Enquete: Qual candidato a prefeito venceu o debate em Curitiba?

Os seis candidatos acham que venceram o debate. Foto: blog Boca Maldita.

Ontem à  noite rolou o debate na Band TV entre seis candidatos a prefeito de Curitiba, retransmitido ao vivo por este blog. Cada torcida puxa brasa para sua própria sardinha. Nada mais normal. Por isso o blog faz a enquete hoje: “Quem venceu o debate em Curitiba?”.

Carlos Moraes, do PRTB, se diz vitorioso porque nem estava escalado e conseguiu entrar em campo aos 48 minutos do segundo tempo; o microfone de Gustavo Fruet, do PDT, que falhou em duas oportunidades, também foi destaque; Rafael Greca, do PMDB, afirma que venceu o confronto porque chegou ocupar o Trending Topics Brasil no Twitter; Ratinho Jr, do PSC, acha que fez bonito; Bruno Meirinho, do PSOL, em versão soft, acredita que foi o melhor porque defende o fim das catracas; e Luciano Ducci, do PSB, botocado, garante que deu um baile nos adversário porque tem obras a mostrar.

Afinal, caro leitor, quem você acha que venceu o debate?

Participe e dê a sua opinião. A enquete está no lado direito superior do seu navegador.

Em tempo: a enquete registra apenas um voto por IP (máquina).

Resolução do TSE 23.364/2012:

Art. 2!º Não estão sujeitas a registro as enquetes ou sondagens.

!§ 1!º Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverá ser informado que não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei n!º 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

!§ 2!º A divulgação de resultados de enquetes ou sondagens sem os esclarecimentos previstos no parágrafo anterior constitui divulgação de pesquisa eleitoral sem registro e autoriza a aplicação das sanções previstas nesta resolução.

71 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Greca é claro, os demais candidatos são muito fracos, se o Greca não for eleito será uma trajédia, o que segundo as pesquisas vai ocorrer.

  2. Com certeza Rafael Greca.Este tem conhecimento e carisma.Já Luciano Ducci teve alguns problemas : “ser o prefeito da copa do mundo” (inspiradíssimo!),”CAS educadoras”,”Nós SAMOS”,”Ni um”,e mesmo assim,foi ovacionado(!) e carregado pelos seus “correligionários”.
    Vale ressaltar que Rafael Greca,além de ser culto,ama nossa cidade.Não precisou de marcha para Jesus.

  3. RAFAEL GRECA. Sem dúvida o melhor e mais preparado de todos os candidatos. Conhece Curitiba em todos os seus detalhes e já provou sua capacidade de administrador sério e competente. E acima de tudo transparece de forma incontestável o seu amor por Curitiba. Quem ama, cuida…

  4. Com candidatos tão despreparados só podia dar Greca!!! Ratinho Júnior nem sabe a diferença de “penúria para penumbra”!! pena que o que fala mais alto é o Marketing e não a verdadeira vocação!!!!!Greca nosso eterno Prefeito!!!

  5. O Rafael Greca é realmente imbatível na hora de falar, é um candidato muito experiente e inteligente, sabe como tudo funciona e como dar respostas desconcertantes. Se eu não votasse Fruet por achá-lo o mais íntegro disparado, eu votaria Greca.

    Ducci chegou a dar pena, aquele cara não consegue juntar duas palavras. Suas propostas eram uma versão mascada muito menos carismática do Richa, sem falar que ficou totalmente incoerente em vários pontos.
    Ratinho não tem experiência. Com certeza teve algumas aulas com o pai sobre comunicação, pois não se mostrou um completo perdido, mas não venceu o debate por se perder em pontos simples.
    Fruet foi extremamente intelectual (como sempre é), e mostrou competência. Também acho que não venceu pois o Greca realmente falou muito bem. Mas deu para notar que é o melhor candidato.

    • concordo com vc colega. O ducci e o novo mascote da copa tatucci.a unica coisa q ele fez em curitiba foi buraco em vespera de eleiçao.

