Gustavo Fruet pedala em Curitiba

Em campanha, Fruet pedalou ao lado de ‘bikers’. Fotos: Everson Bressan.
Na ensolarada tarde deste sábado (dia 21), o candidato a prefeito de Curitiba Gustavo Fruet (PDT) pedalou com grupos que defendem a maior utilização da bicicleta como meio de transporte em Curitiba. Partindo do prédio central da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, Gustavo e os demais ciclistas percorreram um trecho de cerca de dois quilômetros pelo centro da cidade, passando pelas ruas Amintas de Barros, Gal. Carneiro, XV de Novembro, João Negrão, Sete de Setembro e Barão do Rio Branco, até fechar o passeio em frente ao Paço Municipal.

No local histórico da cidade, o candidato da Coligação Curitiba Quer Mais! assinou a carta-compromisso com 10 Pontos para uma Cidade Ciclável, preparada pela Associação CicloIguaçu, com itens para melhorar e efetivar o uso de bicicletas como meio de transporte do curitibano, incluindo questões de trânsito e incentivos.

Esta pedalada é uma demonstração do compromisso de mostrar que é possível incentivar os modais, incentivar o uso da bicicleta. E mostrar que esse é um processo de conscientização que exige uma posição e uma postura desde já para uma melhor solução a médio e longo prazo!, disse Fruet.

O candidato do PDT comentou que é necessário que as pessoas entendam que, para viver numa cidade que cresce, que tem tantos desafios, é preciso pensar na qualidade de vida, em definir qual a sua prioridade: o transporte motorizado individual ou o transporte público e alternativas como a questão da bicicleta.

Mais até que imaginar que nós teremos muitos usuários de bicicleta, precisamos demonstrar que esse processo de conscientização pode gerar uma evolução, uma mudança de comportamento. Temos um compromisso também de investir em infraestrutura e, em especial, em conscientização, numa mudança de atitude!, continuou.

Durante o passeio, os líderes do movimento pelo uso da bicicleta foram mostrando e explicando a Fruet algumas das mudanças necessárias na cidade para permitir um uso mais seguro das ruas pelos bikers, como a adoção de mais faixas especiais e guias rebaixadas.

Economia

Mostramos a ausência de uma infraestrutura específica para o uso de bicicleta em Curitiba. E a participação do Fruet nessa bicicletada foi muito importante, porque ele pôde sentir na própria pele as dificuldades que passamos todos os dias nas ruas!, confirmou Danilo Herek, do site Ciclo Ativismo.

Ele se dispor a fazer isso foi muito significativo e marcante para defendermos a cultura da bicicleta. As pessoas precisam mudar seus conceitos sobre o uso do carro!, continuou.

Jorge Brand, coordenador geral da CicloIguaçu, disse ter ficado muito satisfeito com a adesão de Gustavo Fruet a um documento que representa uma reivindicação genuína, de priorizar as pessoas e não a circulação dos carros.

à‰ muito importante inserir esta questão na pauta desta eleição. Não dá para o próximo prefeito ignorar o uso da bicicleta com meio real de transporte!, afirmou.

Deixe um comentário