Blog do Esmael A carta de Gustavo Fruet | Blog do Esmael A carta de Gustavo Fruet | Blog do Esmael

A carta de Gustavo Fruet

De Fruet para Osmar: eu sou você amanhã.

O ex-deputado federal Gustavo Fruet vem repetindo os mesmos erros que o ex-senador Osmar Dias cometeu no ano passado.

O vai-e-vem nas concepções ideológicas é a maior praga que pode existir na carreira de um político.

Muitos atribuem ao tempo, à  demora pela decisão, a derrota de Osmar em 2010. Outros tantos também dizem que a demora de Fruet poderá derrotá-lo no ano que vem.

Não é bem isso. Não foi o tempo de decisão que derrotou o pedetista e muito menos seria fator principal num hipotético fracasso do tucano. à‰ algo mais singelo, mais simples.

As idas e vindas de uma liderança política, que gosta de caminhar perigosamente em ziguezague, além de confundir a plateia, fomenta desconfianças em todos os lados.

Vejamos o caso concreto de Fruet. Conversa bastante com os partidos que compõem a base do governo Dilma no Paraná. Deixa em aberto, inclusive, a possibilidade de transferir-se de mala e cuia para essa banda.

No entanto, o mesmo Fruet utiliza-se de convites assanhados desses partidos dilmistas! e gleisistas! para se cacifar perante o dono do PSDB no Paraná, o governador Beto Richa (PSDB). O discurso para tentar amarrar o governador é o do medo. “O bicho-papão Gleisi Hoffmann vem aí, cuidado!”. “A reeleição é logo ali, em 2014…”, etc., tal e coisa e coisa e tal.

Pois bem. Atitudes como as que Osmar teve, e que agora Fruet está tendo, geram desconfianças para todos os lados. Não dá para ficar eternamente acendendo uma vela para Deus e outra para o diabo. O que era simpático pode como muita facilidade virar antipático.

O que derrotou Osmar, e, que pode derrotar Fruet, nada tem a ver com tempo, com a demora da tomada de decisão. O insucesso, nesses casos, tem tudo a ver com falta de compromisso político e ideológico, convicção de menos, dentre outras fraquezas.

Ah, a carta de Gustavo Fruet! Eu já estava me esquecendo dela. Ontem chegou até a mim a história de que, pela enésima vez, o ex-deputado finalmente anunciará a saída do PSDB. Seria na próxima quarta-feira, dia 13, numa entrevista coletiva. O moço teria preparado uma emocionante carta de despedida do ninho. Coisa de cinema. Quem leu, chorou.

Como eu sou um adepto de São Tomé, só acredito vendo.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hey there, You have done a fantastic job. I’ll certainly digg it and personally suggest to my friends. I’m confident they’ll be benefited from this site.
    nike air yeezy [url=http://www.zwsoft.com/shoes/nike-air-yeezy-red-october-2/]nike air yeezy[/url]

  2. Fruet é frouxo; sempre foi um vacilão, seu maior xemplo foi ter sido um deputado mediocre…

  3. A melhor opção para Gustavo é o PMDB, é o partido com a melhor e maior estrutura do Estado.

  4. é burrice, se for para o PDT, este é o lugar certo para ele,pois esse indeciso ira se juntar a outro indeciso, juntos serão perdedores.

  5. Sempre escolhi o Gustavo Fruet. Não pelo partido, que nem gosto do tal PSDB ,mas pelo nome. Pena, ele estar se mostrando tão indeciso. Não gosto disso! Vejam o que aconteceu com o Osmar… Hoje poderíamos estar vivendo uma situação bem diferente no nosso Estado. Já se passou um semestre. E o que ouvimos ? Reclamações, reclamações e reclamações. O moço do Batel não consegue governar ou não sabe…

  6. o candidato a Prefeito mais preparado é sem dúvidas Luciano Ducci!,
    O atual Prefeito trabalha por Curitiba, busca recurso, aplica em obras que resultam grandemente em melhorias de qualidade de vida. estão sendo construidas novas creches, e ampliadas as já existentes, bem como os Postos de Saúde, melhorias nos bairros, um grande beneficio para Curitiba foi a aquisição da “maquina Recicladora ” de asfalto, que alem de ser muito moderna reaproveita o material existente, não desperdiçando materia prima, e acima de tudo não poluindo o meio ambiente!
    tambem é valido lembrar que a frota de Ônibus esta sendo trocada, para melhorar a qualidade do transporte, dando muito mais agilidade e conforto para os usuários do sistema. alem destas grandes obras, não podemos esquecer que o atual Prefeito enquanto vice, já trabalhava intensamente, no projeto Copa 2014, algo que muitos usam para atacar, por não ter o que comentar, pois a Copa trara recursos para a Cidade, que serão investidos, por toda Cidade, deixando uma marca muito positiva, pós copa! poderia escrever a manha toda sobre a atual Gestão de Curitiba, mas prefiro neste momento conversar com cada amigo, e mostrar que a cidade esta cada dia melhor, e no caminho certo! não se mexe em time que esta ganhando, nem se troca o certo pelo duvidoso!