  6. Greca,is the best.

  7. Entre os 4 mais votados, Rafael Greca foi o melhor, isso não é novidade. Soube dosar projetos, comunicação erudita e popular, usou a inteligência e o coração. O Ducci se saiu bem, fez o possível, foi ao seu limite e se esforçou. Mas ele passa uma tristeza tão grande em ser prefeito, e tem uma raiva no tom de voz que parecia que era da oposição. Ratinho Jr foi melhor que o Ducci, apesar da precariedade dos projetos. Entre o grandes Fruet foi o pior da noite. Técnico e monocórdico. O melhor do programa do Fruet vem do PT, mas nenhum projeto que não esteja pulverizado entre as ações do Greca e o Ratinho. Mas soube dizer tudo na ponta da língua. O debate foi muito longo e todos os candidatos estão de parabéns pelo esforço físico e mental em meio a campanha.

  8. O dutti pra chegar aos pés do FRUET, precisa melhorar muuuuito !!!

  9. O ratinho Junior, teve uma postura fantástica, exelentes idéias e acredito que subirá nas pesquisas. O graca tbm falou bem, mas nao consiguirá muito mais que propem e está sozinho nesta campanha. O ducci parece um boneco de cera falando, estamos cansados de tantas demagogias, o gasto nessa campanha é simplesmente extraordinário e o dinheiro é nosso. Ontem fora do debate gastou horrrores com fogos e agrediram os peq grupo do candidato Tatinho que estava fazendo um trabaho pac’fico e cordial. Eu voto 20.

  10. Ducci e ponto!

  11. Sem dúvida nenhuma para quem nasceu e conhece muito bem Curitiba, as melhores explicações e propostas com coerência foram apresentadas pelo atual prefeito Ducci e pelo candidato Fruet (com algumas ressalvas para ambos). Ratinho se mostrou despreparado para um cargo importante como este, Greca vive num mundo de conto de fadas, Moraes e Bruno sequer merecem ser mencionados tamanha medíocridade em suas explanações.

  12. Greca, Ratinho e Carlos Moraes. o Fruet não tava com nada e o Luciano é sem comentários.

  13. Eu já sabia que o Greca colocaria os outros nos bolsos, então para mim não é surpresa nenhuma.

  14. Greca foi o melhor, Ratinho Jr. foi bem, Fruet mais ou menos, Morais e Meirinho são figurantes, mas o Ducci foi só decepção, da segurança publica ele fala que NÃO é responsabilidade do prefeito e sim do estado e do governo federal, depois diz que vai instalar câmeras nos terminais, na saúde jogou o problema para quem mora na região metropolitana, de resto só promete, promete e promete, além de não ter nada de carisma e comando, não passar firmeza.

  15. Com certeza quem saiu bem no debate foi candidato Rafael Greca que tem um conhecimento extraordinário de nossa capital, é uma extremamente capacitada para governar a capital paranaense, o coitado do ducci nem falar sabe, tem fazer um aulas de fonoaudiologia, sugiro que procure um médico, parece que tem uma batata na boca é um coitado, sobra de governador que aí está e também não faz absolutamente nada, a insegurança na nossa capital está cada vez aumentando mais, na época do Roberto Requião a criminalidade era bem menor, mas o ducci e o beto são farinha do mesmo saco, não valem nada….

  16. O Greca se saiu melhor pelo seu conhecimento Urbanistico, os demais eram discursos evasivos.

  17. C/ certeza o melhor preparado e mais qualificado: Dr. Luciano Ducci!

  18. A máquina da prefeitura e do estado nas redes sociais. Podemos ver como os estagiarios do ICI estão a disposição de Luciano Ducci nesta enquete. Os comentários são todos pautados com mesmos raciocínios significando que os comissionados do centro cívico estão todos “trabalhando”, em férias, de licença, a disposição da campanha. Assim até o Linguiça do Circo consegue ir bem em debate.

