Você está aqui: Home // Notícias // Se eleitos, uma penca de “fichas sujas” não vai assumir a prefeitura

Se eleitos, uma penca de “fichas sujas” não vai assumir a prefeitura

* Segundo especialistas em Direito Eleitoral, TSE tem 3 mil processos para julgar com base na Lei da Ficha Limpa

Os advogados Guilherme e Pereira explicam a aplicação da Lei da Ficha Limpa.

Muito provavelmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não vencerá a extensa pauta de julgamentos dos recursos de candidatos a prefeituras “barrados” pela Lei da Ficha Limpa. Vários postulantes ao executivo municipal, de todos os partidos, encontram-se pendurados e vão às urnas neste domingo (7) sub judice. Não vou declinar nomes desses considerados “fichas sujas” sob pena de cometer uma “injustiça” pelo esquecimento de algum.

O caro eleitor não deve se surpreender caso vote num candidato vitorioso e o derrotado venha assumir a prefeitura de seu município. É o que prevê o TSE.

Segundo o advogado Guilherme Gonçalves, especialista em Direito Eleitoral, se o candidato sub judice vencer o pleito de domingo com mais de 50% dos votos, sem ter o recurso julgado pelo TSE, os votos serão considerados inválidos e nova eleição será convocada.

“Se o eleito ‘barrado’ obtiver menos de 50% dos votos válidos o TSE diplomará o segundo colocado”, explica o advogado, que é membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral.

O advogado e professor Luiz Fernando Pereira, também especialista em Direito Eleitoral, tem o mesmo entendimento que Gonçalves. Ele informa que se o candidato vitorioso estiver com a candidatura indeferida com recurso não assumirá o cargo. “Nesse caso, assume o segundo colocado”.

Na hipótese de o candidato “ficha suja” obter mais de 50% dos votos válidos, complementa Pereira, assume a prefeitura o presidente da Câmara até a realização de nova eleição. “O presidente da Câmara poderá ficar mais de 2 anos no cargo, pois nós tivemos cerca de 30 casos desses no Paraná”.

Resumo da ópera: Se eleitos, uma penca “fichas sujas” não vai assumir a prefeitura e o eleitor literalmente perderá o seu voto. Por isso, antes de votar, pesquise o passado e as pendências dos candidatos. Aqui vai o link para o site do TSE.

Compartilhe esta informação
  • Print
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • email
  • Live
  • PDF
  • RSS

71 Comentários para " Se eleitos, uma penca de “fichas sujas” não vai assumir a prefeitura "

  1. contaponto disse:

    pra turma do barulho não existe fixa suja,a baioneta fura essa fixa de doidos ,que nunca dei credit a essa bobagem.dem psdb nunca serão alcaçdos ,pois eles estão a uma distancia na frente da justiça. quando ajustiça chega a 16 pes ,eles andam 32 pes. o mundo é dos espertalhões..

    • MARIA disse:

      Nosso candidatoeleito aqui em GuaraciabaMG,foi eleito e tem muitos processos e hoje ele conseguiu ganhar na segunda instância.Não estou acreditando nada mais .Esse Brasil está de um jeito que nós não sabemos mais o que fazer.Vamos fazer tudo errado porque aí é que staremos certos.

  2. Patrícia Vieira disse:

    Já estou cansada de ouvir pessoas chorando hoje porque votaram em “candidato ficha suja” e acabaram perdendo seu direito de votar. Todo mundo sabia que a lei da ficha suja iria entrar em vigor nessas eleições, não pesquisaram o passado dos candidatos porque não quiseram. alem do mais, todas a cidade sabia que o candidato ficha suja, eleito em Mendes-RJ tinha varios processos politicos.
    Como o segundo colocado foi eleito sendo o segundo colocado, tem muita gente chorando porque acabou desperdiçãndo o seu voto e querem uma nova eleição. Apesar do meu candidato não ter sido eleito nem como primeiro colocado, nem como segundo eu discordo. Pois quem vota em candidatos com ficha suja, não tem consiencia politica alguma e não merece ter seu direito ao voto, pois é tão sujo quanto. (doa a quem doer, falo o que penso)

    • getulio disse:

      bom!! No casdo do presidente da Câmara isso que eu acho errado pois ele foi eleito como presidente, acho que não tem nada a vê com esse desputa como prefeito pois o segundo colocado que deveria realmente assumir a prefeitura isso tudo é uma ideia idiota. essa é minha opinião o louco que decretou a lei deve ter ganhado muito, em Inhambupe um candidato a prefeito ganhou e ele tem a ficha suja mais so que ele é pt o presidente da repulblica é pt o governador é pt e ai vcs acham que a justiça vai ser Real nesse caso vai dar preferencia ao candidato da coligação até o presidente da câmara é pt e ainda ja devidiram a prefeitura como se fosse um boi e ai ta bom pra vcs

    • Aqui em Boca do Acre, nas eleições de 2004 o candidato do PR 22 perdeu as eleições e o atual ganhou, ai tocarão fogo na Prefeitura,cartório,radio da cidade, câmara municipal e na casa do candidato reeleito porque perderam, as eleições não foram punidos e canharão as eleições de 2008,
      o que aconteceu? acabarão a cidade em 2004 e terminaram de destruir em 2012 e ainda queriam ser candidato novamente para o pleito de 2013, ai esse mesmo candidato foi eleito pelo o povo mais tem justiça errada não querem que esse rapaz assuma a prefeitura, dizem que ele é ficha suja, porque não conseguiu juntar as prestações de contas que foram destruídas no fogo que eles PR 22 queimaram, mais ele conseguiu prova que não era ficha suja, aprestação de conta dele foi aprovada pele TCU. ele foi prefeito por dois mandato e agora se elegeu pro terceiro mandato, eleito no voto.

