Congresso do Partido Comunista confirma “pequeno príncipe” como novo líder da China

Da BBC Brasil, via Agência Brasil

Xi Jinping, o pequeno príncipe, vai comandar a China. (Aliosha Marquez/AP).

O Congresso do Partido Comunista da China chegou ao ponto alto hoje (15) sem surpresas. O até agora vice-presidente do país, Xi Jinping, foi confirmado como chefe do partido e próximo presidente chinês.

Xi Jinping substituirá o atual líder, Hu Jintao, que deixará a chefia do partido neste ano e a Presidência da China em 2013 !“ e será encarregado de conduzir o país mais populoso e a segunda maior economia do mundo.

O político, de 59 anos, é visto como um “pequeno príncipe”, termo usado para descrever os funcionários de alto escalão do partido cujo êxito, ao menos em parte, é atribuído por muitos à s suas conexões familiares. Xi Jinping é filho de um político que integrou nos anos 80 o Politburo, o segundo organismo na hierarquia de poder da China.

Até agora, além de ser vice-presidente, Xi integrava o Comitê Permanente do Partido Comunista da China e era membro do órgão do partido que controla o Exército, algo que os analistas viam como um sinal de que estava sendo preparado para comandar o partido.

Nascido em Pequim em 1953, Xi Jinping é filho de um veterano revolucionário, Xi Zhongxun, um dos fundadores do Partido Comunista. Antes da Revolução Cultural (1966-1976), Xi Zhongxun foi expulso de seu posto como vice-primeiro-ministro em 1962 e posteriormente preso. Ele foi libertado somente em 1975.

Xi Jinping foi enviado com 15 anos para trabalhar na remota cidade de Liangjiahe, onde passou sete anos, algo comum entre os “jovens intelectuais” na época. O futuro presidente declarou anos depois que trabalhar entre os camponeses foi uma “experiência-chave” em sua vida.

Xi estudou engenharia química em Pequim, na mesma universidade que formou o atual presidente, Hu Jintao, e outros líderes chineses. Após entrar no Partido Comunista, em 1974, ele foi secretário local da agremiação na província de Hebei antes de obter cargos de mais alto escalão em outras províncias.

Em 2007, ele foi nomeado chefe do partido em Xangai quando o líder anterior, Chen Liangyu, foi expulso após ser acusado de corrupção. Pouco depois, Xi foi promovido ao Comitê Permanente do Partido Comunista, do qual se tornaria vice-presidente em 2008.

Ele é considerado defensor da abertura econômica depois de ter trabalhado durante anos para atrair o investimento estrangeiro a Fujian e Zhejiang. Em 2005, quando era secretário do partido em Zhejiang, ele disse á imprensa que o “governo deveria ter um papel limitado” e que, quando há problemas que o governo não pode solucionar, a população deve ter poder de abordá-los.

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E DEMOCRACIA NÃO ENCHE BARRIGA DE NINGUEM.O QUE ADIANTA A DEMOCRACIA EUROPEIA ,SE O POVO TÁ PERDENDO EMPREGO!

  2. esmael qual o motivo do meu comentario desaparecer?

  3. O comunismo chines teve origem depois duma guerra civil.que foi deposto o governo nacionalista .e ai criou se a republica popular da china. os comunistas tomaram o poder.a causa, não havia destribuição de rendas. na russia sovietica foi quase da mesma forma . la o povo passava fome e as igrejas abarrotadas de ouro. uma vez pediram a um bispo,para ajudar o povo,ele recusou .ai o povo se aliou aos comunistas.quando umanação caina mão comunista a culpa e da elite.a revulução francesa . a morquia inglesa a seculos atraz era absoluta, ai as coisas estavam insuportaveis, ai criaram um grupo de pessoas e o brigaram o monarca se sugeitar as leis. quando a monarquia inglesa quis escravisar os americanos nativos ,ai voceis sabem no que deu.perderam a colonia.ha muitos comentarios ,que me ajudaram eu fazer o meu..que a china e uma ditadura não posso negar!

  4. E digo mais, vou dar nome aos bois, os generais da ditadura, junto com grandes empresários, membros da Igreja, empresas de mídia como a Globo, grandes fazendeiros, apoiaram a Ditadura no Brasil, fizeram mal a muita gente, isto não é política simplesmente, violentar uma mulher grávida vai ser errado hoje, amanhã e para sempre, só porque apoio este ou aquele posicionamento político não posso concordam com isso, da mesma forma, não estou de acordo com aqueles que mandaram por exemplo em Cuba, homossexuais para campos de concentração, milhares diga-se como inclusive o próprio fidel disse que se arrependia, e agora, veja só, os nazistas que apoiaram os militares são criticados, os que apoiaram este tipo de coisa na União Soviética e em Cuba, lutaram em guerrilhas para implementar no brasil a ditadura do proletariado, como o Dirceu e o Genoíno, são heróis, o porque não entendo

  5. Uma grande hipocrisia, a china é uma ditadura, muitos lutaram no brasil para o transformarem em uma ditadura do mesmo tipo, quando alguém fala nisso, gritam é de direita, mas a verdade é uma só. E o que aconteceu com aqueles que lutaram por isso, são considerados herois. os verdadeiros herois foram os que lutaram contra a ditadura da direita e da esquerda, lutaram pela verdade e se hoje vivemos melhor, este blog inclusive existe, é por causa destes

  6. Eis o Xis da questão. Taí a China, o novo bicho-papão do planeta terra, face ao qual se o Brasilzão ficar parado o bicho come e se correr lentamente o bicho pega. Portanto, é chegada a hora D o fazermos o nosso Brasilzão dar ” O Pulo de Leão” adiante da China, EUA e Europa, como propõe o HoMeM do Mapa da Mina, com o PNBC e a Meritocracia Eleitoral, ou seremos devorados pela China.

  7. Desejamos sucesso a Xi jinping, frente a nova potência mundial. Parece ter boas ideias.