Blog do Esmael Orçamento participativo revoluciona município de Pinhais | Blog do Esmael Orçamento participativo revoluciona município de Pinhais | Blog do Esmael

Orçamento participativo revoluciona município de Pinhais

Manutenção de bosque municipal em Pinhais definido pelo orçamento participativo.

A prefeitura de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, realiza a partir desta quarta-feira, dia 17, as audiências públicas referentes à  elaboração da Lei Orçamentária Anual !“ Exercício 2012 (LOA). Durante os encontros, a população poderá decidir as prioridades do investimento público em obras e serviços.

A grande novidade em termos de democratização do processo orçamentário e que vem revolucionando a forma de se planejar, elaborar e acompanhar o orçamento público é o chamado Orçamento Participativo. No município de Pinhais este modelo foi implantado em 2009, como umas das metas de gestão do prefeito Luizão Goulart, obtendo um bom resultado da participação popular na elaboração dos instrumentos de planejamento municipal.

O Orçamento Participativo é mais uma das práticas para o controle social de inclusão, participação e de educação cidadã, tem sido a forma mais conhecida e eficaz de participação dos cidadãos na gestão pública, no intuito de promover o bem estar social com a participação da sociedade.

Com o Orçamento Participativo, o cidadão tem direito de opinar e decidir efetivamente onde o dinheiro do Município deve ser empregado permitindo assim ao gestor público a informação mais rápida e precisa das necessidades da população, podendo assim, direcionar melhor os recursos do município!, explica Luis Claudio Leonel, diretor do Departamento de Orçamento da Prefeitura de Pinhais.

O município de Pinhais realiza Audiências Públicas para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias, da Lei Orçamentária Anual, do Plano Plurianual e de Prestação de Contas.

Agora estamos empenhados na divulgação das audiências da LOA 2012 e esperamos mais uma vez contar com a participação da população que já preencheram os formulários e agora devem comparecer em grande número para exercer seu direito de cidadania!, concluiu.

Comentários encerrados.