      Seu nome: ANTONIO IRAN DE SOUZA LIMA, PSD 55. ELE É FICHA LIMPA, não podem por uma pessoa na lei da ficha suja, por uma coisa que não é certo.
      Se, se você tivesse um monte de documentos no seu escritório tudo coisas importante, causas canhas processos que você tivesse que apresenta e, e se entrasse varias pessoas tocassem fogo no seu escritório o que você faria?

      • morgana disse:

        caro isaia esse prefeito ficha suja como vc diz, deve fazer algo bom para o povo ja que o elegeram,todos rouban nao tem pra onde correr se não a briga pela cadeira de prefeito nao seria tao grande porem se tb fizerem pelo povo. ta valendo, e no caso da sua cidade parece que ele fez pra maioria ja que ganhou não e?

  3. ANTONIO DA SILVA ARAÚJO disse:

    Eu não acredito nesta lei da ficha limpa, se ela fosse forte barraria o candidato
    na ato do registro da candidatura. Depois que o candidato ganha o dinheiro fala mais alto e bons advogados é o que não falta nestas ocasiões.

    • Eu não acredito nesta lei da ficha limpa, se ela fosse forte barraria o candidato
      no ato do registro da candidatura.Aqui em minha cidade Bela Vista de Minas acontece de tudo por mais sujo o cara ganha ,passa no TRE em BELO HORIZONTE , e corre o risco de passar em Brasilia eu desacredito lei ficha limpa.Eu acredito na leí de DEUS a unica que existe para mim e essa não falha.

  4. , a cidade de Belo Jardim – PE elegeu um ficha suja, espero que ele ñ assuma a PREFEITURA. Kd essa lei.

  5. Professor disse:

    Será que em Espinosa Minas Gerais, o Canditato(LUCIO BALIEIRO GOMES) que conseguiu desviar mais de UM MILHÃO DE REAIS dos cofres públicos não será punido? Improbidade Administrativa e Dano ao Erário Público não é Crime? E ainda teve teve sua candidatura deferida pelo TRE! Outra questão é que em Espinosa-MG tiveram mais 25% de abstenções num eleitorado de 25.000 eleitores? Será possível justiça? É cega mesmo, ou o que está acontecendo? Isso será investigado, ou não?
    Senhores da Justiça, saiam das garras dos comandos do PSDB e DEM. Os senhores são de orgão independente! Peraí!!! Falei

  6. Beta disse:

    Estou tão descrente dessas leis do Brasil,que no papel é tdo muito bonito,mas quando partem pra pratica nda acontece,na minha cidade mesmo o prefeito eleito tem mais de 25 processos e tá comemorando mais 4 anos de mamada de dinheiro publico.

  7. Rogue disse:

    Em minha cidade o candidato processado por improbidade administrativa venceu. E pior o povo que o elegeu sabe do passado podre dele. O povo é terrivel, só votou no infeliz por estarem ‘insatisfeitos’ com a atual administração e queriam ‘mudar’. Mas o candidato da atual admnistração era ficha limpa e mesmo assim não foi suficiente para vencer porque o ‘povo’ preferiu eleger um corrupto de marca maior. Me admira essa Lei da ficha limpa abrir brechas para recursos de toda a especie permitindo ao candidato sujo vencer e praticamente zombar da Lei porque não foi capaz de dete-lo. Esse é o nosso país onde idosos são presos porque o filho não pagou a pensão alimenticia mas políticos corruptos com o seu carisma enganam o povo e assume o poder sem muitos problemas. Eu só acredito que esses sujos não vão assumir o poder V-E-N-D-O.

    • Denise disse:

      MInha cidade Canavieiras bahia,ta acontecendo essa mesma história,igual mesmo,que Rouge contou acima.Sem tirar nem pôr..Quero que a justiça faça valer!

  8. ARMANDO PONTE disse:

    Discordo um pouco do entendimeento de quem afirma que no caso do candidato ficha suja obter a maioria dos votos, que haverá nova eleição, porém, com outro candidato, claro, que não tenha ficha suja. É assim?ONDE ENCONTRO ESTA REGRA? Se confirmando este entendimento não estaria aí sendo beneficiado o infrator? Ora, tanto o candidato como o eleitor já tinham conhecimento que a candidatura não deveria ser lançada por estar com a ficha suja. Acho que deve tomar posse o segundo colocado; Nova eleição tira o sentido do objetivo da lei. Concorda?

  9. MariaLucia disse:

    Não acredito na punição da cambada de sujos que foi eleita, se a Justiça não puniu antes indeferindo o Registro, depois de eleitos, to duvidando …. Na minha cidade venceu um ficha suja do DEM, apadrinhado pelo Secretário de Estado Danilo de Castro que aqui compareceu veio a comício, participou de passeata carreata. Se os desembargadores são nomeados quem os nomeou foi o Danilo

  10. Rodrigo disse:

    A cidade de Chã Grande elegeu um ficha podre, agora quero ver!!!!!

  11. Rodrigo disse:

    A cidade de Chã Grande – PE, elegeu um ficha podre. E agora BRASIL???????

  12. Maria Cristina Tolentino disse:

    Espinosa MG, terra da ministra TSE Cármen Lúcia, onde reside seu pai e familiares, o prefeito eleito LÚCIO BALIEIRO GOMES é um dos maiores fichas sujas de Minas Gerais c mais de 600 processos, incluindo CPI DAS SANGUESSUGAS!!! Será q vai ser condenado e nao empossará??? Será q posso ter esperança q o dever de casa tem q ser feito em casa,??? Aí sim, vou continuar a ter orgulho da ministra e desses ilustríssimos que farao a justiça doa a quem doer!!! Por um Brasil melhor!!!

