Em Maringá, Enio Verri tem 41% e Pupin, 34% dos válidos, diz Ibope

Do G1 PR

O Ibope divulgou neste sábado (6) a terceira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Maringá neste ano.

A pesquisa foi encomendada pela RPC TV.

Segundo o Ibope, “Enio Verri e Pupin disputarão segundo turno em Maringá”.

Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos
Enio Verri (PT) !“ 41%
Carlos Pupin (PP) !“ 34%
Wilson Quinteiro (PSB) !“ 10 %
Dr. Batista (PMN) !“ 7%
Maria Iraclezia (DEM) !“ 5%
Alberto Abraão (PV) – 1%
Débora (PSOL) – 1%
Hercules Ananias (PSDC) – 1%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 a 6 de outubro de 2012. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade de Maringá. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número 00653/2012.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
Enio Verri (PT) !“ 36%
Carlos Pupin (PP) !“ 30%
Wilson Quinteiro (PSB) !“ 9 %
Dr. Batista (PMN) !“ 7%
Maria Iraclezia (DEM) !“ 4%
Alberto Abraão (PV) – 1%
Débora (PSOL) – 1%
Hercules Ananias (PSDC) – 1%
Branco/nulo !“ 3%
Indecisos !“ 8%

Pesquisas anteriores
A primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 28 de agosto e registrou os seguintes resultados para a pesquisa estimulada: Enio Verri com 31%, Carlos Pupin, 26%, Dr. Batista, 12%, Wilson Quinteiro (PSB), 6% e Maria Iraclezia, 4%. Alberto Abraão (PV), Hercules Ananias (PSDC) e Débora (PSOL) não chegaram a 1% das intenções de voto. Branco/nulo somaram 7% e indecisos, 12%.

A segunda pesquisa do Ibope foi divulgada em 26 de setembro e registrou os seguintes resultados para a pesquisa estimulada: Enio Verri, 37%, Carlos Pupin, 33%, Dr. Batista, 6 %, Wilson Quinteiro, 5%, Maria Iraclezia, 5%, Alberto Abraão, 1%, Hercules Ananias, 1%, e Débora, 1%. Branco/nulo somaram 4% e indecisos, 7%.

Rejeição
O Ibope perguntou ainda em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Débora e Pupin foram os mais citados, com índice de rejeição de 27%. Em seguida aparecem Enio Verri, com 20%, Hercules Ananias com 19%, Alberto Abraão, 14%, Dr. Batista, 13%, e Maria Iraclézia, 10%, e Wilson Quinteiro com 9%. Poderiam votar em todos, 18% dos entrevistados e não sabem/não responderam, 10%.

Comentários encerrados.