“Novo Paraná”: Superlotação nas escolas causa revolta e professores falam em greve contra Richa

Governador Beto Richa (PSDB).

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) do Paraná determinou nesta semana que todas as escolas da rede pública fechem turmas que tenham menos que 39 alunos. A medida, que já está sendo cumprida, desencadeou uma revolta na comunidade escolar (professores, pedagogos, funcionários, pais, alunos e diretores).

A nova determinação do governo tucano exige que as turmas tenham “no mínimo” 39 alunos. Ou seja, não há um teto máximo. As salas de aulas estão ficando superlotadas. Algumas poderão abrigar até mais de 56 alunos. à‰ o caso de uma escola no bairro Campo Comprido, em Curitiba.

O limite máximo estabelecido pela Lei 9.394/96, a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB), é de 25 alunos por professor, durante os cinco primeiros anos do ensino fundamental; e de 35, nos quatro anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

A revolta dos educadores com o fechamento de turmas faz sentido. Com menos professores e mais alunos, as salas de aula ficarão superlotadas; os professores se desgastarão mais e casos de afastamentos e readaptação serão mais frequentes; a qualidade do ensino cairá ao chão.

“Não concordamos, em hipótese nenhuma, que sejam unidas turmas e criada superlotação, enquanto lutamos pela diminuição no número de alunos por sala de aula”, disse a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes.

O fechamento de turmas pelo governo de Beto Richa visa maquiar a situação da educação, que enfrenta falta de educadores e salários baixos. O aumento de 26% prometido pelo tucano durante a campanha poderá até ser cumprida a custa do adoecimento dos educadores, da diminuição de trabalhadores e da queda na qualidade do ensino.

Professores de escolas em Curitiba ameaçam não entrar em sala de aula enquanto a Seed não rever essa determinação. A categoria também fala em realizar uma greve contra a superlotação nas salas de aula.

36 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Não estou defendendo ninguém, não mesmo.. Mas essa notícia é de agosto de 2011, e o povo está falando como se fosse notícia recente…

  2. Gente a merda já esta feita,é assim que governa o PSDB e pronto,O PSDB não quer derrubar a Dilma?Imagina só não conseguem governar nem um estado imagine o Pais ,depois dizem que é o PT que tem culpa nisso tudo,os PTS estao presos e esse ai bem que poderia ir também .Será que o povo poderia pedir o impitimam dessa Cara?ele é incompetente e corrupto só isso.Um abraço e boa sorte para os azarados assim como eu

    • ara chega de ser apaixonado pelo PT…acorda para a vida tanto PSDBOSTA e PETRALHAS que ferrar o povo…dane-se o povo…a escola publica é um merda pq os politicos independente de sigla querem q seja p controlar o povo seja psdb seja PT acorda p rapaz A Dilma e sua quadrilha não é diferente do aécio e sua gangue..ta na hora do povo parar de defender este ou aquele e para de brigar entre si e parar este pais como um todo acabar com a mamata desses políticos que so defendem seus interesses e o povo bocó fica ai defendendo se ligaaaa…tao na m e ficam de bla bla..Educaçao de pronatec p construir acéfalos…

  3. Se ele ganhou é porque deve estar muito bom para boa parte da população paranaense, ou será que houve voto fantasma? Agora pela burrice de muitos, pagamos o pato!

  4. O Governo está certo, tem salas de aulas com meia duzia de alunos, começar com 39 alunos não é garantia de manter os 39 durante o ano letivo, visto que a evasão é grande nas escolas.

  5. Tenho certeza que o pai desse cara deve ta cavando p ir p o Japao de vergonha da tralha do filho governador que é….assim como Getulio Vargas se remexe no tumulo ao ver o Governo da PresideAnta Dilma e o que sua quadrilha ta fazendo na Petrobras e nos direitos so trabalhador…Brasil ja era ….nao tem p onde pular negada

  6. GOVERNADOR BETO RICHA SE ESQUECEU COMPLETAMENTE DE UM VALOR HUMANO CHAMADO DE – HONRA -.

  7. Pois é pessoal, eu também não votei nele, mas muita gente votou e agora todos vamos pagar o mesmo preço. Sabia que ia ser assim, foi assim com o lerner, com ele não seria diferente. Mas se alguém souber por favor me responda: Onde está indo o dinheiro do Paraná? Não está na saúde, nem na educação, nem na segurança, muito menos nas estradas. CADE O DINHEIRO QUE TAVA AQUI SEU GOVERNADOR?

