Advogada negra é agredida em ação violenta da PM do Paraná; veja o vídeo

Em emocionante depoimento, a advogada Andréia Cândida Vitor relata como foi submetida a sessões de torturas físicas e psicológicas. Os agressores são policias militares, que a prenderam.

Segundo a advogada, que é negra, ela foi agredida porque presenciou a truculência da PM paranaense, em rua perto de sua casa, que teria desrespeitado os direitos de idosos, deficientes, crianças e adolescentes.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Juliano Breda, disse ao blog que “a entidade prestará toda assistência jurídica necessária à  advogada, diante desse gravíssimo episódio e exigirá das autoridades a firme responsabilização dos envolvidos”.

Em menos de uma semana, essa é a terceira vez que a PM usa da violência contra cidadãos paranaenses. Na última quinta-feira (23), policiais militares entraram em confronto com trabalhadores em greve na Copel (a estatal e de energia) e, na noite do mesmo dia, reprimiram estudantes universitários que comemoravam o encerramento do ano letivo em Toledo, no Oeste.

O vídeo é da RPC TV.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. triste ver aquele que deveria proteger a sossiedade agir o oposto, não sei qual é pior o bandido ou esse tipo de policial especifico. tem que ter em mente, a partir do momento que voce trata sua população de forma violenta voce não terá apoio dela.

  2. Toda sociedade paranaense deve exigir punição exemplar para esses marginais travestidos de policiais. Por outro lado, devemos cobrar do dito Governador sua parcela de responsabilidade, pois o mesmo acredita que policiais não devem ter ensino superior para não serem rebeldes. O que combina com sua postura de mandar diminuir as aulas de Filosofia e Sociologia nas escolas públicas do Paraná. Um absurdo, será um retrocesso na educação paranaense”¦
    Parabéns pela seriedade do blog”¦

  3. Toda sociedade paranaense deve exigir punição exemplar para esses marginais travestidos de policiais. Por outro lado, devemos cobrar do dito Governador sua parcela de responsabilidade, pois o mesmo acredita que policiais não devem ter ensino superior para não serem rebeldes. O que combina com sua postura de mandar diminuir as aulas de Filosofia e Sociologia nas escolas públicas do Paraná. Um absurdo, será um retrocesso na educação paranaense…
    Parabéns pela seriedade do blog…

  4. na terra de xerifes acontece de tudo mesmo..não pergunta para bater…que coisa muito feia mesmo…

  5. Absurdo. Todo apoio à colega. A matilha anda nervosa e a sociedade civil precisa contê-la. Inaceitável a selvageria da POLICIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ.

  6. O problema da nossa corporação militar, é que deram excesso de poder aos mesmos. Tipo, a grande maioria dos policiais, quando abordam pessoas nas ruas ou em situações que mereçam intervenção desses fardados, já chegam “chegando” mesmo. E estampando em alto e bom som: Cuidado porque sou autoridade. E se pedimos indentificação dos militares, que é direito do cidadão, ai é mexer com a onça. Muito provavelmente vai vir coronhada, cacetada, bicudão, chave de braço e tapona na cara. E isso de qualquer policial ser “otoridade” é mentira. Um policial normal não é considerado autoridade, conforme grafado no Cód. Civil Brasileiro. Autoridade, pelo que li, é da patente de sargento pra cima. E nem sempre há um oficial graduado entre os policiais, quando em suas diligências. Policial sabe agredir e torturar gente de bem. Pessoas trabalhadoras e que não conseguem se defender diante de tamanha truculência. Ai quando é pra fazer o mesmo com traficante, assaltante de banco, assassino e estuprador, é só correr a caixinha por debaixo da farda, que tudo fica as mil maravilhas. Falta mesmo é preparo psicologico e preparo técnico. Há policiais que nao tem 1 mes de treinamento e já caem na rua, para parecer que o Governador está trabalhando e enchendo a rua de policiais. Policiais despreparados, diga-se de passagem.

