Segundo a Veja, Luciano Ducci é o “Rei do Gado”

Ontem, antes mesmo da edição de Veja circular chegar à  capital paranaense, o prefeito Luciano Ducci, do PSB, rápido no gatilho, divulgou uma nota oficial desmentindo a publicação. O semanário insinua que o prefeito é o “Rei do Gado”. A seguir, a íntegra da reportagem bombástica contra o aliado do governador Beto Richa (PSDB):

Sucesso público e privado

Fac-símile da reportagem. Clique na imagem para ampliar.

* Premiado como exemplo de gestor, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, será investigado por aumento suspeito de patrimônio

por Otávio Cabral

O médico Luciano Ducci, prefeito de Curitiba desde 2010, é considerado um administrador exemplar. No fim de 2011, ganhou o prêmio Prefeito Inovador, por sua gestão eficiente. Em seguida, recebeu o troféu Prefeito Amigo da Criança, pela redução da pobreza infantil, e também um reconhecimento da Organização Mundial de Saúde, por seu projeto Mãe Curitibana. Para coroar seu sucesso, o Datafolha o apontou como o melhor prefeito de capital. Com esse currículo. Ducci, do PSB, é favorito à  reeleição. Mas, se na vida política ele acumula tantos feitos, nos negócios privados suas conquistas são ainda mais impressionantes. Ducci e sua mulher, Marry, recebem juntos pouco mais de 20.000 reais por mês. Mesmo assim, o casal conseguiu acumular nos últimos anos um patrimônio avaliado em mais de 30 milhões de reais e que inclui dois apartamentos, duas fazendas, gado e oito terrenos. Tamanho êxito chamou a atenção do Ministério Público do Paraná, que, nesta semana, abrirá um inquérito para investigar o crescimento patrimonial da família.

Luciano e Marry são médicos e servidores da Secretaria Municipal de Saúde desde a década de 80. Em 2002, ele entrou para a política ao eleger-se deputado estadual. Dois anos depois, foi eleito vice-prefeito na chapa de Beto Richa, do PSDB. A parceria se repetiu em 2008, quando a dupla foi reeleita. Naquele ano, o casal Ducci tinha um patrimônio de 1 milhão de reais. Em março de 2010, quando Richa deixou o cargo para se candidatar ao governo, Ducci assumiu a prefeitura. Meses depois, em dezembro, deu seu grande salto patrimonial. Numa guinada radical, o casal Ducci mudou a função social da sua clínica médica, transformando-a numa empresa agropecuária. O prefeito e a primeira-dama passaram a investir na compra de imóveis em Curitiba e de terras e gado em Mato Grosso. Com propósitos que serão investigados pelo MP, os bens foram colocados em nome dos filhos, que transferiram seu usufruto para os pais.

Hoje, Ducci e a mulher têm dois apartamentos em Curitiba avaliados em mais de 6 milhões de reais, 30 milhões de reais em terras e mais de uma centena de bois. A cobertura onde o casal mora tem 1.000 metros quadrados e fica no bairro Batel, o mais valorizado de Curitiba. Avaliado em 5 milhões de reais, o imóvel foi adquirido pela empresa dos Ducci por 1,5 milhão de reais, vendido a seus filhos um ano depois e devolvido em seguida para o casal por meio de uma procuração de usufruto definitivo.

Outra situação que o prefeito terá de explicar ao MP diz respeito ao capataz de uma de suas fazendas, Cícero Paulino. Por três anos, ele recebeu 6.000 reais como funcionário da prefeitura de Curitiba, mesmo trabalhando a 1.200 quilômetros de distância, em Mato Grosso.

No site da Fazenda Roda Viva, Paulino aparece como responsável pela administração. Por esse tipo de gestão inovadora!, o prefeito Ducci certamente não receberá nenhum prêmio. Ducci alega que a família da mulher é rica e sempre teve terras no Paraná. Mas não estabelece relação entre as propriedades da família dela e os bens adquiridos pelo casal.

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É.. e o povo se recusa a discutir política!! É o fim, até quando seremos enganados por essas pessoas.
    QUEM NÃO DISCUTE POLÍTICA SE TORNA REFÉM DELA!!!!!!!!

