Oposição ‘meia-bomba’ na Câmara Municipal de Curitiba

Os vereadores da bancada oposicionista na Câmara Municipal de Curitiba anunciaram que vão apresentar nesta quinta-feira (4) a proposta que cria uma comissão de controle interno. Uma questão de futuro, é verdade.

Ocorre que o pretérito deixa de ser analisado pelos bravos oposicionistas, ou seja, as recentes denúncias contra o presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), ficam para o esquecimento.

A sociedade tem se mobilizado para pedir rigor nas investigações, através da instalação de uma CPI, mas a oposição timidamente pede apenas que Derosso “esclareça” as irregularidades em contratos de publicidade. Coisa de R$ 30 milhões.

A atuação “meia-bomba” dos vereadores da oposição neste caso é uma prova inconteste de quão divorciados estão da realidade, pois, no momento em que se discute “A” eles colocam na pauta o assunto “B”.

“A” significa o afastamento de Derosso da presidência da Câmara. “B” significa a tal comissão de controle interno. Até parece uma estratégia diversionista para preservar o colega tucano.

Está cabendo a duas mulheres o papel de colocar Derosso contra a parede. As vereadoras Professora Josete (PT) e Renata Bueno (PPS) são as duas únicas que vieram a público pedir o afastamento do vereador do PSDB da presidência da Casa e exigir a instalação de uma CPI para investigar as denúncias.

Não se pede que os vereadores de oposição julguem e condenem antecipadamente Derosso. Pelo contrário. Exige-se que foquem na pauta do dia. à‰ preciso desenhar?

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Curitiba está proliferada de jornais de bairros. Publicações medíocres que só servem para fazer propaganda do prefeito e de vereadores da sua base aliada. As matérias destes jornais, onde há elogios ao prefeito e a estes vereadores, são matérias prontas feitas por suas assessorias de imprensa. É só ir buscar a matéria, publicar e depois mandar a fatura. O Francisco Garcês é dono da Folha do Boqueirão e da base aliada do prefeito, além da comissão de ética da Câmara (há ética na câmara ?). Será que ele pode nos explicar como funciona esta engenhoca ?
    Mas a culpa destes inúteis (e espertalões) estarem sentados naquelas cadeiras é de uma grande parte da população que é ignorante politicamente falando. Pessoas que trocam seus votos por cobertores, por exemplo.

  2. Na verdade, o que parece é que a maioria, pra não dizer a totalidade, está comprometida e tem o rabo preso! Quem não faz parte do bando, está omisso! Uma vergonha, um bando sem ética e moral alguma! O povo? O povo que se ” exploda”!

  3. Ver problemas nos outros é facil mesmo. Eu não esqueci daqueles vereadores do PCdoB que se diziam de oposição mas não abriam a boca… Coerência é importante apesar de não ser valorizada por muitos na política. Assim o PPS é aquele partido do “voto limpo” que só não quer limpar a sua área. Vale tudo pra aparecer, ética na lata do lixo!

    • Tem razão . Uma das coisas mais dificeis na vida é manter a coerência. Na vida política então é muito dificil mas não impossivel.

  4. O que está acontecendo, é como uma fatura de cartão de crédito ! Quando ela chega, vc se pergunta pq gastou tanto e , várias vezes, com coisas desnecessárias . A “fatura” que chegou agora, foi com as ações tomadas em 2008, quando o povo elegeu uma maioria esmagadora para a situação e com pouca renovação no geral dos 38 vereadores. Aí ficamos reféns destes senhores, que só nos chega os supostos desvios, quando alguém de “dentro”, torna pública a face mais horripilante das pessoas que incorporam o poder para benefício próprio .

  5. As duas damas vereadoras lideram o movimento Fora Derosso. Tem algum homem vereador com H maíusculo por lá?

  6. O PT também, eu acho, não pode fazer uma coisa lá (em Brasília) e outra aqui (Curitiba)… Pergunte ao PPS da Renata Bueno porque lá todo dia pedem CPI e apresentam denúncias e aqui ela chama de eleitoreira a CPI dos radares… Só porque os responsáveis são do seu partido que administram a Urbs?
    Não dê mais mídia para esta mulher Esmael! É isso que ela deseja…