  7. FAÇO MINHA ÁS PALAVRAS DO ILUSTRE E DIGNO CORONEL RAMIREZ E ACRESCENTO O SEGUINTE: SEGUNDO A ANTROPOLOGIA E A SOCIOLOGIA “A POLÍCIA E SUA ATUAÇÃO SÃO UMAS DAS MELHORES FORMAS DE MEDIREM O GRAU DA CULTURA DE UMA SOCIEDADE!” OU UMA COISA OU OUTRA? OU A SOCIEDADE É MAL EDUCADA, MAL CRIADA, ARROGANTE, ORGULHOSA, EGOÍSTA , SENDO PROGRAMADA PARA NÃO RESPEITAR, NÃO SE SUJEITAR E NÃO FICAR SUJEITA A QUALQUER TIPO DE AUTORIDADE, FAZENDO O QUE BEM ENTENDE? OU UM DOS MEIOS DE MEDIR A SOCIEDADE QUE É A POLÍCIA ESTÁ ERRADO NAS SUAS MARCAÇÕES QUE FORAM FEITOS POR MEMBROS POLÍTICOS E FUNCIONAIS DESTA MESMA SOCIEDADE? RESUMINDO É O CAOS! O CRIME ORGANIZADO, TRAFICANTES E ÁS PERIGOSAS E ASSASSINAS FACÇÕES CRIMINOSAS COMO PCC AGRADESSEM!

  8. sinto vergonha de pertencer ondi não harespeito ao sidadão por ter acor da peli escura oa governador do parana deveria tomar uma medida educativa contra es tis homens que sedis policiais aaa

  9. PARABÉNS HÁ ESTA MÍDIA ALTERNATIVA QUE É O BLOG DO ESMAEL QUE JUNTAMENTE COM OUTROS BLOGs COMO O BLOG DA JOICE, BLOG DO TARSO DENTRE OUTROS COM CONTEÚDOS IMPARCIAIS COM CRÍTICAS QUE REALMENTE DÃO E FAZEM A VERDADEIRA PAUTA DE NOTÍCIAS E REPORTAGENS NO PARANÁ E EM CURITIBA! CONTRARIANDO ASSIM ALGUNS SETORES DA “VELHA IMPRENSA” PARANAENSE QUE A DEIXAM SEMPRE TENDENCIOSA CONFORME OS GOSTO POLÍTICO DO CLIENTE QUE ESTIVER NO PODER COM BASE NAS FAMIGERADAS E MAL EXPLICADAS VERBAS DE PUBLICIDADE, FORÇANDO-OS A TEREM QUE MOSTRAR A REALIDADE COMO É SEM “ABAFAMENTOS!”

  10. Parabens pelos comentários Coronel, e me digam uma coisa que esta coletandos as assinaturas para o impeachment, do beto traira tbm quero assinar e sair as ruas coletando mas assinaturas.

  11. Esse governador não ganha nem pra presidente de bairro na próxima eleição.

  12. CEL.RAMIREZ seu comentário é extremamente válido tenho muitos parentes policiais entre eles Oficiais ,espero que realmente isso seja passado a limpo ,basta ver no You Tube o tópico policia do Paraná ,lá temos mais de 30 vídeos postados nos últimos dois anos com desvio de conduta ,a hierarquia tá cheio de “oficiais” sem nenhuma experiência muito deles jovens que não tem o controle dos soldados que com mais tempo de casa ,ou seja a polícia tá sem comando nas ruas.
    O que vimos parecia uma “turba” digna de briga de torcida .
    O ESTADO TÁ SEM GOVERNANTE,A POLÍCIA TÁ SEM AUTORIDADE,A EDUCAÇÃO DE MAL A PIOR, ACHO QUE O CAOS ESTÁ SE INSTALANDO NO PARANÁ…..!

  13. – É NECESSÁRIO SABER PELO MENOS O NOME E O SOBRENOME DE CADA “POLICIAL” QUE ENTROU NA CASA E AGREDIU AS PESSOAS. O COMANDO DA PM SÓ FALA EM “AFASTAR” E NÃO EM EXPULSAR OS POLICIAIS-MARGINAIS.