  2. A REALIDADE POLÍTICA TEATRALIZADA. Lendo o Martin (junho 18, 09:55h) falando em início de obras, me veio à lembrança aquele “CAUSO” ocorrido em uma cidade bastante conhecida do litoral paranaense, de porto pujante…Pois bem, então disse o Vereador para o Encarregado da Obra que estava em fase de início: “O meu filho me pediu um carro de presente”. O Empreiteiro: “-O que devo fazer ?”. Vereador: – “-Depois a gente acerta na medição”. Passados alguns dias…, o filho do Vereador recebeu de presente um lindo veículo, novinho…!!!; e todos abraçados viveram felizes para sempre !. Pois ESSA PEÇA vem sendo apresentada COM TEATROS LOTADOS POR ESSE PARANÁ AFORA (com direito a “Bis), apenas em outras situações mudando AS OBRAS E OS PROTAGONISTAS SOLICITANTES !!.

  3. Mais uma vez vem a tona o pior da politica brasileira, se é que tenha alguma coisa boa, pois já desisti de achar. Acusações infundadas e maliciosas, desde pequeno sei que essas fazendas são da familia Dal Pra. O que mais me espanta é uma revista como a VEJA, que tinha credibilidade, dar uma bola fora dessas. ano eleitoral é assim, não se pode acreditar em tudo que se lê.

  4. É ridícula a nota de justificativa.
    Que ele é agora candidato e que não é mais um médico, mas um político, pecuarista de araque e magnata, é fato. Ele diz que mora em um bom prédio.
    Um apartamento de 1000m no Batel, para ele é “bom”.
    O cara-de-fuinha perdeu a noção.
    Resta saber de onde vem a propina.
    Ele está iniciando várias obras na Capital… em ano de eleição… Alô, TC! Alô MP! Alô polícia!

  5. o jeremias deve ter cargo de confiança na prefeitura para defender o luciano.kkkk

    mais o prefeito tem que explicar bem melhor..pois essa q ele deu já é manjada …alguns politico acusados de corrupção ja disseram isso..collor – josé sarney..entre outros…

  6. Que feio Ducci! Isso é que eu chamo de enriquecimento inexplicável…Dizem que as vacas premiadas do casal vale uma verdadeira fortuna muito maior que as Fazendas que eles tem. Como explicar isso Ducci? O Rei do Gado de Andradina (SP) que foi retratado numa música sertaneja do Tiao Carreiro e Pardinho teria vergonha perto do prefeito de Curitiba, pois seria apenas um pequeno produtor…

  7. Caro estudade, seu estágio será devidamente aprovado após você aprender a escrever português corretamente que para o exercício de sua profissão, caso o nobre jovem não saiba, é de fundamental importância. Conclua o curso do SOBRAL, que é a sobra do MOBRAL e faça novamente sua inscrição. Não desanime cara pintada!

  8. Mais uma decepção; Demostenes DEM ladrão, F.F PSDB ladrão e até o Ducci anda metendo a mão na coisa alheis (dinheiro público)…. Nas campanhas anteriores o Ducci disse que morava no fedorento boqueirão agora esta morando numa cobertura de 1.000 metros quadrados no batel….. essa direita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. http://download.uol.com.br/fernandorodrigues/politicosdobrasil/2002/7744-02.pdf

    Aqui tem a declaração do IR dele em 2002. De lá para cá o patrimônio aumentou 60 vezes, aproximadamente.

  10. Será que ele vai dar as fazendas para a reforma agrária, como fez Fidel Castro?

    Afinal, ele é socialista!

  11. Chuega de D2 ( Ducci e Derosso).

  12. O serra está na areia movediça ,os aliados do serra são sujos politicamente.o poder néoliberal está agonizando. fizeram em 2005 uma campanha contra o presidente lula ,quase deu certo ,mas temeram o povão . mas agora ficou dificil para essa elite ,que tem os mesmo ideiais de deodoro da fonseca e marechal floreano,traidores da confiança e golpistas.a justiça tem o dever de condenar esses cidadãos….o probremas dos curitibanos e não conversar com estranhos,não todos ,mas a maioria .conversar com estranho a gente pode ter mais informações.querem transformar curitiba e conservar como uma cidade provinciana,mas não d´mais.curitiba ja e cosmopolita para o bem do brasil.acordem voceis que dormem, façam barulho que alguem possa nos ouvir….

  13. digo, trombadinha

  14. Ainda bem que logo ele vai estar fora do comando da prefeitura….Chega os Curitibanos nao aguetam mais tanta corrupcao….

  15. Professor!!!!
    Quem esqueceu enviar o anuncio para a revista Veja?
    Quem cortou o mapa de mídia?
    Foi a CCZ, Master ou a Opus???
    A Prefeitura com o maior gasto em propaganda do Brasil não podia dar uma bola fora dessa. Falta tudo mas somos conhecidos!
    Brincadeira isso!!!
    Obs. Nada do meu estagio?

