Em Londrina, manifestantes fazem ‘velório da corrupção’

por Loriane Comeli, via Folha de Londrina

Movimento exige a saída definitiva de Ribeiro do comando do Executivo.

Entoando canções com melodias fúnebres, integrantes do Movimento Popular de Combate à  Corrupção Por Amor a Londrina fizeram ontem, no final da tarde, o ”velório da corrupção”, sepultando um caixão com os nomes do prefeito José Joaquim Ribeiro (sem partido) e do ex-prefeito Barbosa Neto (PDT). Foi mais um ato em favor da renúncia do prefeito, que admitiu ter recebido R$ 150 mil de propina.

Com túnicas pretas, segurando velas e uma cruz ”vestida” com um uniforme escolar, os manifestantes deram a volta na praça do Centro Cívico, entraram na prefeitura e, pelos corredores, cantaram, de forma melodiosa: ”Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão…”. Subiram até o segundo andar, onde está o gabinete do prefeito.

O secretário de Defesa Social, major Raul Vidal, interveio, tentando impedir o prosseguimento da comitiva, mas acabou cedendo, impondo como limite a antessala do gabinete. Lá, sobre a mesa de centro, depositaram o caixão e fizeram rápidos discursos, o que chamou a atenção de muitos servidores que ainda estavam no prédio. ”Foi uma manifestação pacífica e não houve motivo para usar força policial”, comentou o secretário, que estava acompanhado de vários guardas municipais.

Questionado sobre eventual desconforto, por ter o representante máximo do município ”enterrado” por corrupção, Vidal esquivou-se. ”Sou um técnico e não tenho ação política. Não cabe a mim julgar.” Nelson Brandão, presidente da Codel, que presenciou o final do protesto, também foi econômico ao comentar a situação do ”chefe”. ”Meu cargo é técnico.”

Após o ato na antessala do gabinete, os manifestantes voltaram para a frente da prefeitura, onde estão há quase uma semana fazendo protestos diários. Realizou-se um culto ecumênico. ”O prefeito está demonstrando covardia, molecagem e egoísmo ao não renunciar”, afirmou em seu sermão o padre João Pires, da Paróquia Santa Mônica, após ler trechos da Bíblia sobre roubo e corrupção.

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. TERIA QUE LEMBRAR OS ESCANDALO LA NO VATICANO TAMBEM. USAR A BIBLIA COMO CACETE PARA ESPANCAR ,EU NÃO ACHO CERTO! A CULPA DA RUSSIA CAIR NO COMUNISMO ,FOI DA IGREJA ORTODOXA ,SEGUNDO OS HISTORIADORES.PASTORES QUE PEDEM DINHEIRO 24 POR DIA ! PARA QUE?

  2. Isto mesmo. E vão votar no Belinatti para prefeito. Os Belinatti são honestos, só roubam o necessário.