  13. pedro disse:

    Maria…temos que acreditar…e sempre lutar…até agora são poucos que usufruem das riquezas produzidas no Brasil, este poucos tem estes privilégios que esta no HINO NACIONAL…DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
    AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
    FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
    ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
    DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
    TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
    “NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,”
    “NOSSA VIDA” NO TEU SEIO “MAIS AMORES”.

    nunca jamais fugir da LUTA…justiça social…

    MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
    VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
    NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

  14. OZAMIR DOS SANTOS disse:

    Na verdade uma imensa maioria da população brasileira é de memória curta. A falta de esclarecimento e de interesse do eleitor em acabar com essa sujeira toda é quase nula. A lei da Ficha Limpa tem a prerrogativa de fazer Justiça, mas infelizmente, não bloqueia os candidatos que respondem processos no ato do resgistro da candidatura. O que me indigna mais é que com nova eleição, novos gastos serão realizados com o nosso dinheiro. Dinheiro que poderia ser investido em melhorias para esses mesmo eleitores que fizeram a burrada em votar nos candidatos ficha suja. É lamentável. Vcs já viram algum governo querendo acabar com a ignorância de um povo? Claro que não. Os governos sobrevivem dessa ignorância sempre.

  15. Marcelo disse:

    Gostaria muito de saber de quem criou essa tal lei do fixa limpa, pra que serve ela? na minha cidade o candidato reeleito tem mas 15 processo na justiça eleitoral, por compra de votos, entres outros… esse cara estar aqui sendo prefeito de novo gente que pais é esse esse cara brinca com ajustiça, ele deve char vc que criou o fixa limpa de otário o dinheiro dele vale muito mas que sua lei amigo! so morador da cidade de Manoel vitorino – BA o nome do prefeito da aqui é Lenilton pereira lopes, pesquisa o nome desse homem pra vcs ver tanto processo que ele tem e é reeleito,, que justiça é essa ?

  16. Marcelo disse:

    Os professores aqui estão sem receber o salario principalmente os que foi contra ele, ele esta pese guindo as pessoa, os carros locado estão com 4 meses de atraso gente to aqui pedindo justiça Que alguém, alguma autoridade que ler e pesquisar esse nome do prefeito lenilton lopes toma, ver quantos processo tem e miguem faz nada.

  17. Paulo disse:

    Belo Jardim Pe precisa que essa lei entre em rigor!!O candidato ficha suja disse que duvida que ele não assuma onde dinheiro for e não der jeito e porque foi pouco!!!Isso e uma vergonha candidatos desafiando a Justiça!!Espero que o TSE mostre a População que a lei será cumprida!!

  18. thiago disse:

    Espinosa, terra da ministra Carmen Lucia, aonde atualmente mora o pai dela. Por ironia da Justiça e da Ficha suja, teve um candidato a Prefeito eleito com 657 processos criminais e envolvimento no caso dos sangue sugas das Ambulância.
    O dever de casa não se faz em casa meus amigos? Se a ministra Carmen Lucia prega tanto a Lei da Ficha Limpa então não se deve fazer o dever de casa na sua própria casa? O que vcs acham??

  19. PAULO COSTA MORAIS disse:

    ESPINOSA VIVE EM MEIO AO DILEMA DA DEMOCRACIA. CANDIDATO ELEITO E FICHA SUJA NÃO DEVE ASSUMIR… QUE SEJA FEITO JUSTIÇA SR MINISTRA CÁRMEM LÚCIA, AFINAL DE CONTAS ESTAMOS FALANDO DE SUA CIDADE NATAL… MESMO QUE DESCRENTE, AINDA ACREDITO NA JUSTIÇA BRASILEIRA. CONTAMOS COM VCS!!!

  20. CARMINHA disse:

    FORA SEUS CORRUPTOS,LEI É PARA SER CUMPRIDA.NÃO DEVEMOS TER VERGONHA DE SER HONESTOS ,TEMOS É QUE COBRAR OS NOSSOS DIREITOS.EM DIVINÉSIA, MG, O PREFEITO ELEITO RESPONDE À MAIS DE 15 PROCESSOS POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA,DANOS AO ERÁRIO E ETC….FORA ANTONIO GERALDO ALVES .

  21. alex sandro brito vieira disse:

    alex sandro brito vieira disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    outubro 17, 2012 às 18:59
    Vir de tão longe, tentar fazer Espinosa ficar melhor e crescer dignamente, mais vejo que aconteceu mais uma vez o pior, deixaram a nossa cidade, nas maos de pessos que não são humanas e de agora em diante vai ficar pior, pois entregou Espinosa, não só nas maos de um corrúpto, mais sim de um Bandido, que na verdade, nunca pensou em Espinosa e nos filhos de Espinosa e sim no seu Bolso, acho que vou embora para sempre, não vai dá para morar aqui, perto e compartilhando de alguma forma com estes tipos de gente. Espero que tenha Justiça viu Justiça?

    Ass.
    ALEX

  22. Carmo Souza disse:

    Na minha cidade a situação não é diferente, o candidato da atual admnistração é um candidato ficha limpa e mesmo assim não foi suficiente para vencer porque o ‘povo’ preferiu vender seu voto para um grupo formado de ex: prefeitos de fichas sujas, candidatos processados por improbidade administrativa venceram. E pior, o povo que o elegeu sabe do passado podre deles. Sou brasileira e não quero desistir realmente, gostaria que a Lei da Ficha Limpa fosse cumprida, Me admira essa Lei da ficha limpa abrir brechas para recursos de toda a especie permitindo ao candidato sujo vencer e zombar da Lei porque não foi capaz de dete-lo. Assim nossos filhos acreditarão que justiça está sendo feita, e que melhores dias virão, Acho que deve tomar posse o segundo colocado; Nova eleição tira o sentido do objetivo da lei. Se a prerrogativa de fazer Justiça existe, porque não bloqueia os candidatos que respondem processos no ato do resgistro da candidatura?

