Blog do Esmael

A política como ela é em tempo real.

Copel terá que explicar compra de avião para Aneel

por Ivan Santos, via Política em Debate

Deputado Tadeu Veneri (PT).

Autor de uma ação popular questionando a compra de um avião modelo King Air 350 pela Copel, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) informou hoje que a operação também está gerando dúvidas na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Através da Superintendência de Fiscalização Econômica e Financeira, a Agência requisitou à  direção da Copel os estudos realizados para a compra do avião.

A Copel comprou o avião em janeiro deste ano e, conforme um convênio firmado com o governo do estado, a aeronave também poderá ser usada pelo Executivo. A Aneel quer saber se o governo irá pagar pelo compartilhamento do avião e também pede explicações sobre a razão de a Copel Transmissão e Geração de Energia ter bancado integralmente o investimento.

No relatório, em que foram analisados outros aspectos da companhia em uma inspeção de rotina, a Aneel pergunta se há previsão de pagamento pelo governo do Estado pelo uso.

Na ação movida no ano passado, e que tramita na 4!ª Vara da Fazenda Pública em Curitiba, Veneri aponta supostos indícios de que a compra do avião teria sido direcionada. De acordo com o deputado, a aeronave fornecida pela empresa vencedora da licitação seria a única que atenderia a todas as exigências previstas no edital.

Comentários desativados.