Paraná Pesquisas: Pedetista também venceria no 2!º turno

via Gazeta do Povo

Anúncio de filiação de Fruet ao PDT, na UFPR, foi marcado por simbolismos.

Em um eventual segundo turno para definir o próximo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) venceria os confrontos contra Luciano Ducci (PSB) e Ratinho Júnior (PSC). Se a eleição fosse hoje, o pedetista teria entre seis e oito pontos de vantagem, respectivamente. A possibilidade de a decisão ficar para a segunda etapa é grande, segundo o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.

Se a disputa do segundo turno ocorresse entre Ratinho e Ducci, o vencedor seria decidido por uma diferença mínima de votos. Eles aparecem tecnicamente empatados: 42,7% para o atual deputado federal e 42,5% para o prefeito.

Na hipótese de Fruet disputar o segundo turno com Ducci, os eleitores de Ratinho se dividiriam, e tanto o pedetista como o prefeito receberiam votos. Mas, se Ratinho e Ducci protagonizassem a disputa final, Ducci receberia boa parte dos votos (50%) que no primeiro turno seriam de Fruet, mas uma parte menor (37,9%) iria para Ratinho.

Caso o prefeito ficasse de fora do segundo turno, o grande beneficiado seria Fruet, que abocanharia 56,5% dos eleitores de Ducci. Ratinho ficaria com 31%.

Esses cenários mostram que o eleitor de Ducci e do Ratinho não são muito fiéis. Até a eleição, o voto dessas pessoas pode pular para um lado ou outro, e também vai depender do desempenho do prefeito durante a campanha!, observa o cientista político Luiz Domingos Costa, do Uninter. Segundo ele, Ducci ainda não enfrentou situações de debate ou confronto ou assuntos mais delicados. O eleitor do Ratinho também tende a vê-lo como o político que providencia uma ambulância, ou alguma coisa de assistência. Mas é preciso vê-lo debatendo algum grande tema.!

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. SE EU LEMBRO BEM JANGO E GETULIO ERAM PTB.

  2. VALMOR STÉDILE A GRANDE LIDERANÇA DO P.D.T. DO ESTADO DO PARANÁ, FABE O QUE DIZ:
    O NOSSO P.D.T. É COMPOSTO DE GRANDES LIDERANÇAS NO BRASIL, O NOME BRIZOLA, JANGO, GETULIO FAZ A DIFERÊNÇA.

    PROJETO: BRIZOLA – VIVE –

  3. Gustavo Fruet,não importa por onde for, eu conheço e confio. Pergunte para quem o conhece e saberá que ele realmente é integro e não será uma sigla que irá mudá-lo. Só não gosta dele aquele que não conseguiu tirar uma vantagem política ou um troco para o próprio bolso.

  4. Da pesquisa acima (encomendada pela Gazeta do Povo ao Instituto Paraná Pesquisa), alguns pontos precisam ser considerados e devem continuar norteando os passos do Partido Democrático Trabalhista, na capital: 1. O pré-candidato do PDT, Gustavo Fruet, é franco favorito por suas qualidades pessoais que associam credibilidade e popularidade incomparáveis; 2. Seu desempenho melhor está nas faixas mais exigentes da população, politicamente, que podem ser implacáveis contra a precipitação do processo eleitoral (aliança antecipada, por exemplo); 3. A pesquisa confirma polarização da disputa entre o atual prefeito Luciano Ducci (PSB) e Fruet. Ratinho Júnior sendo ou não candidato não altera este quadro; 4. As conversas com demais partidos (não só com o PT) devem seguir até o mês de junho, para análise das circunstâncias/propostas pré-convenções e celebração da melhor aliança.

  5. Gustavo Fruet + PT = desastre

    Não sei como ele conseguiu se sair tão bem nas pesquisas, deve ter pago pra isso. Olha o governo da DIlma quanta corrupção tem, querem isso em Curitiba também? E olha que dizem que o Fruet já garantiu emprego para o Lupi na prefeitura, porque foi Lupi quem lancou ele candidato. E agora?

  6. Eu nao votaria jamais no Gustavo, pior ainda sabendo que ele vai apoiar a Gleise para o Governo em 2014!
    Governo PT atrelado a todos os sindicatos PTistas, Deus zulivre!!!!! acaba com todas as categorias do Brasil, veja o exemplo do que acontece nos correios!

  7. DA-LHE GUSTAVO FRUET É O P.D.T. DE BRIZOLA NA CORRIDA PARA CONQUISTAR A PREFEITURA DE CURITIBA NOVAMENTE.
    O POVO CURITIBANO SABE O QUE QUER É VAI VOTAR COM FIRMEZA.

    PROJETO – BRIZOLA – VIVE –