    • Carmo Souza disse:

      Tudo bem! Espero uma solução para os municipios que por infelicidade de uns e irresposabilidade de outros se resolva e deixa as pessoas de cárater, responsabilidade e compromisso com o povo administrar.

  23. erick disse:

    ficha suja é pra enganar trouxa isso não existe ,
    BRAZIL pais da impunidade,aqui onde se tem mais leis e menos se cumpre
    é uma palhaçada atras da outra
    êta bosta de leis

  24. KELVYN disse:

    Também concordo que “nova eleição” tira o sentido da Lei da Ficha Limpa. Ora, o candiadato ficha suja, que no minimo sugou até no osso os cofres públicos, agora indeferido e cassado, lança outro laranja para participar da nova eleição. E com mais poder aquisitivo, poderá ganhar novamente o “laranja”. Outra hipótese é a seguinte: Vamos supor que se faça uma nova eleição pelo fato de que o candidato “ficha suja” atingiu 50% + 1 dos votos nulos. Ai nesta nova eleição vença outro candidato sujo que seja indeferido e atinja mais de 50% dos votos, FARÁ UMA NOVA ELEIÇÃO NOVAMENTE???? ACORDA TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE). FAÇA JUSTIÇA!!! DIPLOMA O SEGUNDO COLOCADO!!!

    • joic disse:

      Também concordo que “nova eleição” tira o sentido da Lei da Ficha Limpa. Ora, o candiadato ficha suja, que no minimo sugou até no osso os cofres públicos, agora indeferido e cassado, lança outro laranja para participar da nova eleição. E com mais poder aquisitivo, poderá ganhar novamente o “laranja”. Outra hipótese é a seguinte: Vamos supor que se faça uma nova eleição pelo fato de que o candidato “ficha suja” atingiu 50% + 1 dos votos nulos. Ai nesta nova eleição vença outro candidato sujo que seja indeferido e atinja mais de 50% dos votos, FARÁ UMA NOVA ELEIÇÃO NOVAMENTE???? ACORDA TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE). FAÇA JUSTIÇA!!! DIPLOMA O SEGUNDO COLOCADO!!! valentim gentil tem que ficar adsn…

  25. Na cidade de Espinosa, no norte de Minas Gerais, terra natal da Ministra do Supremo Carmem Lúcia, convivemos com a mais vergonhosa eleição de que se tem notícia em todo o país. O candidato eleito Lúcio Balieiro Gomes, que responde há vários processos por improbidade administrativa, desvio de dinheiro público, Sanguessugas, tem um passado lastimável como administrador, quando fechou hospital regional, e deixou funcionários públicos de carreira, sem trabalho, sem salário, sem um mínimo de dignidade, além de contratar a seu bel prazer centenas de funcionários, seus correligionários político trnsgredindo mais uma vez a Constituição Federal. Apesar de que transgredir faz parte de sua vida política, que se considera protegido, pela pessoa de Danilo de Castro que só enxerga em Espinosa a quantidade de votos que o seu filho Rodrigo, Deputado Federal possa conseguir aqui em nossa cidade, ainda que com o sacrifício da população que mais uma vez foi ilududa e ludibriada por este lobo em pele de cordeiro chamado Lúcio Balieiro. Só me cabe agora esperar ainda que descrente uma ação eficaz da justiça para que toda a população espinosense possa realmente saber a verdadeira história e as verdadeiras intenções do ficha suja eleito em nossa cidade.

  26. qual a real situaçao do candidato eleito polo povo belo jardinence e quando é que vai ser julgado e decidido se ele assume ou não?

  27. Getulio disse:

    Na cidade natal da Ministra Carmem Lucia, o prefeito eleito lucio balieiro está entre os fichas sujas! Cadê a cassação ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  28. Candido Filho disse:

    Senhores eleitores “Brasileiros e Brasileiras”, não caiam nestas mentiras da Lei Ficha Suja, existe uma palavra chamada “LIMINAR”, e com as liminares cedidas pelos nobres Juízes das Comarcas, todos os candidatos que serão julgados em Brasília serão levado em conta a bendita “LIMINAR”, a qual diz que o referido candidato está limpo. PRONTO FINAL, chega a data da diplomação dia 18/12/2012 e ai, pizza….todos os candidatos que tem liminar cedido pelas comarcas vão assumir seus cargos… essa é a verdade… o resto é só balela….em seguida vou enviar pra vocês a lista dos que obtiveram liminar e vão assumir…..abraço…

  29. esperança disse:

    realmente no Brasil,é dificil confiar na justiça;amanha talvez tera o jugamento de Nilo sergio tostes luz da cidade de pirapetinga, digo talvez pq ja foi adiada 3 vezes a audiencia sle possui varios processos contra principalmete de irregularidade com dinheiro publico…o juiz da comarca deu a liminar do referido candidato e nao limpou a barra dele nao.agora vai depender do pessoal de BH,vamo ve se ele vai ou nao ser condenado….vamos ver se essa lei reamente funciona ….amanha voltarei pra prestar informaçoes…

  30. fernanda disse:

    lucio balieiro nao vai receber a posse na prefeitura ele em ficha suja e barbosao que milton barbosa nao tem e 13 neles

  31. Bruno Morais disse:

    Na Minha Cidade (Palmácia-CE) Com Aproximadamente 9 Mil Eleitores Um Candidato Fixa Suja Foi Eleito Para O Cargo De Prefeito Da Cidade.. Foram Quase 4 Mil Votos Que O Elegeram.. Acredito Que A Justiça Seja Feita. Se Não For, É Mais Um Sinal Que As Leis Aqui No Brasil, Não Funcionam….

