Deputados podem abrir CPI para investigar pedágio no Paraná

Deputado Nelson Luersen.

A Assembleia Legislativa do Paraná poderá instalar uma CPI para investigar a atuação das empresas de pedágio no estado. Os parlamentares paranaenses têm como fato novo a denúncia de Cleiton Kielse (PEN), que subiu à  tribuna da Casa, na última segunda-feira (15), para dar nomes aos “bois”, ou seja, apontou colegas que supostamente fariam parte de uma “Máfia do Pedágio”.

Kielse declinou os nomes dos deputados Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia; Plauto Miró (DEM), primeiro-secretário; Ademar Traiano (PSDB), líder do governo; e Ney Leprevost (PSDB). Todos negam as acusações.

Na tarde desta quarta-feira (17), Rossoni explicou que “devido ao trâmite de documentos” não foi possível instalar a CPI do Pedágio no em julho passado.

O deputado Kielse, por sua vez, afirmou em público que a investigação das concessionárias não prospera porque há uma máfia atuando a favor do pedágio dentro do parlamento.

Diante desse imbróglio todo, o deputado Nelson Luersen (PDT) anunciou que está redigindo um requerimento para tentar, novamente, instalar a CPI do Pedágio. Segundo ele, 12 parlamentares já teriam sinalizado que assinarão o documento. Para vingar a comissão de investigação são necessárias 18 assinaturas.

Quero ser o primeiro a assinar!, adiantou Rossoni. Adelino Ribeiro (PSL) também já manifestou apoio. O líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), se manifestou contra a investigação.

Na segunda-feira, quando analisarmos as assinaturas, vamos saber realmente quem quer esclarecer essa questão!, provocou Kielse.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O vlor cobrado pelo trecho Curitiba-Litoral é um verdadeiro absurdo. Fui até Laguna SC há duas semanas e gastei R$15,00 reais, ida e volta, em um trecho de 800 Km. Pagar R$30,00 reais p/ rodar não mais q 250 Km é extorsão. Conheço pessoas q preferem ter casa em SC mesmo gastando mais tempo e combustível a ter q pagar esse valor exorbitante. Espero q a CPI tenha êxito e faça com q o valor cobrado passe a ser justo. Desta forma muitas pessoas, assim como eu, terão prazer em retornar ao litoral paranaense.

  2. O que sabemos, aqui em São Paulo, é que tucanos e demos vão lutar contra
    a CPI, duvido que saia…

  3. principalmente pedagio ourinhos sp.divisa com paraná,há uma liminar parada supremo tribunal federal,onde esta prejudicando povo.

  4. Essa CPI deveria ter saido a muito tempo tem gente que já deixou a assembleia e esta em outra esfera que com certeza engordou a conta dizem que se tornou mais rico da assembleia conforme anuncio da folha de Londrina no dia 19 de junho de 2010 na folha política pagina 3.

  5. Não vai sair nada. Os donos do pedágio não deixarão seus deputados abrir. Após mais de 10 anos com esta história do pedágio e usado em discursos do Requião, que nada fez, depois Richa que nada fez até agora. Alguém acha que vai sair?

  6. o estado do parana ja herdou essa conduta ,desde 1853.donde viemos ,e a onde paramos, so que não vamos .cpi e assim se o pai não aceita, o filho tambem não! o parlamento provincial nunca deixara uma cpi decolar.. viva o marechal que traiu dom pedro!

    • Você está certíssimo, em 1853, no ano que foi criada a provincia, o Paraná teve como 1º presidente provincial um dos piores brasileiros de todos os tempos, Zacarias de Góes e Vasconcellos, totalmente vendido aos interesses ingleses.

  7. Nesse negócio dos pedágios, que é uma verdadeira mina de ouro sem fim, deve ter muito trambique nos quais muita gente graúda levou ou leva muita grana. Por isso que os “mui nobres” deputados fazem de tudo para dificultar a instalação da CPI.

  8. Parabens Deputado. Percisamos passar esse Paraná a limpo. O povo está com as pessoas de bem deste estado. Chega de mentiras e enganção.

  9. Porque que o senhor Ademar Traiano é contra essa CPI do pedágio? Quem não deve não teme.

  10. Podem?
    Brincadeira, já deviam ter aberto a muito tempo.
    O pedágio no Paraná é o mais caro do MUNDO, os usuários das praças de pedágio e a economia do estado do Paraná clamam por essa CPI!!!