  19. Nossa, pelos comentários desse blog o Greca tá com 75% da eleição ganha hahahahahahahahaha.

  20. OLHA, PELO Q EU OBSERVEI NO BLOG DO ESMAEL, O GRECA DEU UMA LAVADA NOS OUTROS CANDIDATOS, DOS 41 COMENTARIOS, 20 COMENTARIOS DISSERAM Q O GRECA VENCEU O DEBATE, CONTRA 5 COMENTARIOS DO SEGUNDO COLOCADO, A MINHA SURPRESA FOI O FRUET, POIS SEGUNDO OS COMENTARIOS, ELE Ñ SE SAIU MUITO BEM. LOGO… O GRECA GANHOU DE GOLEADA, O DEBATE.

  21. Luciano Ducci eu não sabia que a população de Santa Catarina é o dobro da do Paraná. Têm que ser muito alienado para achar que ducci venceu o Debate.

  22. Luciano Ducci, é Prefeito de Curitiba, venceu debate e com certeza vencerá mais essa eleição… É Ducci e ponto final.

  23. Parabéns! Não sei dizer se fiquei mais alegre ou muito emocionada com voce, meu, nosso Prefeito Querido. Me deu a esperança que a nossa Cidade será novamente orgulho Nacional ou Mundial como foi já foi em sua gestão na Prefeitura. Seu carisma, alegria, sabedoria, luz própria, conhecimento, coragem e acima de tudo valores fundamentais do que é adorar a sua terra, amar a sua família (quando mencionou a nossa Querida Margarita fiquei totalmente emocionada), enfim, a preocupação fundamental de ser humano para ser humano como um todo. Adorei e mais ainda sou sua fã! Beijos muito carinhosos a voce meu bom Rafael, Margarita, em toda a equipe que luta junto de voce e claro salientando o trabalho do meu grande amor Zé (rsrs) que para todos é o Sucu.

  24. Rafael Greca sem dúvida… Fiquei surpreso quanto ao desempenho do Fruet, que oratória foi aquela? uma palavra, uma frase; ele é assim ao natural?

  25. Com certeza os melhores foram o Greca e o Ratinho Junior, o Gustavo tava com medo de perguntas sobre o mensaLÃO, o atual prefeito muleta so falava do betoinho!!

    Rafael Grega e Ratinho Junior foram os melhores!!!!

  26. Luciano com certeza!!!

  27. Luciano Ducci se mostrou um pateta que mal consegue falar, além de passar por um papel constrangedor de tentar mascarar problemas da cidade que todos são capazes de perceber. Não apenas isso, tentou disfarçar sua péssima gestão com a famosa estratégia de fazer obras apenas em ano eleitoral e usar uma frase que já é clichê para candidatos de situação : “A cidade esta parecendo um canteiro de obras”.

    Ratinho, como disseram anteriormente não marcou posição e pareceu afoito e despreparado, Fruet mostrou ter conhecimento sobre a cidade e apresentou boas propostas, mas não parece ter o carisma necessário para vencer uma eleição bem como para representar uma cidade. De todos os que mais mostrou entusiasmo, conhecimento e preparo foi Rafael Greca. Sem duvidas venceu o debate. Se vou votar nele? Não sei..

  28. Olha sem sombra de dúvida RAFAEL GRECA foi o melhor!
    Perfeito…
    Prefeito…
    Prefeito Prefeito…
    Ou: Perfeito Prefeito…
    Só deu RAFAEL -15 – No DEBATE DA BAND!
    Parabéns Prefeito!

    O que me chamou a atenção também foi o apagão do Fruet.Parecia que estava dormindo. Só piscava muito, até parecia luzinhas de Natal, aliás aí uma boa solução poderemos economizar, é só colocar o Fruet no meio da cidade que teremos ornamentação de pisca pisca sem gastar um tostão.kkkk

  29. Curitiba precisa de gente nova no poder e novos ideais…Fruet e Ratinho…

  30. Clareza, objetividade nas idéias e exposição das mesmas. Concentração no coração, inteligência e em Curitiba, nas propostas transformadoras para o futuro, as melhores, mais tecnicamente fundadas e amparadas, ajustadas ás necessidades da cidade atual, por quem melhor aplicará como arte funcional, urbana e social a luz que guiará a prosperidade do povo.