  32. tuquim disse:

    sera q o ficha suja lucio balieiro gomes vai receber posse se ele receber ai pod
    acabar com a lei da ficha limpa a justiça demora mais eu acredito nela…

  33. josé Paulo disse:

    Sou da cidade de pedra quero que a lei ficha suja seja comprida em minha cidade pois quero um Brasil limpo não sujo pois candidato eleito tem a ficha suja igual a pau de galinheirokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  34. NA MIMHA CIDADE., UM CANDIDATO A PREFEITO FICHA SUJA FEZ CAMPANHA PROMETENDO TUDO A TODOS., NA VESPERA ELE COLOCOU A IRMA PARA SUBSTITUI-LO QUE NUNCA FOI POLITICA, SUA FOTO FICOU NA URNA ENGANANDO O POVO E O PIOR GANHOU., COM 52% DOS VOTOS. ISSO E JUSTO POIS ELA NEM SEQUER FEZ CAMPANHA., CADE A LEI DE FICHA LIMPA
    PARA ESTES CORRUPTOS FICHAS SUJAS ., POIS BEM OU MAL ELES E QUE VÃO ADMINISTRATAR ., CAMERM LUCIA NELES

  35. aqui em Espinosa, mais uma vez vemos chover uma série de denúncias contra o prefeito eleito Lúcio Balieiro Gomes, compra de votos gravada, uso de rádio pública para propaganda ilegal, etc,etc,etc.Quanto mais cresce o número de denúncias, maior é a descrença da população da punição do mesmo, que segundo seus correligionários têm as costas quentes e padrinhos poderosos.será que em nosso município aquela famosa frase ” O crime não compensa” não tem valor? será que veremos novamente pessoas desonestas zombando da população e da justiça? Justamente na terra natal da MInistra Carmén Lúcia? Aguardamos ansiosos o desfecho final deste lamentável episódio e torcemos para que desta vez se faça justiça, que as provas apresentadas sejam avaliadas com respeito e imparcialidade, que possamos orgulhar e voltar a acreditar na justiça brasileira.

  36. geordania carvalho disse:

    Espinosa mg terra natal da ministra anseia por justiça,prefeito corrupto é protegido por lei.
    Essa é a cara do brasil é não do Brasil….
    Um país que lutou e luta por justiça…

  37. Justiça com J maísculo é o ue esperamos em Espinosa, que aqueles que cometeram ilicitudes durante o pleito eleitoral, sejam realmente punidos. Não é concebível dois pesos e duas medidas, temos que e queremos acreditar na justiça brasileira. Infelizmente temos visto no Brasil, pessoas que desviam milhôes da saúde, educação, desenvolvimento, matando a população cruelmente , entrarem confiantes e sairem sorridentes de audiências e julgamentos que avaliam seus crimes, enquanto uma mãe permanece presa por furtar um alimento para matar a fome de seu filho.Que país é este? Que (in)justiça é esta? Só para pretos e pobres? A população já não suporta mais isto. JUSIÇA PARA TODOS, DOA A QUEM DOER.

  38. cinthia disse:

    minha cidade tem ficha suja eles disem vao entra ai nao entendo ninguem entra valentim gentil vai enta mentiram povo falou era ele no ultimo momento pois esposa falta de etica com eleitores vao ganhar qualquer preso

  39. garcia disse:

    EM ESPINOSA M/G NORTE DE MINAS É O SEGUINTE O PREFEITO ELEITO E FICHA SUJA É QUE TEM VEZ, LUCIO BALIEIRO. POIS ELE É PROTEGIDO PELO OS GRANDES, DONOS DOS MAIORES IMPOSTOS DO BRASIL QUE É MINAS GERAIS, SERÁ QUE A MINISTRA CARMEM LUCIA TAMBEM VAI ENTRAR NESTE TIME, OLHA MINISTRA A SENHORA TAMBEM É DE ESPINOSA M/G SÓ NASCEU EM MONTES CLAROS M/G MAIS TEVE SUA INFANCIA AQUI.

  40. Adailda reis disse:

    Se a lei da ficha suja existe, por que na minha cidade Acajutiba, o prefeito eleito ficha suja por imporbidade administrativa vai assumir a prefeitura? me responde< me expica pois não estou entendendo nada.

  41. Elta disse:

    Concordo com Adailda, não poderia de forma alguma lancá-los a candidatura ,pois,eles são tão corruptos que compram votos e acabam ganhando. Minha cidade de Palmas de Monte Alto – BA um prefeito que responde mais de 20 processos, comprou votos e vai assumir a prefeitura e até agora não respondeu um processo. Ele consegue adiar, enrola e poraí vai.

    • sei lá disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkkk e sor de cotovelo agora aguenta caladinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 e tome 15 que melhor pra se votar. rsrsrsrsrs

  42. Nos a população de Espinosa m/g estamos querendo saber da excelentíssima ministra do tse Carmem Lúcia. A lei é pra que?
    Em ? É para os outros que não está diretamente ligado a sua cidade natal?
    Aqui a lei não funciona é assim?
    um cara ladrão,corrupto,com mais de 647 processos, envolvido nas saguissugas das ambulâncias, nunca compareceu a uma audiência,ditador etc…
    O que estou falando a própria justiça prova..
    ENTÃO ,ELE PODE ASSUMIR?
    TÁ BOM….
    ESSA É ALEI DO PAÍS.
    É UMA VERGONHA……………………………
    ACORDA BRASIL ESTA É SUA CARA QUERO VER QUEM PAGA PARA GENTE FICAR ASSIM…

  43. wesleide teixeira da silva disse:

    ESPINOSA É UMA CIDADE DE UM POVO SOFRIDO QUE CLAMA POR JUSTIÇA,O PREFEITO ELEITO LÚCIO BELEEIRO GOMES FICHA SUJA COM MAIS DE 640 PROCESSOS UM CORRUPTO,LADRÃO,SERÁ QUE A LEI FICHA LIMPA NÃO VALE AQUI,A JUSTIÇA TEM PROVAS SUFICIENTES PARA NÃO DEIXA-LO ACABAR COM ESPINOSA, ESPERAMOS QUE HAJA JUSTIÇA EM NOSSA CIDADE.

