Putin vence eleições na Rússia com 61,80% dos votos, segundo resultados parciais

via AFP

Eleitores russos foram à s urnas neste domingo para escolher novo presidente.
O primeiro-ministro e homem forte da Rússia Vladimir Putin venceu em primeiro turno as eleições presidenciais deste domingo com 61,8% dos votos, uma vez apurados os votos de 14,5% dos colégios eleitorais, anunciou neste domingo a comissão eleitoral russa.

O comunista Guenadi Ziuganov chega na segunda posição com 17,8% dos votos. Na terceira posição, o populista Vladimir Jirinovski (8,0%) supera o multimilionário Mikhail Projorov (7,5%) e o centrista, próximo ao Kremlin, Serguei Mironov (3,67%).

Estes números foram divulgados à s 21h00 (14h00 de Brasília) após o fechamento dos últimos colégios eleitorais em Kaliningrado, enclave russo entre a Polônia e os países bálticos.

Uma pesquisa de boca de urna realizada pelo instituto Vtsiom concede 58,3% dos votos a Putin e 17,7% a Ziuganov. A pesquisa coloca Projorov na terceira posição, com 9,2% dos votos.

Putin deixou o Kremlin em 2008 para ser primeiro-ministro porque a Constituição o impedia de cumprir mais de dois mandatos consecutivos.

Lançou então à  liderança do Estado seu subordinado Dmitri Medvedev, que em setembro passou para segundo plano para que seu mentor pudesse voltar ao Kremlin em 2012.

Uma reforma constitucional elevou de quatro a seis os anos de mandato, de modo que Putin pode concorrer novamente em 2018, permanecendo, assim, no poder até 2024.

Comments are closed.