Collor diz que Gurgel fez ‘ameaça velada’ a parlamentares

Gurgel cumprimenta Demóstenes após ser reconduzido ao cargo.
Autor do requerimento que pede a convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o senador Fernando Collor (PTB-AL), afirmou na tarde desta segunda-feira (14) que o procurador-geral fez uma espécie de “ameaça velada” aos parlamentares.

Parlamentares integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), criada para investigar as relações do bicheiro Carlos Cachoeira com políticos e empresários, defendem a convocação do procurador pela comissão, sob o argumento de que, em 2009, ele não tomou providências ao receber o inquérito da Operação Vegas, que investigava prática de jogo ilegal.

Na semana passada, Gurgel manifestou que os ataques que recebeu seriam resultado de um “medo do julgamento do mensalão” por “réus e protetores dos réus”. Collor afirmou que causou “estranheza” as declarações do procurador.

“Causou-me estranheza o relato feito pelo procurador a alguns parlamentares, em visitas recentes, de alguns casos fortuitos de natureza política, numa espécie de ameaça velada a alguns congressistas, o que é inaceitável. Após o depoimento do delegado Raul Alexandre Marques Souza, da Operação Vegas, trouxe ainda mais duvidosa a posição do procurador geral de arquivar o processo”, disse Collor.

O G1 procurou a Procuradoria da República para saber se Gurgel quer se manifestar, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Requerimento

Economia

O presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou na última sexta-feira (11) que a comissão votará na próxima quinta-feira (17) a possível convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para prestar depoimento à  comissão.

Gurgel já afirmou que não irá à  CPI porque, se fizer isso, passará à  condição de testemunha e não poderá mais atuar no caso como procurador. Ele argumenta que não adotou providências em 2009 para não atrapalhar a investigação da Polícia Federal e que isso favoreceu a prisão de Cachoeira neste ano.

Segundo o G1 apurou, a decisão final sobre o pedido dos parlamentares para que Gurgel preste depoimento na CPI do Cachoeira poderá ser do Supremo Tribunal Federal.

Deixe um comentário