Ibope (Ibeto) divulga na sexta nova pesquisa sobre a disputa em Curitiba

O Ibope registrou há pouco uma nova pesquisa sobre a disputa pela prefeitura de Curitiba. Serão entrevistados 602 eleitores entre os dias 19 e 24 de agosto. A contratante é a RPC TV/Gazeta do Povo.

De acordo com informações no site do TSE, a pesquisa Ibope, ou “Ibeto” para as tropas de Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Jr (PSC), será divulgada na sexta-feira (24).

O que chama a atenção no registro da pesquisa, no site do TSE, é a semelhança do registro da Promidia (DataPT), impugnado ontem pela coligação do prefeito Luciano Ducci (PSB), com o Ibope (Ibeto).

Por que o Ibeto pode e Promidia não pode? Com a palavra o Ministério Público Eleitoral.

Será que alguém terá coragem de pedir a censura do Ibeto?

A seguir, compare as informações dos registros da Ibeto (Ibope) e da DataPT (Promidia):

Informações sobre o registro do Ibeto (Ibope):

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

Representativa do eleitorado da área em estudo, elaborada em dois estágios. No primeiro estágio fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado como base para tal seleção. No segundo e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes foram selecionados através de quotas amostrais, proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: Sexo, Idade, Grau de instrução e Ramo de atividade, de acordo com o perfil do eleitorado. O nível econômico é assegurado através do controle das variáveis descritas acima da dispersão geográfica da amostra. Em relação à  ponderação, devido à  metodologia amostral adotada, os fatores de ponderação a serem aplicados em toda as variáveis (sexo, idade, grau de instrução ramo de atividade e posição na ocupação), assumem valor igual a 1(um). O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4 (quatro) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Informações sobre o registro da DataPT (Promidia):

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

Representativa do eleitorado da área em estudo, elaborada em dois estágios. No primeiro estágio fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários onde as entrevistas serão realizadas, pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado como base para tal seleção. No segundo e último estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes foram selecionados através de quotas amostrais, proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: Sexo, Idade, Grau de instrução e Ramo de atividade, de acordo com o perfil do eleitorado. O nível econômico é assegurado através do controle das variáveis descritas acima da dispersão geográfica da amostra. Em relação à  ponderação, devido à  metodologia amostral adotada, os fatores de ponderação a serem aplicados em toda as variáveis (sexo, idade, grau de instrução ramo de atividade e posição na ocupação), assumem valor igual a 1(um). O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Propaganda comprada e com dinheiro do povo ainda por cima !!!

  2. È pra rir dessas pesquisas mesmo. Na verdade eu acho TODAS, uma grande embromaçao

  3. Eu ainda desconfio muito dessa tal crescente dos 16% para 25% do Ducci, assim tao rapidamente! Pra mim papos rolaram…

    Um cara com indice de rejeição relativamente alto e com tantas falhas de gestao nao pode ter ganhado quase 10% de uma pesquisa para outra

  4. Certeza que agora ele vence no primeiro turno…

  5. Impugnação já. Se os outros não podem, então ninguém pode. Simples assim.

  6. Malacos….malacos…malacos……

  7. Esse crédito do IBETO deve ser dado a rafael Greca e seu sarcastico humor, aliás de um de seus coordenadores que denunnciou os desvios de metodologia de pesquisas nesse blog.
    O mesmo que avaliou que as pesquisas são usadas pelos palacianos para formar opiniões e não correspondem a verdade, o que esperar de um Governador que censura, promove jantares com as damas casadas com os Grandes mafiosos empreiteiros do Paraná.
    Ponham ordem na casa Senhores membros do MP Eleitoral sob pena de ficarem desmoralizados. Dizem até que tentaram contratar o tal cientista político para atuar no Todos juntos mas o gajo não topou, não topa tudo por dinheironem do ratinho, sera que esse fanatismo por Rafael é uma amizade colorida? Com a palavra Rafael Greca e Sr Sucupira.

    • Mais que sacanagem, o povo fala fala, e ninguem prova nada ! Nunca foi provado naaada ! nunca foi provado nenhuma irregularidade em quaisquer que seja a pesquisa feita pelo ibope ! Parem se ser cavalos mandados e vamos fazer politica seria, não fiquem só atirando pedras um no outro !

  8. O BOPE DEVERIA FAZER UMA VISITA NO IBOPE. O IBOPE NÃO CREDIBILIDADE NENHUNA.

  9. LAVEM O IBOP MARROM