  8. professores tenham esperança e fé.

  9. é um absurdo cada dia mais a educação declina na escola onde eu estudo não tem quase professor por não serem pagos bem e tambem que professor vai aguentar 40 alunos em sala.

  10. Sou educador da rede pública e acredito que posso contribuir muito para o futuro de meus educandos, porém, preciso de condições minimas de trabalho. Tenho algumas turmas com cerca de quarenta alunos e admito que é impossível dar a atenção necessária para o aprendizado deles.
    Essa nova determinação da SEED visa apenas questões qualitativas, abandonando completamente a Luta pela Educação.

  11. É um descaso conosco. Só quem sente isso no dia-a-dia pra entender que para educação de qualidade precisa-se de pessoas que pensam com ”qualidade”. Não é o caso do governo atual!!!

  12. DIMINUI OS PROFESSORES EM SALA DE AULA, E AUMENTA OS CARGOS COMISSIONADOS, É SÓ DAR UMA OLHA NA SEED, E NA SUDE, SEM VALOR QUE QUEM ESTA NOS CARGOS SÃO EX REQUIANISTA, E AINDA MUITAS SÓ ESTÃO NA FOLHA DE PAGAMENTO. VAMOS FICAR DE OLHO

  13. Ué o povão votou no cara porque ele era bonitinho, se veste bem, pratica esporte de milionário, vive viajando pelo mundo, é herdeiro e etc e tal, agora aguenta.

  14. sOU AQUI DO OESTE DO PARANÁ, VI UMA MATÉRIA SEMELHANTE NO SITE UNIVERSO DANOTÍCIA.COM NO ÍNICIO DA MANHA DE HOJE E CONFESSO QUE FICO CADA IDA MAIS PREOCUPADA COM ESSE NOVO PARANÁ.

    O POVO DO PARANÁ É TÃO BURRO, TÃO BURRO QYUE ELEGEU ESSE PRIVATIZADOR PLAYBOY QUADRILHEIRO. FALA SÉRIOOOOOOOO

    TOOOOOOMA BANDO DE IDIOTAS DE CURITIBA QUE SE JULGAM OS INTELECTUAIS INTELIGENTES. O INTERIOR VOTOU CERTO. AGORA NÓS TODOS TEMOS Q PAGAR PELA BURRICE DE VOCES.
    AGORA EM 2014 REELEJAM ESSE TOMADOR DE MOCILOM, ESSE CARA NÃO CONHECE UM PÉ DE ARROZ. QUE VERGONHA DE SER PARANAENSE

    • Oh caco não foi so curitiba que votou nele o pessoal do interior votou sim ,maringa ,cascavel , ponta grossa são algumas das cidades que lembro que votaram no richa em peso ma o povo de curitba votou sim é que aqui é a provincia

  15. Vocês, professores, votaram no “novo”!
    Vocês, pais de alunos, votaram no “novo”!

    Agora, danem-se!

    Criem vergonha na cara e não se deixem mais enganar pelo grupo político de Lerner e seus macaquinhos…
    Isso nas próximas eleições, é claro!

  16. Eu creio que esta atitude do Beto Pinóquio Richa é porque ele quer “melhorar” o ensino no Paraná. Assim, os alunos que se formarem daqui há alguns anos poderão seguir o exemplo da sua família e comprar suas monografias. Então teremos um bando de incompetentes que poderão ser seus assessores.
    E o que diz o babanão Flávio Arns ? Com a fala mansa e poucos neurônios em atividade, concorda com esta bestialidade do seu chefe. Vergonha para sua tia que tinha tanto valor moral e ético. Que Deua a tenha.
    Com tantas idéias geniais como esta, logo eles, para não ter que construir novas casas, e dizer que deram moradias a milhões de pessoas, vão dividir as magníficas casas da COHAB e COHAPAR em três. Cada família ficará com uns 10 ou 15 metros quadrados para morar e tudo estará resolvido. Aí é propaganda pra todo lado. E de preferência em horário nobre do JN.
    O que fez até agora este mentiroso ?
    Onde está indo o dinheiro dos impostos ?
    É tão falso que se omite até de opinar sobre o caso Derosso. Ou será rabo preso ? Claro que é.
    Isso é homem ?