  44. maria disse:

    EU QUERO CITAR AO PODER PUBLICO QUE EM MATERLANDIA O ATUAL PREFEITO COMPROU MUITOS VOTOS E AMEAÇOU AS PESSOAS DE CORTAR SEUS BENEFICIOS E MUITAS PESSOAS JA CONFIRMARAM AS COMPRAS DE VOTOS NO FORUM DE SABINOPOLIS ,SO QUE O PREFEITO E AMIGO DO JUIS DE DIDEITO DA COMARCA DE RIO VERMELHO E POR ESSE MOTIVOELE PODE SE SAFAR O QUE EU ACHO UMA INJUSTIÇA.

  45. Anah disse:

    Aqui na minha cidade está complicado. Acho que a justiça tinha que intervir antes da eleição e não depois que o povo vota e escolhe o prefeito. Se é ficha suja porque tem foto e número na urna? Na minha cidade ganhou um ficha suja e depois de mais de um mês da eleição é que a lei quer agir. Tem que ser eleito o prefeito que o povo escolheu. Até hoje dia 08-12-2012 nós não sabemos o que vai acontecer.

  46. Jose Freitas de Pinho disse:

    Calma gente vamos ver ate o dia 20 de dezembro se esses fichas sujas forem diplomados ai sim podemos criticar as leis por enquanto vamos esperar e ai falamos.

  47. Geraldo Tolentino disse:

    Espinosa MG, terra da ministra TSE Cármen Lúcia, onde reside seu pai e familiares, o prefeito eleito LÚCIO BALIEIRO GOMES é um dos maiores fichas sujas de Minas Gerais c mais de 600 processos, incluindo CPI DAS SANGUESSUGAS!!! Será q vai ser condenado e nao empossará??? Será q posso ter esperança q o dever de casa tem q ser feito em casa,??? Aí sim, vou continuar a ter orgulho da ministra e desses ilustríssimos que farao a justiça doa a quem doer!!! Por um Brasil melhor!!!

  48. aqui está uma esculanbação

    • Marcelo Almeida Soares disse:

      Continuamos agonizantes em Espinosa, até hoje sem uma decisão da Justiça Eleitoral que possa realmente fazer-nos crer na justiça dos homens. Não sou contra os prazos estabelecidos pela Lei, sou inteiramente favorável que as partes tenham todo o seu direito defesa, mas a incerteza, o descrédito nas leis brasileiras, cheias de brechas que protegem os marginais, o poderio da GANG DOA CASTROS, que segundo denúncias corrompeu membros do Ministério Público, Judiciário e Justiça Militar de Minas Gerais, deixam-nos descrentes da eficácia das leis brasileiras. o “Sr” Danilo de Castro, com certeza fará de tudo para salvar o seu “pupilo”, pois se assim não fizer, corre o risco de ter o seu nome envolvido nas maracutaias, administadas pelo tal Zoião, um verme que se instalou na política espinosense.

  49. Larissa disse:

    A minha opinião ganhará o Wanderley por o Glauber e ficha suja o a minha o pinhão prefeito ser o Wanderley e os caberá fica fazemos porco com minha cara e chama nois de palavrão o pt e prá ganha ne e o tse não e prá ser prefeito xau justiça

  50. Refina disse:

    Os cabaré tão muita boba e milho nã minha casa xau Glauber nã minha o pinhão o Glauber prá trabalha canta lixo prefeito e o Wanderley xau a todo mim descupi por ffavo xau prá todos

  51. CELSO PEDRO disse:

    Em Aquidauana – MS o prefeito eleito com 48,97% foi impugnado, tendo sido diplomado o segundo colocado que obteve 33,23% dos votos, todavia o Ministerio Publico ajuizou ação objetivando a cassação deste segundo colocado, neste caso o terceiro colocado que obteve 17,80% dos votos assumiria ou se convocaria nova eleição???

