“Sou candidato a prefeito não a taxista”, diz Kireeff, em resposta a “pegadinha” de Belinati

“Pegadinha” esquenta último debate entre Marcelo Belinati e Kireeff

Em Londrina, Belinati e Kireef confrontaram ideias (Foto: Reprodução/RPC TV)

por Fábio Silveira, via Jornal de Londrina

Uma pegadinha! de Marcelo Belinati (PP) esquentou e foi o ponto alto do último debate entre ele e Alexandre Kireeff (PSD), que disputam o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Londrina. O debate na RPCTV Londrina acabou antes da meia-noite da sexta-feira, quando faltavam 32 horas para o início da votação deste domingo. Até então, os dois oponentes tentavam se diferenciar nas pequenas coisas: Kireeff defendeu creches descentralizadas pelos bairros, enquanto o candidato do PP defendeu supercreches! nas quatro regiões da cidade !“ o centro já tem uma.

A pegadinha aconteceu no último bloco, quando Marcelo Belinati perguntou a localização de três bairros da cidade. Enquanto o adversário fazia a pergunta, Kireeff abriu os braços em protesto !“ o candidato do PP fez pegadinhas em outros dois debates !“ e depois respondeu citando o ex-presidente Jânio Quadros (1961), que nos anos 80 voltou do exílio e disputou a Prefeitura de São Paulo foi questionado sobre bairros e respondeu que era candidato a prefeito e não a taxista!.

A correção da planta de valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi um dos assuntos mais importantes no debate. Foi de Kireeff a iniciativa de entrar nesse assunto: sorteado para fazer a primeira pergunta, Kireeff questionou sobre o tema logo no início. Marcelo Belinati disse que já tinha se manifestado contra a medida como vereador, quando o tema foi apreciado pelo Legislativo. “Votei contra a correção da planta de valores”, disse o candidato do PP, lembrando que a Gleba Palhano e a Avenida Saul Elkind sofreriam grande aumento. Na réplica, Kireeff disse que a Prefeitura de Londrina não tem condições morais de aumentar impostos! e depois lembrou que é preciso fazer a lição de casa!, tendo mais eficiência na gestão dos seus recursos.

Na semana passada, a Câmara sinalizou que se o prefeito eleito neste domingo quiser a correção da planta de valores ainda neste ano, os vereadores fariam o debate. Questionados pelo JL ao final do encontro, ambos rejeitaram a hipótese de, caso sejam eleitos, tratar do assunto ainda em 2012.

No restante do debate, os dois candidatos tentaram se diferenciar em detalhes. Numa pergunta de Belinati a Kireeff sobre saúde, o candidato do PSD respondeu que seu projeto é baseado no plano do INDG, que prevê contratar servidores municipais para reestruturar os serviços! e disse que vai lançar o jardim da saúde! para os investidores da área privada da saúde terem um amparo do poder público similar ao setor industrial!. Belinati tentou se diferenciar afirmando que pretende valorizar a questão salarial [dos servidores], mas também valorizar as condições de trabalho!.

Outra tentativa de se diferenciar foi numa pergunta de Belinati ao candidato do PSD sobre a sua proposta de levar uma faculdade particular para a Zona Norte. O candidato do PP disse que pretende levar uma universidade federal para a região, cuja implantação seria articulada pelo deputado Alex Canziani (PTB). Kireeff disse que conhece o projeto, mas que se preocupa com a agilidade !“ a universidade federal demoraria. Uma faculdade particular ficaria pronta mais rápido. Belinati bateu na tecla da universidade pública e gratuita!, tentando se diferenciar e acenando à  esquerda.

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esse debate estava melhor nos bastidores!!!
    Até o Gilmar Piolla estava lá!!
    Esmael apura aí se ele vai para secretario da Comunicação?!?
    Até mais!

  2. Respeito o eleitor Londrinense , mas estes Belinatti, já deveriam estar banido a muito tempo de ocupar cargos em Londrina, bem como de representa-los na esfera estadual e federal.