Sobre esta conta revela a escala do problema dos trolls estrangeiros de X

Há muito se sabe que o X (e o Twitter antes dele) é um importante local para campanhas de influência estrangeira se intrometerem na política americana. Grande parte do foco tem sido nas fazendas de trolls russas, que o governo dos EUA tem como alvo em diversas ocasiões. Mas o lançamento do recurso Sobre esta conta do X pode ter revelado o escopo e a amplitude geográfica de seu problema com trolls estrangeiros.

Quase imediatamente após o lançamento do recurso, as pessoas começaram a notar que muitas contas de iscas de raiva focadas na política dos EUA pareciam estar baseadas fora dos EUA. Perfis com nomes como ULTRAMAGA🇺🇸TRUMP🇺🇸2028 foram revelados como baseados na Nigéria. Uma conta verificada que se passava pelo czar da fronteira, Tom Homan, foi rastreada até a Europa Oriental. E América_First0? Aparentemente de Bangladesh. Toda uma rede de “mulheres independentes que apoiam Trump” que afirmavam ser da América estava, na verdade, localizada na Tailândia.

Os tópicos começaram a crescer rapidamente, coletando todos os trolls pró-MAGA que afirmavam ser americanos, mas na verdade eram atores estrangeiros de todos os cantos do globo. Algumas personalidades de direita rapidamente se basearam em evidências de que muitos usuários X de esquerda também não eram quem afirmavam ser. Em pouco tempo, X foi inundado por pessoas denunciando a lista aparentemente interminável de contas falsas e trolls focadas em alimentar a raiva política.

Pouco depois do lançamento do recurso, o X removeu informações sobre onde as contas foram criadas. E isenções de responsabilidade foram colocadas nos locais onde as contas estavam baseadas, observando que viagens, VPNs e proxies poderiam levar a dados imprecisos. Isto é certamente verdade para algumas contas, no entanto, é extremamente dificilmente será verdade mesmo para a maioria dos que estão sendo chamados.

Algumas dessas contas de trolls são provavelmente campanhas de influência patrocinadas pelo Estado. Entidades estrangeiras como a Rússia e a China têm interesse em semear o caos no sistema político americano. Mas também é provável que muitos sejam movidos por ganhos monetários. Embora os ganhos provenientes da monetização em X possam ser insignificantes para os padrões ocidentais, podem ser uma mudança de vida nos países em desenvolvimento.

The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *