Dilma recebe hoje a presidente argentina Cristina Kirchner

da Folha.com

Dilma e Cristina.

A presidente Dilma Rousseff recebe nesta sexta-feira (29), em Brasília, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, como parte das reuniões bilaterais semestrais acordadas por ambas durante uma viagem da brasileira ao país em janeiro deste ano.

As chefes de Estado devem discutir temas como a agenda bilateral, que no último mês foi marcada por um crise comercial, e questões políticas, como o andamento da integração regional.

Durante a visita oficial de Cristina, também será criado o Conselho Empresarial Brasil-Argentina, planejado pelas presidentes quando Dilma esteve em Buenos Aires, no começo deste ano.

Kirchner vem ao Brasil cumprir agenda bilateral acordada em viagem da brasileira à  Argentina em janeiro deste ano
“O Conselho tem o propósito de aproximar as comunidades de negócios dos dois países para discutir questões de interesse mútuo, como competitividade, desenvolvimento científico e tecnológico e estratégias comuns de inserção nos mercados internacionais”, explicou o Ministério de Relações Exteriores brasileiro por meio de nota oficial.

Está previsto que as duas se reúnam durante o período da manhã no Palácio do Planalto. Na parte da tarde, Cristina vai participar, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de inauguração de uma embaixada argentina na capital.

Dilma e Cristina firmaram 14 acordos de integração nas áreas econômica, científica, nuclear e geopolítica durante a primeira visita da mandatária brasileira à  Argentina.

Segundo dados do ministério, o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, sendo que no ano passado, o intercâmbio entre os países chegou a cerca de US$ 33 bilhões. Calcula-se que no primeiro semestre de 2011, o volume do comércio tenha crescido 27% se comparado ao mesmo período de 2010.

1 Comentário

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. É UM DESMACHE SÓ!!!!