  7. AGORA O FRUIT É BOM SRA PAOLA !!!?????? ELE SEMPRE FOI BOM..OU É SÓ AGORA QUE ESTÁ QUERENDO IR PARA OUTRO PARTIDO?????
    BOM ELE SEMPRE FOIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  8. FRUIT….FIQUE ….NÃO FAÇA COMO O OSMAR DIASSSSSSSSSS…PULOU DO BARCO …E….. VC VIU NO QUE DEU…ESTÁ AINDA !!!!!!!!!!!!!!!!!QUERENDO A QUALQUER PREÇO…QUALQUER CARGO…PELO AMOR DE DEUSSSSSS….

  9. Não há da parte de Gustavo Fruet (nem houve quanto ao senador Osmar Dias) vacilo em relação a tempo, pois está tudo correndo (assim como correu em 2010) dentro da legalidade. Filiações partidárias podem ser efetivadas até o dia 6 de outubro, um ano antes das eleições, assim como a definição para alianças e candidaturas só pode ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho do ano eleitoral. Tudo, no mais, são questões subjetivas que fogem às opções que possamos ter, todos nós (e aí as análises são naturalmente diferenciadas). Espero que Gustavo tome a decisão certa, deixando o PSDB para efetivar filiação no PDT, assim como entendo que Osmar decidiu corretamente saindo candidato ao Governo do Estado na hora certa…

  10. Esmael, concordo em parte com sua análise, como concordo muito com a avaliação de Vanessa. Creio que o Fruet, ajudado por uma parte da imprensa, só perde diante de tanta indefinição. Faz horas, semanas, meses, que todo o meio político e jornalístico especula para onde vai Fruet? E na maioria das vezes é sempre com a pecha do indeciso Fruet ou do joguete Fruet nas mãos do PSDB (leia-se Beto Censor Richa ou do Rasputim Rossoni). Também pode ser joguete nas mãos do PT, via PDT. Mas, até quando vai uma postura desta natureza? Desde que me conheço por gente, escuto as pessoas falando muito bem de Fruet e de sua índole, mas sempre me questionei, como é que pode um cara ser tão bom assim, e ficar num partido como é o PSDB, ou então como é que pode um cara ser tão bom assim, e no último programa do PSDB nas eleições de 2010, se apresentar com um discurso ultraconservador. Discurso que a direita mais retrógrada dentro dos tucanos brada aos quatro cantos deste país. Enfim, até quando esse cara vai ficar refém de uma turma que representa o retrocesso neste país. Passou muito da hora de Fruet divulgar a tal carta e dizer adeus aos tucanos”¦ Estamos cansados de esperar.

  11. Com a cacidade decisória que Fruet está demonstrando, revela ser despreparado para chefe de executivo. Tem de permancer um bom parlamentar. Portanto, nas próximas eleições lhe resta ser candidato a vereador…….

  12. já achei a solução gustavo fruet para prefeito e osmar dias para vice
    em 2098 eles tomam a decisão pelo qual partido.ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

  13. Esmael, concordo com o conteúdo da mensagem, mas no meu entendimento, há desvios de interpretação, pois essa falta de identidade a que o texto faz referência se dá em nome de um titubear e de uma falta de compromisso que está relacionado a categoria “tempo”. Mas falta de compromisso com quem? Resposta: com o eleitor e com ele mesmo (Fruet). Repito o que postei em outros comentários, ao invés de se discutir programas, conteúdos e projetos… o debate ocorre em torno de uma sigla e não de um projeto, pois os partidos parecem ser recipientes vazios, moldáveis ao sabor das necessidades de alguns homens e mulheres. Comparemos Fruet com Marina Silva. A Marina porta um projeto de desenvolvimento e de país, enfim um projeto! E mesmo sem saber para onde ir ou se irá construir o “novo” ela simplesmente saiu do PV. É, óbvio que tal atitude demonstra uma clareza de objetivos e um compromisso com os seus próprios sonhos e com o seu eleitor. Sei que ela sabe que o mundo não é panglossiano, no entanto, ela tem postura firme, decidida e comprometida. E o nosso competente, ilibado e carismático Fruet? Por que ele se furta as decisões? Ele precisa apresentar a que veio e parar de cortejar os dois lados… a leitura que tiramos é: quem pode dar mais? Ao invés da figura de um político forte, decidido, um líder como todo político precisa ser, vemos um Fruet perdido, sem identidade. E de grande nome, passa a apresentar a insegurança e o recuo em suas decisões e talvez efetivamente a simpatia de muitos se transforme em antepatia. Alguns me perguntam, como ele pode ser prefeito se não consegue tomar uma decisão de ficar ou ir para outro partido? – A questão é a seguinte a política precisa ser maior do que a sigla A ou B, ou as condições de viabilidade que um ou outro partido te oferece, o importante são as concepções, projetos, e, especialmente a POLÍTICA. Assim, sugiro que Marina Silva sirva de modelo e inspiração para os pássaros paranaenses que sofrem de indecisão. Já ensinava o bom e velho Maquiavel é melhor ser “temido” do que “amado”. O temido aqui traduza-se por respeitado com posturas firmes, decididas, doa a quem doer, Marina Silva, ao contrário de Fruet está provando que isso é possível!

  14. eu também só acredito vendo.

  15. Com esses vacilos e indecisões, confesso que a partir de agora serei um EX-ELEITOR DO GUSTAVO!!
    É um Osmar Dias mais polido….. e Burro!
    Será que não percebe o papel ridículo que tá fazendo?
    Mostra que é um cara de decisão, SAI do PSDB e vai à luta pô….!!