu nada. O que conseguimos foi com mobilização da categoria e pela imposição do Piso Nacional, uma lei Federal.
      Por ele, no máximo teríamos a correção da inflação e olha lá.

    • Quer mesmo que eu te diga quem ou qual categoria teve aumento neste período? Os comissionados que, numa tacada, em menos de seis meses teve aumento de mais de 100%… Quer mais? E os fantasmas que ganham altos salários sem ao menos saber onde estão lotados nas empresas de economia mista como Copel e Sanepar. Esse governo é uma piada, uma roubalheira.

    • O governo não deu 35%. Reajustou os salários com o intuito de cumprir a Lei do Piso. Será que só a população é que tem que cumprir a Lei? Importante: ainda falta os 33% de hora-atividade.

  19. Oleeee Oleeee Olaaaa…. A Gleise vem aí domináaaa
    E o mais engraçado que o maior cabo eleitoral da Gleise é a SEED/PR e o próprio boca de burro…. dizendo que vai fazer tudo, e não fazendo nada…
    – Nada para os Professores:
    sem implementação da Hora Atividade
    sem diminuição de alunos por turma
    sem coerencia em implementar uma “nova” matriz curricular
    sem discussão REAL com a categoria
    sem formação continuada presencial para os professores, com péssimas capacitações a distância
    sem pagamento das promoções
    sem implementação de 500 escolas em tempo integral (obs: contra-turno não é tempo integral)
    sem concurso

    – Para os Funcionários
    sem respeito com os mesmos
    sem aumento/reposição salarial
    sem concurso
    sem reforço no pessoal para executar as tarefas na escola, (falta administrativos e Agente 01 e 02 nas escolas)

    Cansei…. é um governico mesmo (governo+penico) Mora de fundo de zorba que vai na Tv com entrevista combinada e fala um monte de mentiras…

  20. Ô sindicato bonzinho com o Richa, esperam acabar o ano letivo, vem o espírito de Natal, aí eles fazem essa ameaça de bomba atômica!!!

    Numa dessa o mundo acaba dia 21, aí o Richa e o Arns vão pro céu, tranqüilos, certos do dever cumprido…

  21. É fraquinho este governo, já perdeu a prefeitura de Ctba e vem a Gleisi aí …

  22. …CONTIAÇÃO…Quem não lembra do registro em cartório, de que cumpriria 4 anos, como prefeito de curtiba (registando compromisso em cartório , que cumpriria o mandato). Mas, vendo agora, foi bom ele “NÃO CUMPRIR”, …pq, vive em férias…E ápós 3 anos, diz que vai INICICAR…o governo (?)! Pesedebista, hoje devem estar dizendo “FORRA” Boy (BETO)…!

  23. Esmael não é só a questão dos professores com a hora atividade, as 2100 escolas do Paraná também possuem funcionáriosm pertencentes ao Quadro da Educação e que também estão sem suas promessas cumpridas, em nosso caso são as alterações em nosso Plano de Carreira (QFEB – Quadro dos Funcionários da Educaçaõ Básica) que se enrola por mais de um ano. Nos últimos anos os professores até estão conseguindo algumas conquistas, mas nós funcionários não estamos conseguindo nada, o governo se esqueceu completamente de nós, por favor lembre de nós funcionários de escola que estamos todos os dias nas escolas preparando a escola para os professores realizarem seu trabalho, seja na parte administrativa ou de serviços gerais.

  24. Aí dá greve, infelizmente; eu, pessoalmente, já vinha alertando a muitos, que esse cara quase nada tem a ver com o pai dele, para aqueles que diziam votar em homenagem à José Richa; primeiro porque esse Richa pai não foi lá grande coisa, era outro momento, outras circustâncias; depois, por ser filho, não tem muito a ver, pois é uma outra pessoa, com outros objetivos, outras ideologias; terceiro, porque o pai era do MDB de guerra, ele é do PSDB, ideologia totalmente diferente. GREVE JÁ.

  25. Governador Beto (BOY) Richa, é conturmaz em não cumprir PROMESSAS