  52. Gilmar disse:

    Quando se ouvia de ulguns cidadãos espinosenses, correligionários do então prefeito eleito Lúcio Baleeiro Gomes, que o seu poder ultrapassa o judiciário local, para mim não passava de uma mera ilusão. Hoje que venho acompanhando, de maneira mais detalhada a política espinosense fica estarrecida com o corporativismo, com a blindagem que é exercida em prol da figura política do Lúcio Baleeiro.
    É inadmissível que uma pessoa com vários processos, somando mais de 657 ocorrências em tramitação no Fórum da Comarca de Espinosa-MG, algumas por compra de votos, outras por desvios de recursos, fraudes em licitações, uso indevido da máquina administrativa, abuso de poder econômico, uso indevido do erário público, envolvimento na máfia da sanguessuga, sem contar com inúmeros assassinatos cometidos por seus familiares, sendo os mais graves contra a mulher, e nunca foram a julgamentos pelo judiciário local, alguns já estão prestes a se prescreverem, sem nem mesmo os réus e as testemunhas serem ouvidas.
    Tudo isso acontece na cidade natal da Sra. Carmem Lucia, Ministra do Supremo Tribunal de Justiça e Presidente do TSE, o que nos leva a comprovar o velho dito popular: ‘casa de ferreiro, espeto de pau’. O maior absurdo é com relação ao processo que está tramitando na justiça eleitoral local, onde corre em segredo de justiça, no qual o prefeito eleito, Lúcio Baleeiro, aparece junto com um dos seus candidatos a vereador Sr. Jean, efetuando, de forma clara e comprovada (áudio) com a gravação do fato, inclusive com a fala do vereador e também do próprio Lúcio baleeiro a compra de votos, onde oferecem ao músico Gera de Lima, vários benefícios, custeados, é claro pela administração pública futura, como: salário mensal de R$1.500.00, todos os contratos para shows em eventos festivos do município ficarão a cargo do seu grupo musical, mesmo que seja necessário burlar a lei de licitações vigentes no pais.
    Também consta no processo o uso de uma rádio comunitária 104,9 FM com o comprovado intuito de coagir o eleitor, levando-o a votar no referido candidato a prefeito, fato que ocorreu fora do horário político programado pela justiça eleitoral do município. O mesmo aconteceu com uso indevido do FACEBOOK da campanha do candidato, onde anunciou um show de uma banda baiana com grande penetração na juventude espinosense, uma manobra para seduzir os eleitores jovens, ou seja aqueles que realmente decidem á eleição em nosso município.
    Nas eleições anteriores ocorreram diversos abusos por parte do então prefeito e candidato a reeleição Lúcio Baleeiro, sendo o mais evidenciado a emissão de um cheque do município para comprar um eleitor da zona rural, mas devido o jogo político, em que aproveitando de uma lei municipal que permite o executivo oferecer, doar ajuda em espécie a terceiros para tratamento de saúde, desde que a pessoa não tem condição financeira para custear os procedimentos médicos necessários para sua cura.
    Amparado pela lei municipal, eles forjaram e criaram vários documentos falsos e montaram a defesa sem o menor receio de ser pego, e a justiça embasada acatou, aceitou e julgou procedente a tese erguida pela defesa, sem se quer investigar a veracidade dos fatos.
    Diante de tantos fatos ilícitos que envolvem a pessoa de Sr. |Lucio Baleeiro e que sempre acaba em PIZZA, estamos com pressentimento que tudo venha a ocorrer novamente com o processo que pede a cassação do registro e do diploma de sua candidatura em andamento na justiça eleitoral local.
    Sentimos que o andamento do processo começa a se arrastar, protelar-se, oferecendo ao mesmo a oportunidade de se livrar do crime eleitoral cometido de forma clara e evidenciado por gravação em áudio.
    Com relação ao vice prefeito, Roberto Rodrigues Muniz, o mesmo já foi indiciado pela policia federal por várias vezes por manter e operar uma rádio pirata FM pirata, sendo dá ultima vez que ocorreu operação para fechamento da referida emissora o mesmo foi pego também com armamento pesado. O crime mais grave com o vice prefeito é com relação a receptação e venda a terceiro de carros clonados, chassi adulterados, que foi apreendido pela justiça local, a aproximadamente 10 anos atrás. E ate hoje se quer foi ouvido o Sr. Roberto Rodrigues Muniz.
    Esperamos que pelo menos uma vez haja uma condução da investigação e conclusão do processo, para que na terra da Ministra Carmem Lucia de exemplo para o Brasil.

  53. Gilda disse:

    A sentença proferida pela douta Juiza Eleitoral da 109ª Zona Eleitoral, julgou procedente a ação de investigação judicial eleitoral e cassou os diplomas do Prefeito Eleito Lúcio Balieiro e do Vice-Prefeito eleito Roberto Rodrigues Muniz, sob o fundamento de que seria verdadeira a gravação realizada pela testemunha Geraldo de Lima, embora as decisões dos Tribunais Superiores tem sido de não acolher toda e qualquer gravação ilícita.

    Embora conste nos autos, isto aceito em sua decisão pela Magistrada, que a referida testemunha recebeu benefícios financeiros para entregar a suposta gravação e para testemunhar em juízo.

    Todavia, a Juíza Eleitoral concedeu efeito suspensivo à sua decisão em caso de eventual recurso. Dessa forma, tanto o Prefeito eleito e o Vice-Prefeito eleito foram mantidos nos respectivos cargos.

    Assim, Lúcio e Ró continuam como Prefeito e Vice-Prefeito de Espinosa. Continuam trabalhando na administração do Município normalmente, despachando cotidianamente na Prefeitura.

  54. ROMARIO DOURADO disse:

    NA MINHA CIDADE, CAMOCIM CEARÁ TEM UMA PREFEITA ELEITA, SENDO FICHA SUJA, ONDE SEU MARIDO DEPUTADO ESTADUAL DO CEARÁ HOJE SECRETARIO DA CAMERA DE FORTALEZA SEU PAI CHEFE DO (TCM), ELES CONSEGUIRAM COLACAR A PREFEITA MONICA AGUIAR NO PODER ESCONDENDO TODOS SEUS PROCESSOS DE LICITAÇOES FRAUDULENTAS. ISSO NO ANO QUE SEU ESPOSO SERGIO AGUIAR ERA PREFEITO DA CIDADE E ELA PRIMEIRA DAMA.. ONDE VAMOS PARA ELES ESTANDO QUERENDO ACABAR COM A CIDADE, DESVIANDO DINHEIRO, ESSE ANO ENTROU JA NA PREFEITURA FALANDO QUE NAO HA DINHEIRO NOS COFRE PUBLICO, E AGORA PERGUNTO CADÊ O DINHEIRO DO POVO….

