Início / Agência Brasil

Vacinação nas escolas vai imunizar 27 milhões até dia 30

A Semana de Vacinação nas Escolas tem meta de imunizar 27 milhões de estudantes da rede pública até quinta-feira (30). A campanha começou nesta sexta-feira (24) e quer atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de 9 meses a 15 anos.

As doses ofertadas incluem HPV, febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana (DTP), meningocócica ACWY e covid-19. O governo também incluiu a vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a proteção.

A aplicação é feita por profissionais de saúde, com autorização dos pais ou responsáveis. A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.

O Ministério da Saúde também passou a reforçar a Caderneta Digital de Vacinação da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital. Lançada em abril de 2025, a ferramenta já soma mais de 3,3 milhões de acessos e permite consultar o histórico de vacinas e as próximas doses.

O aplicativo ganhou lembretes automáticos para pais, mães e responsáveis, de acordo com a idade das crianças. A pasta aposta no recurso para reduzir o atraso na atualização da caderneta e ampliar a cobertura vacinal.

O governo afirma que as coberturas voltaram a subir em 2025 após a queda registrada nos anos anteriores, agravada pela pandemia de covid-19. Segundo o ministério, todas as vacinas do calendário infantil cresceram em relação a 2022.

A tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, chegou a 92,96% de cobertura, ante 80,7% em 2022. O dado importa porque o Brasil tenta manter o país livre do sarampo, enquanto a doença avança em outras regiões das Américas.

No caso do HPV, a cobertura chegou a 86,11% entre meninas de 9 a 14 anos e a 74,46% entre os meninos. A vacina também é usada para reduzir o risco de câncer de colo do útero.

A cobertura da meningocócica ACWY subiu de 45,8% em 2022 para 67,75% em 2025. A campanha nas escolas virou uma aposta do governo para recuperar a confiança nas vacinas e evitar novas quedas no calendário infantil.

Continue acompanhando os bastidores da política e do poder pelo Blog do Esmael.

Leia também no Blog do Esmael: Governo amplia vacinação nas escolas e mira 27 milhões; BB reduz em 72% perda de comida em escolas públicas; STF julga validade de reserva de vagas nas universidades estaduais que atinge 6,6 milhões de alunos do ensino médio público