    – DEPOIS QUE POLICIAL COMEÇA A SER MORTO NA SURDINA, A POLÍCIA NÃO SABE O PORQUÊ.

    – O COMANDO DA PM É PARTE INTERESSADA, OU SEJA, TEM LADO, QUE É O LADO DOS TORTURADORES. NÃO DEVEMOS NOS CONTENTAR EM APENAS DENUNCIAR.

  14. Eu ja vi tantas pessoas de familia falarem que preferem o bandido na rua do que a policia pois no meio deles há lei, e na familia que pode nos proteger depois destas cenas eu começo acreditar que não da para confiar em policia nunca e uma tropa de jagunços fardados, e este governo não tem copetência alguma para reprimi-los quando o comando geral declara que vai punir e so balela eu nunca vi um policial expulso por ter agredido uma familia trabalhadora, esta de parabéns este blog e os meios de comunicação por denunciar hoje a população acredita na midia que são nossos verdadeiros representantes frente estes absurdos que acontecem.

  15. Policial Militar que sou… estou ENVERGONHADO do que vi nesse vídeo. em 35 anos de serviço jamais tomei conhecimento de ter acontecido tamanha brutalidade, falta de educação, falta de preparo, falta de instrução, falta de comando, uso de palavras de baixíssimo calão, e tudo o mais que todos viram pelas gravaçãoes. ESPERO, REALMENTE QUE O COMANDO GERAL DA CORPORAÇÃO TOME TODAS AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS COM SEVERIDADE sem que haja a necessidade da OAB ou qualquer outra instituição clame por justiça. AS PROVIDÊNCIAS TERÃO DE SER EXEMPLARES PARA QUE NÃO SE VEJA ACONTECER TAMANHA BARBÁRIE. Posto este comentário por saber que o ALTO COMANDO da PMPR está conectado no FB e poderão, tantos quantos queiram, assistir e se ENVERGONHAR como eu me sinto agora. POVO CURITIBANO… DESCULPEM A CORPORAÇÃO… SÃO APENAS “ALGUNS” ENTRE QUASE 20 MIL POLÍCIAIS QUE APRESENTARAM ESSE DESVIO DE CONDUTA. NÃO CONDENEM UMA INSTITUIÇÃO PELO ERRO DE UNS POUCOS…. Peço a todos os Oficiais da PM que tomarem conhecimento que, na esfera de suas atribuições tomem as medidas legalmente cabíveis para que haja uma retratação pública com a justa e legal punição de todos os responsáveis por essa barbárie.

  16. a polícia é a cara do governo estadual.

  17. E tem a torcedora do Coritiba que foi agredida também…

  18. O pedido de impeachment do Governador Beto Richa vai as Ruas

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KNaZuBCn6Yc

    Eu apoio, é vamos se unir com 9 Mil pessoas

    Que video assustador!!!!!

    • GOSTEI DA IDEIA..!!!!!!!!!!!!!!!!PORQUE TOLERAR UM M..DESSE MAIS DOIS ANOS. VAI FALIR O PARANA. VOLTA REQUIAO

    • infelizmente, para ter impeachment é necessario abertura de processo pela assembleia que, sabemos, está toda cooptada por ele. Ou uma denuncia , devidamente comprovada de corrupção, cisa que , pelo menos, a imprensa que é protetora dos tucanos, nunca fará.

  19. A OAB-PR precisa ter uma atuação incansável e efetiva no caso!

  20. Perguntinha pro governador do Paraná: Quando tu vai cumprir com a tua obrigação junto à população do teu estado?

    • se for com a populaçao financista e elitista do paraná ele ja está cumprindo. povo do paraná , não reelejam e nem votem em politicos apoiados por Beto richa.

  21. Eu particularmente tenho muito mêdo da polícia e peço a Deus que nenhum de meus filhos queira ser policial. São muito truculentos contra pobres, negros e pessoas indefesas. Minha solidariedade a essa advogada e que ela não se intimide em levar adiante.