Tempestade de granizo provoca danos e deixa mais de 150 feridos no RS

Em situação de emergência, a cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, amanheceu esta segunda-feira (24/11) de ressaca após a grande tempestade de granizo que assolou a região, nesse domingo (23). Pedras de gelo quebraram vidros de carros nas ruas e telhados das casas.

Olha a quantidade de carro com vidro quebrado pela tempestade de granizo em Erechim – RS ontem 23/11

Tô avisando desde janeiro sobre esse evento e o motivo dos granizos estarem ficando maiores e caindo em grande quantidade.

E muitos ainda estão tapando o sol com a peneira,… pic.twitter.com/kZSwlicaUV

— Bruno Brezenski (@bbbrezenski) November 24, 2025

Segundo a prefeitura do município, que fica a 324 quilômetros da capital Porto Alegre, mais de 150 pessoas ficaram feridas. Devido aos estragos, não houve aulas nas escolas nesta segunda e as cirurgias eletivas também foram suspensas. A prefeitura está distribuindo lonas à população como medida emergencial para ajudar quem teve o teto danificado.

De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC), que emitiu três alertas à população, a queda de granizo foi causada devido à atuação de uma área de baixa pressão combinada ao calor e umidade presentes na região.

Olha o granizo destruindo a rede elétrica, não é só calor extremo, ventos fortes, granizos como esses que cairam ontem 23/11 em Erechim e região também destroem.

Os negacionistas que acham que a ciência está querendo levar todos para a idade das trevas, saibam que os alertas… pic.twitter.com/eM8ictwJuB

— Bruno Brezenski (@bbbrezenski) November 24, 2025

Leia também
  • São Paulo

    Mulher de 26 anos morre ao ter carro arrastado durante temporal em SP
  • Brasil

    Chuvas e tempestades atingem boa parte do Brasil nesta 2ª; confira
  • Distrito Federal

    Alerta amarelo: semana começa com previsão de chuvas intensas no DF
  • Brasil

    Município da Bahia decreta estado de emergência após fortes chuvas

Repasse emergencial

Na manhã desta segunda, o governador Eduardo Leite (PSD-RS) autorizou o repasse emergencial de R$ 1,5 milhão ao Fundo da Defesa Civil de Erechim. A verba será destinada à compra de telhas às famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pelo granizo.

“Estou acompanhando os desdobramentos da chuva de granizo em Erechim desde a tarde de domingo e determinei ao coronel Boeira, nosso chefe da Casa Civil, que lidere na cidade todos os esforços possíveis para auxiliar o município. Esse mecanismo do Fundo a Fundo, que implantamos no nosso governo, agiliza o repasse de recursos do Estado para que possamos alcançar com a maior brevidade possível o apoio à população afetada”, afirmou o governador.

Temporal de pedras terrível em Erechim. pic.twitter.com/jeqWiial0D

— Juliano Cavalo (@JulianoCavalo81) November 23, 2025

Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta noite, em Erechim, haverá muitas nuvens, pancadas de chuva e possível queda de granizo. Para esta terça (25/11), a previsão indica apenas a presença de nuvens.

Metrópoles é site parceiro do Blog do Esmael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *