A Copel está 70% parada, dizem grevistas

Sindicatos dizem que 70% dos trabalhadores pararam hoje em protesto.

Os sindicatos que representam os trabalhadores da Companhia Paranaense de Energia (Copel) dizem que 70% aderiram à  greve de 24 horas em advertência à  direção da empresa. Segundo eles, apenas 30% do contingente está a postos para garantir que não haja apagões e garantir a manutenção da rede de transmissão de energia.

Pela manhã, em frente à  sede da estatal em Curitiba, houve um confronto entre manifestantes e PM (veja o vídeo).

Os grevistas reivindicam 3% de aumento real. A empresa diz não, que o momento econômico é desfavorável para reajustes salariais. A Copel oferece somente a reposição da inflação pelo índice INPC.

De acordo com o coletivo sindical copeliano, composto por 15 entidades, a paralisação desta quinta-feira (22) foi um sucesso em todo o estado.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. incrivel como o psdb e imcompetente, alem da greve na saude, educacao, detran, copel, o Requiao que era chamado de incompetente pelos tucanos, estava tudo funcionando, ate a copel dava lucro, dois anos de governo psdb e o parana esta ficando como a colombia.

  2. Na mosca, Jonas: A Vale, a área da comunicação, e as próprias rodovias – nenhuma Brastemp, diga-se, estão comprovando o acerto das privatizações, antes duramente criticada pelo lulismo, hoje encampanadas pelo governo, mesmo que sob outra marca.

    O pessoal do Jornal da Massa no programa de hoje se referiu à canetada de dona Dilma que empobreceu em milhões, as companhias de fornecimento de luz.

  3. Bem colocada a frase. 70% parada, dizem os GREVISTAS. Não diriam nada diferente. São apenas os sindicalistas que querem se justificar pelo que recebem. Movimento inflado por terceiros de fora e baderneiros de dentro. Vai morrer na casca.

  4. Caro Jonas:

    A energia da Copel é uma das mais baratas do país. Talvez seja a mais barata, se comparada às grandes distribuidoras. O atendimento telefônico e técnico é o Melhor do setor. Sim, Melhor com M maiúsculo. Oxalá outras empresas tivessem metade da qualidade do atendimento da Copel. Se duvida, vai morar em SP ou no RJ para comparar. Abra um chamado para ativar um novo ponto de energia em Curitiba e em 1 dia a Copel atende. UM dia! Diferente de algumas empresas da iniciativa privada, quando a Copel afirma em suas demonstrações contábeis valores de investimento, é investimento de Verdade, progresso e desenvolvimento para o Estado, não é maquiagem de balanço. Se duvida, basta ver quantos “investimentos” as empresas privadas dizem que fazem e o serviço é lamentável. Ou não é, eu que tô loco?

    Se fosse privatizada, nem precisa ir longe para saber como seria, vai p/ Jacarezinho. Lá não é a Copel que atende e as pessoas não vêem a hora da Copel atuar lá.

    Viva o Eng. Parigot, que fez da Copel uma empresa séria e notável.

    E quanto a greve, é um direito dos trabalhadores mas infelizmente as novas regras do setor que estão sendo impostas irão reduzir drasticamente a receita. Mesmo que esse ano seja dado aumento real, provavelmente em 2013 não será possível. As ações estão em queda. Infelizmente se eu fosse gestor da empresa, também relutaria em aumento real…

  5. Engraçado! Antes do novo governo assumir a Copel tinha a energia mais barata do Brasil. O que será que aconteceu???

  6. A Copel nos fornece a energia mais cara do país. A copel não é nossa é dos copelianos. Se fosse privatizada precisaria de 1/3 dos funcionários que tem e daria muito mais lucro. Tem benefícios que ninguém tem e ainda reclamam. Por qûê não vão para a iniciativa privada?

    • Existe um dito que diz que a grande proeza do neo liberalismo eh conseguir adeptos ate entre suas vitimas, ridiculo defender o patrao em detrimento do trabalhador, como tbem e ridiculo falar em eficiencia da iniciativa privada, pergunto se vc acha o servico do celular bom e barato.

    • Falavam a mesma coisa sobre as teles e deu no que deu, temos as tarifas mais caras do mundo, a qualidade do serviço e do atendimento é péssimo e os investimentos necessários não foram realizados. Portanto privatizar serviços básicos não é uma boa idéia.

  7. Os Conselheiros estão em GREVE tambem ?

  8. A foto do escritório vazio é no mínimo infeliz.
    Trata-se da área de engenharia onde o pessoal está em viagem trabalhando nas usinas de Guaricana e Chaminé em programação definida a mais de semana.
    O coletivo tem de ser mais competente nas fotos….no paraná 80% do pessoal trabalhou normalmente.

    • E agora??? Vai acreditar em quem??? Nos líderes sindicais que informam que 70% pararam, ou na própria Copel que diz que 85% trabalhou normalmente???