Início / brasil

Flávio Bolsonaro pede entrada em ação de Lula contra Meta

A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) pediu ingresso na ação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a Meta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alegando prejuízo com anúncios negativos, segundo a Folha de S.Paulo em 17 de outubro. O tribunal já havia mantido por unanimidade a ordem de igualdade entre as campanhas.

O referendo no plenário virtual sucede a decisão individual de Marco Aurélio Bellizze já noticiada pelo Blog do Esmael.

De acordo com a reportagem, a ordem impede redução artificial de alcance e exige revisão humana de restrições às contas e ao impulsionamento. O prazo informado para a revisão é de duas horas.

A determinação também abrange critérios iguais para os dois candidatos na ferramenta Meta AI. O descumprimento prevê multa diária de R$ 500 mil.

A campanha de Lula acusa a empresa de prejudicar a distribuição de suas publicações. A Meta contesta a acusação e atribui os problemas a falhas técnicas.

Em reportagem de 17 de outubro, às 14h56, a Folha informou que a campanha de Flávio Bolsonaro pediu ingresso no processo como terceira interessada. Os advogados acusam a Meta de permitir impulsionamentos negativos contra o candidato. A empresa nega favorecer qualquer campanha. A manifestação é uma alegação da defesa, não uma conclusão do tribunal.

Acompanhe no Blog do Esmael os desdobramentos da disputa eleitoral nas plataformas digitais.

🔴 SUPERLIVE 2º TURNO | PESQUISAS ELEITORAIS