  16. Incompetente TODO MUNDO SABIA, agora milionário “Rei do Gado” e, corrupto?!?

  17. Veja mentiu. Veja mente.

    O jogo sujo dos patifes das Organizações Abril/Cachoeira/Serra agora atira em Ducci tentando emporcalhar-lhe a reputação.

    Já fizeram isso com Ibsen Pinheiro, com Orlando Silva, com Zé Dirceu, com tantos outros…

    Ninguém está livre da bandidagem que transforma a política brasileira em baixaria.

    Foi só o PSB se coligar com o PT em São Paulo e Veja entrar em campo para lhe prejudicar em uma eleição onde pode despontar como favorito.

    São Paulo é o que interessa para Veja e Serra, ainda que seja necessário mutilar alguns companheiros de jornada em outros pontos do Brasil. Eles pagam o preço.

    É a política da baixaria.

    Sou solidário a Ducci e creio que sua nota de esclarecimento está convincente.

    • Você deve ser um brincalhão né Jeremias?!?!?!

    • Cala a boca Jeremias. E por que ele não abre o ICI para a galera ver o que tem la dentro. simples, por que ali ele não manda, ele só mama. Além dos outros que mamaram por ali também.

    • Bem, o sr. mesmo o colocou no mesmo nível e junto a nomes como José Dirceu.
      Pra mim, isso diz tudo.
      Eu que nasci, vivo e moro em Curitiba, JURO que reeleição NUNCA MAIS.

  18. Sinceridade ?. O que tem de “cidadão comum” condenado a pagar valores significativos à Receita Federal em função da “malha fina”!. Quem são esses?. Vou dizer novamente: CIDADÃO COMUM ASSALARIADO em cuja declaração, até por desconhecimento e, por que não – até por tentar se dar bem mas dentro dos seus limitados ganhos – pode vir a ocorrer alguma irregularidade que, constatada pelos Técnicos da Receita são chamados a responder pelos seus atos e a DEVOLVER AOS COFRES DA UNIÃO os valores constatados. Como a gente não tem como pagar à vista, então recorremos ao parcelamento junto à Receita Federal. Somos, portanto, nós CIDADÃOS COMUNS E ASSALARIADOS alvo fácil em se detectar eventuais deslizes e também para se impor as devidas cobranças. Enfim, com os nossos olerites mais uma casinha do BNH, somos milhões e milhões de pessoas 100% SÓCIOS DO CRUZAMENTO/MALHA FINA. A pergunta que não se cala: Quais os mecanismos utilizados para se conseguir PEGAR AS COBRAS CRIADAS que se utilizam do LARANJAL (com todo o respeito à fruta): LARANJAS FILHOS, PARENTES, AMIGOS, EMPREGADOS etc… a fim de ESCONDER O SEU PATRIMÔNIO ?. Deduz-se, então, que nós CIDADÃOS COMUNS E ASSALARIADOS E QUE VOTAMOS SOB OS RIGORES DA LEI somos, literalmente, os que arcamos com o ônus. Carregamos o BRASIL NAS COSTAS e, ainda, com a sensação de culpa pois, através dos nossos votos é que esses POLÍTICOS CORRUPTOS praticam os seus ILÍCITOS !!!.

  19. ducci derosso e cia , curitiba não aguenta mais esse pessoal.parabéns ao mp. o sujeito ter um patrinônio incompatível com o salário e´no mínimo suspeito.

  20. Opá
    Pera aí em 2008 tinha 1 milhão em 2012 ele tem 30 milhões e ganha 20 mil por mes e não recebeu herança?

    Se continuar prefeito de curitiba em mais 4 anos ele vai para 60 milhoes de reais??!!!

    O Eike Batista que se cuide!

    • Desculpe Luis, mas sua conta está equivocada, se nosso Prefeito a cada 4 anos multiplica seu patrimônio por 30, em mais 4 anos ele acumulará 900 milhões. Um abraço!

  21. VAMOS VEREADORES, ACORDEM !!!!

    ESTÃO ESPERANDO O QUE ???? É PAPEL DE VOCÊS SIM FISCALIZAR ESSA DENÚNCIA.

  22. AhahahHahahahah viva a corrupção…..viva a impunidade!
    Viva Caixa 2…..Viva a formação de Quadrilha! Ahahah

  23. Gestão inovadora, é? O sujeito deveria era ter vergonha na cara! Patrimônio de 1milhão de reais crescer desse tanto em tão pouco tempo merece mesmo investigação rigorosa por parte do MP. Espera-se que ele não encontre uma justificativa plausível para driblar ou atrapalhar as investigações.