Aliados de Marta anunciam apoio à  pré-candidatura de Haddad em SP

da Folha.com

Haddad almoçou hoje com aliados de Marta. Foto: Alexandre Rezende/Folhapress.
Aliados da senadora Marta Suplicy (PT-SP) seleram neste sábado apoio à  pré-candidatura do ministro Fernando Haddad (Educação) à  Prefeitura de São Paulo. As eleições ocorrem no ano que vem.

Eles também defenderam que não ocorram prévias para a escolha do nome do partido, mesma intenção do ministro.

Disputam a indicação ainda os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto e o senador Eduardo Suplicy.

Marta anunciou desistência da disputa na última quinta-feira, a pedido da presidente Dilma Rousseff. Haddad é o nome preferido de Dilma e do ex-presidente Lula.

O deputado federal Cândido Vaccarezza, que apoiava Marta, disse que os martistas, que fecharam apoio em almoço em um restaurante dos Jardins (bairro nobre de SP), estiveram “coletivamente com Marta e agora estão coletivamente com Haddad”.

Economia

Ele disse que seu grupo vai trabalhar para unificar o partido e para que não haja prévias. “Desejamos evitá-las”, disse.

Vaccarezza e o deputado federal José Mentor, outro ex-apoiador de Marta, disse que o apoio a Haddad foi “incondicional” e que não se discutiu espaço para os martistas na coordenação da campanha. Na saída do almoço, porém, o ministro disse que vai incluir o grupo da senadora em sua cúpula.

Os martistas disseram que caberá apenas ao ministro buscar o apoio direto da senadora, que não definiu seu preferido quando anunciou sua desistência. Um deles, disse, porém, que o apoio declarado do grupo martistas é um “sintoma forte” de qual será a escolha de Marta.

Haddad disse que deve se encontrar com Marta a partir de segunda-feira, em Brasília, para pedir o apoio.

Deixe um comentário