Justiça Eleitoral multa Rede Massa em R$ 42 mil

Ratinho Junior (PSC).

A Justiça Eleitoral multou a Rede Massa em R$ 42.564,00 por dispensar tratamento diferenciado ao candidato a prefeito Ratinho Júnior (PSC) na cobertura da eleição em Curitiba. A emissora afiliada ao SBT é de propriedade do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, pai do candidato.

Em caso de reincidência, novas multas com valor duplicado podem ser aplicadas.

Em sua decisão, a juíza eleitoral Renata Estorilho Baganha deixa claro que os telejornais da emissora atacam sistematicamente o candidato Gustavo Fruet e enaltecem o dono da empresa.

Não se trata, evidentemente de censura. Aliás, ilegalidade não se censura, se pune! O que não se pode permitir é determinada emissora de televisão, através de serviço concedido pelo poder público, faça comentários reiterados e depreciativos em face de uma candidatura, afim de beneficiar outra!, afirma a magistrada.

A juíza cita vários programas da Rede Massa como exemplo de tratamento diferenciado. Entre eles o Jornal da Massa do último dia 9, quando foram destinados 2 minutos e 25 segundos para enaltecer Ratinho e 1 minuto para atacar Fruet.

No último dia 12, cita a magistrada, praticamente 8 minutos do telejornal foram usados para atacar Fruet.

A decisão tem como base o artigo 45 da Lei 9.504/97, que estabelece que a liberdade de imprensa é essencial ao estado democrático, mas a lei eleitoral veda à s emissoras de rádio e televisão a veiculação de propaganda política ou a difusão de opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, a seus órgãos ou representantes!.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Isso só mostra o que sempre foi Claro, o Paraná é um estado de “mandados”. Este jornal sempre foi usado em meus comentários de informação de peso, com opiniões bem engajadas. FICO MUITO TRISTE COM TUDO ISSO.

  2. Assisti hoje de manhã o jornal da Massa, tá muito ruim, existe um constrangimento geral. Não adianta ficar falando em ‘censura’, TV e Rádio são concessões, querem ter lado vão para o blog.

  3. Vocês que ficam defendendo o Gustavo Fruit são um bando de hipócritas, sabem que o Ratinho e o melhor candidato, e ficam de Apelidos. A cidade esta uma bosta e quando surge soluções melhores, ficam agindo como crianças, são desgraçados como vocês que “elegeriam” o tiririca para se mostrarem do contra, marionetes.

  4. É uma multa muito baixa. Deveria ter um valor 20 vezes maior, pelo menos. 42 mil deve ser o equivalente a 4 reais para o Ratinho.

  5. Esse menino ta dando muito prejuizo pro papi.

  6. Fico pensando como alguns profissionais jogam a biografia e a credibilidade no lixão. Ruth Bolognese, Ogier Bucchi e o Denian Couto são pessoas inteligentes, sempre fizeram um telejornal de grande valor. Agora, para agradar o patrão e garantir emprego, se prestam a esse tipo de trabalho! Francamente, como diria Brizola, há gente que de repente tem diarréia nos seus miolos cerebrais.

  7. A multa é uma ninharia para um bilionário como Ratinho Pai. A emissora é “useira e vezeira” em utilizar seus noticiários para criticar Fruet e enaltecer Ratinho Filho. Televisão é concessão pública e, por isso mesmo, a Justiça deveria tomar decisões mais firmes, como tirar o ar o noticiário. Se o candidato faz isso na sua televisão, imagine se fosse o dono da prefeitura de Curitiba. Pelo jeito a família acha que quem tem dinheiro, tudo pode.

  8. Isso que ainda não chegou aos “ouvidos” da magistrada o Jornal da Massa, às 7h00 da manhã.
    É um jornal totalmente voltado pra a campanha do Sr.Ratinho.Na época do Luciano Ducci era um massacre,falando mal dele o jornal inteiro e agora do Sr Fruet.Um bando de pelego protegendo seus empregos,mas acho que em época de campanha não é nada ético,imoral e tá pegando muito mal.Eu gostava muito desse jornal, mas caiu por terra o meu respeito aos comentaristas poilíticos do jornal.Que pena!

    • Concordo Plenamente,
      Diariamente assisto ao Jornal e percebo a tendência dos quatro pelegos denegrindo a imagem do candidato Fruet e enaltecendo o pequeno Ratinho. Pergunto, estas são as novas Ideias? Ganhar a prefeitura a qualquer preço? Acorda Curitiba, Acorda Brasil?
      ERASMO

  9. “A população acreditou na força das novas ideias e percebeu a maturidade do nosso projeto para a cidade. Também quebramos um preconceito que existia em uma pequena parcela da sociedade. Sou o único candidato que fez alianças sem vender a consciência e SEM NEGOCIAR CARGOS. E para este segundo turno vamos continuar construindo pontes unindo as pessoas de bem. MAS NÃO VOU NEGOCIAR CARGOS EM TROCA DE APOIOS. Meu projeto é de cidade e pensando nas pessoas. E quem se identificar com o nosso projeto e aceitar o nosso novo jeito de fazer política será bem vindo”, concluiu Ratinho Junior.

  10. REPITO, DESESPERO TOTAL!

  11. Decisão acertada. O uso da emissora em benefício do candidato Ratinho era evidente.

  12. A máscara do bom mocinho caiu nesse segundo turno.

  13. Toma Ratinho.

    Político mequetrefe e atrasado.

  14. Quanto ao Denian, o Ogier, a Rute e o Paulo Martins, foi notório , visivel, que todos estavam a mando do patrão, o Ratão, nos comentarios orientados em bater no Gustavo Fruet. Sempre fazem um bom jornalisno neste horário,mas tenho certeza que não foi expontanea as colocações politicas dos mesmos, foram intimados pelo chefe maior.São pessoas de principios éticos e morais, nao deveriam a se sujeitar de terem seus nomes maculados por questões politicas, ja que se julgam independentes nas sua opiniões.Provem ao contrario e não façam biquinho igual a de uma criança que fez algo errado.