  17. Acho a maior graça, nos que aqui vem dizer que acreditou no Beto.

    Vão ser ingênuos lá casa do chapéu…

  18. a resposta do motivo é clara, pois 80% dos estudantes não votam! e como ele pensa em se reeleger quer deixar os votantes bem!

  19. Os professores deveriam ir às ruas, mostrar sua força e exigir melhores condições de trabalho, e sua própria dignidade…que foi jogada no lixo pelo Arns e sua gangue…
    Falaram tanto do governo anterior, disseram que era incompetente e ditador…mas agora que estão com o poder na mão, fazem pior ainda!?!?!?!

    • Karina, entendo sua opinião mas enquanto não houver união entre pais, alunos, professores e sociedade a nossa educação ficará sempre nas mãos dos maus administradores.

  20. Quem mandou o povão retornar ao poder os CAPITALISTAS dos PSDBOSTAS…A turminha do BETOLERNER agradecem…

  21. Sou professora de escolas do Estado. Lá na nossa escola estamos sentindo saudades do Requião. Meus filhos estudam na escola pública e fico preocupada com o futuro deles.

    Não sou de partido nenhum, mas estava torcendo para dar certo o Governo do Beto Richa, principalmente no que diz respeito a educação.

    Pelo jeito acontecerão coisas piores, é só o começo. Um desmando total. Já estamos começando a sentir os efeitos de um governo ditatorial… Que pena!!! É o retrocesso…

  22. Ora, ora, ora!

    Pais, professores, diretores, alunos e comunidade em geral estão reclamando do quê?
    Não votaram nele e no Arns? Por acaso algum dia o PSDB escondeu que era neoliberal? Que não está nem ai para a qualidade do ensino?
    Ora, ora!

    • Quem disse que os professores votaram nele? Nós professores fizemos campanha contra ele, mais não adiantou, o restante da população, que deve estar bem empregada, ter um bom plano de saúde, ter seuas filhos em escolas particulares, acreditaram nele, e quem paga o “pato” somos nós!

    • Não votei não senhor e fiz muita mais muita campanha contra… temos que reclamar sim… falar gritar mostrar para a comunidade quem ela elegeu…e nós pagamos o pato e a conta, pois esse desgovernador quebrou o Paraná e agora quebrará o cidadão paranaense.

    • O pior de tudo é ter que ler que nós, professores, votamos neste cara. O Paraná é que foi ridículo, ao achar que ele prestava. Sem falar que, de cada 10, oito paranaenses votaram em Álvaro Dias. Aos professores aposentados que votaram nele por causa do pai dele, sentirão conosco o pacote de maldades.

  23. Esse cara não sabe nada de nada. É um Playboizinho que ganhou um brinquedo dos eleitores do Parana que acreditaram em Papai Noel. Jeito Novo de Governar, Choque de gestão. O sujeito enganou bem a população. Se desse uma empresa com cinco empregados para o cara cuidar iria a falência. Se desse duas tartarugas para vigiar, uma delas fugiria. Esse Governo do Beto Richa vai ser o pior de todos os tempos e, olhe que para superar o Requião, tem que ser Campeão.

  24. Os filhos dos políticos não estudam nas escolas públicas, por isso eles não estão nem aí com a situação delas. Se estudassem elas seriam bem melhor…

  25. Isso é um absurdo. Esse governo quer mesmo é que a educação vá para o buraco. Com isto, estão mostrando que não existe respeito nem pelos professores e muito menos pelos alunos que vão ficar empilhados em salas de aula. Por que esse governador não vai sentar numa sala de aula super lotada pra ver como é difícil!!! Que descaso!!!!!

  26. Falta também professores, onde meu filho estuda ate agora não arrumaram professor substituto que pouca vergonha este descaso com nossas crianças.