  55. ODENIR G. SILVA disse:

    O BRASILEIRO TERIA QUE TOMAR VERGONHA NA CARA, E NÃO VOTAR MAIS PARA SEU NINGUÉM, SÓ VEMOS COLARINHOS BRANCOS NA MIDIA COMO LADRÃO EM CADEIA JA MAIS, LAMENTAVELMENTE ENQUANTO DEVERIA SER JULGADO LEIS BOAS NESTE PAIS, FICAM PERDENDO O TEMPO COM CACHUEIRA MENSALÃO E TUDO MAIS, FAZENDO NÓS BRASILEIROS DE UM GRANDE NARIZ VERMELHO (PALHAÇOS) AINDA SOMOS OBRIGADO A SAIR DE CASA MESMO DEBAIXO DE CHUVA PARA DAR VOTOS A ESTES QUE POUCO SE IMPORTA POR NÓS É UMA VERGONHA, QUEM ESTÁ COM A RAZÃO É PUNIDO O MAL FEITOR SAI LIVRE, O BANDIDO ANDA SOLTO ENQUANTO NÓS TEMOS QUE FICAR PRESO SE QUISERMOS TERMOS MAIS ALGUNS DIAS DE VIDA. LAMENTO.

  56. Flavio Zambonni de Souza disse:

    AQUI A LEI DA FICHA SUJA NAO FUNCIONOU , O PREFEITO FICHA SUJA ASSUMIU NORMALMENTE COM A AJUDA DOS “CASTROS” E A CIDADE ESTA CADA DIA PIOR E MAIS 4 ANOS PARA ELES USAR E ABUSAR DO NOSSO DINHEIRO QUE DEVERIA SER PUBLICO E EM BENEFICIOS DA COMUNIDADE. CONFORME JA NOTICIADO EM SITES E JORNAIS O “MENSALÃO MINEIRO” , “GANGUE DOS CASTROS” E MINAS SER CONSIDERADA PELA OEA COMO TERRA SEM LEI … ME VEJO ENVERGONHADO DE SER MINEIRO E FICAR A MERCE DISSO TUDO…. KD A GLOBO ? A VEJA ? E OUTROS ORGÃOS DE IMPRENSA QUE OMITEM O QUE TODOS SABEM? VERGONHA E AINDA RESTANDO ESPERANÇA NO DES. JOAQUIM BARBOSA.

  57. BIBI disse:

    EM ESPINOSA M/G NO NORTE DE MINAS, TERRA DA MINISTRA DO TSE CARMEM LUCIA, O CANDIDATO ELEITO FICHA SUJA, LUCIO BALIEIRO GOMES ASSUMIU O MANDATO, ELE FOI CASSADO PELA PRIMEIRA INSTANCIA, ESTA CONTRATANDO MUITA GENTE PARA TRABALHAR NA PREFEITURA, QUE TAMANHO ERRO DA JUSTIÇA CAÇA E PEGA O LADRÃO E NO ENTANTO DEIXA O PRÓPRIO TOMANDO CONTA DO ROUBO. FICO ME PERGUNTANDO, CONTERRANIA MINISTRA PRAQUE A SENHORA FOI NA TELEVISÃO FALAR QUE NEM UM FICHA SUJA TOMARÁ POSSE Á SENHORA TALVEZ NÃO SABE QUE O MAIOR EXPURGO DO BRASIL É A JUSTIÇA, E A CORRUPÇÃO, ESTOU AINDA PENSANDO EM TIRAR UM DOCUMENTO QUE ESTÁ ME DANDO NOJO DO MEU BOLÇO QUE É O TITULO ELEITORAL E MANDAR ELE POR SEDEX PRO QUINTO DO INFERNO.

  58. CARRISSIMA MINISTRA CARMEM LUCIA POR FAVOR FAÇA JUSTIÇA COM ESSES BANDOS DE CORRUPTOS FAÇA VIGORAR A LEI DA FICHA SUJA POIS ESPERO COM ANSIEDADE ESTE DIA DO JUGAMENTO TAO ESPERADO ESPERO QUE ESTE BRASIL VA PRA FRENTE SEM SUJEIRA SEM CORRUPÇAO POIS BRASIL FAZ VERGONHA TER GOVERNO DE FICHA SUJA ENTAO JUSTIÇA SO VALE PRA QUEM NAO VALE NADA? MOSTREM QUE A LEI EXISTE TB PARA OS QUE VALEM POLITICO QUE ATE HOJE UZA NEPOTISMO NA CARA DE PAU SO DA EMPREGO NA PREFEITURA A FAMILIA DO MESMO AQUI EM BELO JARDIM PE .

  59. Igaporã disse:

    Carissima Ministra Carmem Lúcia por favor faça a justiça com esses políticos corruptos que estão querendo esbarrar a lei da ficha limpa, faça com que essa lei vigora, pois este canidato sujo nem se divulgou sua canidatura, o povo votaram em um homem e sendo quem foi eleito foi uma mulher. Pois espero com ansiedade este dia do seu pronunciamento no TSE. Sei que a meretísssima vai fazer a lei valer e fazer com que a currupção acabe em nosso país, só assim todos políticos vão agirem da maneira correta.

  60. MARCUS KAKO disse:

    AQUI NA MINHA CIDADE O PREFEITO ELEITO ESTAVA SUB JUDICE E PASSOU NO TSE AGORA EM 16/4/2013 O SEGUNDO LUGAR ASSUMMIU EM PRIMEIRO DE JANEIRO, QUANDO FOI AGORA NO DIA 18 DE ABRIL DE 2013 O JUIZ LOCAL DESAPROVOU AS CONTAS DELE DE 2008, O QUE O SENHOR ACHA QUE ACONTEÇE, ELE ENTRA OU O QUE TÁ CONTINUA?

Deixe um comentário

Copyright © 2009 Blog do Esmael. Todos os direitos reservados.