  31. Quem venceu foi o Prefeito atual Luciano Ducci, sempre lúcido e com conhecimento total dos problemas e soluções para Curitiba.
    Pois conhece como ninguém o Município de Curitiba.
    Parabéns Prefeito Luciano

  32. Caro Thiago Porto,
    Seu comentário foi perfeito! Falou e disse! Faço das tuas palavras as minhas…

  33. O GRECA SEM DUVIDA CONHECE CURITIBA MAIS DO QUE TODOS,
    O LUCIANO QUANDO FALOU NO NOME DO BETO RICHA,PERDEU O ENCANTO
    SE FOSSE FRUET PREFEITO, E RATINHO VICE A ELEICAI JA TAVA GANHA.
    MAIS VAMOS VER OS PROXIMOS DEBATES

  34. Greca mostrou sabedoria, experiência e humildade….

  35. Rafael Greca.
    Sem dúvida nenhuma.

  36. analisando o debate em poucas linhas, o fruet, fala muito dificil, não sei se tem capacidade suficiente pra governar pra cidade inteira, o ratinho, promete demais, não sei se tem condições de cumprir o que promete, o ducci, teve meio mandato pra provar alguma coisa, só começou fazer agora na ultima hora com o desespero, com medo de perder a eleição, o greca é um excelente discursador, ja foi prefeito, conhece a cidade e pode ser um bom nome pra governar a cidade com conhecimento de causa. os outros dois… quem são os outros dois mesmo???

    na minha ótica, o greca é o melhor e mais apto pra assumir curitiba pelos próximos 4 anos

  37. Quem venceu, não sei, só sei que o pior foi o Fruet…

  38. O Ratinho Junior mandou bem!!! apresentou suas propostas para resgatar a nossa cidade!!!

  39. Luciano Ducci!

  40. Ducci venceu o debate?
    Tem que ser muito puxa-saco, para votar no Luciano!

  41. u sonu venceu uai!!! muitiu ruim!!!
    us candidatu num podi fazE prigunta um pru otro? ten grasa nao.

  42. Com certeza, Rafael Greca!

  43. EMPATE TÉCNICO ENTRE GRECA FRUET E RATINHO ,COM O GRECA COM UM PONTO NA FRENTE MAS CONSIDERANDO A MARGEM DE ERRO DÁ EMPATE.

  44. Concordo com o Thiago Porto. Greca é dos candidatos o que tem o dom da fala, ja fez uma prefeitura com grande aprovação saiu se nao me engano com 93% de aprovação. Acredito que Greca sera um bom prefeito. O Fruet é um candidato tecnico, mas acho que o Fruet deveria ser senador e nao prefeito, minha humilde opiniao, acho que ele esta mais por dento da maquina em Brasilia. Ratinho Jr tem que comer ainda muito feijao para chegar a prefeitura, nao tenho duvidas que ele sera prefeito mais nao agora.
    Ducci, Esse esta fora.

  45. É até covardia, Rafael Greca venceu com facilidade. Os demais têm que melhorarem muito. Luciano Ducci se perdeu diante das Críticas a sua administração, em alguns momentos, quando foi abordado o tema saúde por exemplo, não conseguiu nem justificar a sua administração, foi literalmente detonado.
    Os demais se apresentaram de forma muito discreta, nenhum se sobressaiu nem se comprometeu.

  46. Nessa ordem: Greca, Carlos Moraes, Ducci, Ratinho, Fruet, Meirinho.

  47. Greca está anos luz à frente dos demais.
    Luciano Ducci após o Segundo Bloco se perdeu e foi detonado pelas críticas à sua fraca administração.
    Gustavo Fruet excessivamente técnico, parecia um candidato que esta se candidatando a uma vaga do Legislativo, parecia um Deputado, porém, não foi mal.
    Ratinho Jr. cometeu alguns deslises, porém, teve uma participação razoável, com o tempo e mais experiência tende a melhorar muito.
    Os demais … ?

  48. Fruet e Greca os mais convincentes,um segundo turno com ambos seria o quase melhor para Curitiba.O melhor mesmo para o povo de Curitiba,seria um vice do outro,que infelizmente neste momento político é impossível.

  49. GRECA É IMBATIVEL! VENCEU DE GOLEADA! É O MELHOR CANDIDATO!

  50. Aonde vota? Gostaria de saber pois queria dar minha opniao.

  51. Nãoooo vao aceittarrr meu comentario?????

  52. Vamos #Juntos40 nessa!

    Luciano na cabeça e no coração por uma Curitiba melhor!!!

  53. Oq eu esta acontecendo no blog de vcs?são contra o Ducci??Não estou conseguindo votar, e alem disso o Fruet esta subindo cada vez + e +, e nao conseguimos Votarr??????????????

  54. Adorei o debate,pra mim deu Luciano na certa!!!

    Gostaria de saber onde votar,pois gostaria de dar minha opniao.

  55. Dormi no meio de tão enfadonho…mas até onde eu vi o Greca estava colocando os outros no bolso, e olha que não estava tão bom assim…o Ducci,coitado, muito fraco…chegou a dizer que a população de Santa Catarina era o dobro da do Paraná…o Ratinho e o Fruet fraquíssimos para o debate, não sei qual o pior…O Carlos Moraes ridículo…o Meirinho ficou em segundo,mas precisa melhorar para o próximo!

  56. Com toda certeza, quem venceu e falou bem no debate foi o atual Prefeito de Curitiba, o Luciano Ducci, ele provou que conhece a nossa cidade, provou oq ele é capaz de fazer por nossa cidade, ele agiu naturalmente e falou mto bem, eu tenho certeza que ele é o unico apto a continuar administrando nossa cidade.

  57. Ducci foi bem, achei que foi o melhor, esteve sempre mais tranquilo, e convenhamos que ele é o mais coerente e realista…

  58. Com certeza não foi o Fruet. Tava com o c… na mão com medo que perguntassem sobre sua ligação com o PT e o chefe do mensalão.

  59. Cara, insuportável olhar para o Fruet. Uma palavra trinta piscadas de olho. Não dava para entender ele falando, parecia um motor tentando ligar. Ratinho Jr. e Greca foram os melhores. Esperava mais do Fruet.

  60. Entre bacanas, metrôs, calçadas, estação de tratamento de esgoto…aliás com parquinho para as crianças do entorno para amenizar o odor…população convivendo com sapos e rãs…trânsito….radares…omissão das coligações…trocando em miúdos “Pouco Muro pra muito candidato!”. Quem ganhou o debate? Sem dúvida nenhuma, foi a Rede Bandeirantes. Uma sugestão de chamada para o próximo encontro (entenda-se debate) “Os cinco que viraram seis”

  61. Quem entende de pão melhor? O padeiro ou outro qualquer? Ducci está no comando da prefeitura é mais que obrigação pra ele ter obras pra mostrar, afinal de contas, ele usa o nosso dinheiro para fazer isso. Não é nenhum mérito pra ele mostrar as obras é mais que obrigação. Agora quem entende mais de pão eu, você ou o padeiro? Ducci e o padeiro são a mesma coisa. Eles tem obrigação de ter algo a mais que qualquer outro, pois estão no poder. Apesar de estar no poder DUCCI tem muias falhas e podres. Imaginem se ele fosse um candidato comum.

  62. Greca, claro. Agora, se a pergunta fosse quem perdeu o debate, o vencedor (perdedor) seria o Fruet, disparado. Este cara é pior que poste, nem o Lula 24 horas por dia com ele é capaz de mudar este quadro.

  63. Greca venceu, naturalmente que sua habilidade em discursar é ressaltada nessas ocasiões.
    Fruet foi técnico demais, a pessoa mais humilde não consegue entender suas propostas.
    Por outro lado ratinho Junior fez tanta promessa que fica difícil acreditar que possa realizar alguma.
    Ducci foi só para defender sua meia-gestão não apresentou nada de novo.

  64. Eu venci o debate.
    Estava tão maçante a ponto de dar sono. Mas eu venci o sono e assisti até o final.