Não foi por falta de aviso deste Blog do Esmael e de movimentos contrários à privatização de serviços essenciais à sociedade, tais como água, luz, saúde, educação, internet…
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) privatizada no último dia 14 de julho, na B3, continua a deixar os consumidores/moradores sem água em Curitiba – a maior unidade de consumo da empresa.
A Sanepar privatização realiza uma espécie de rodízio de falta de água, em um sistema de loop, complicando a vida das pessoas e causando prejuízos aos negócios.
Até a emissora “chapa-branca” RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, não consegue esconder o drama dos paranaenses com a privatização e escassez da água nas torneiras.
Em agosto passado, por exemplo, ao menos 50 bairros na região metropolitana de Curitiba experimentaram interrupções no abastecimento – embora São Pedro tenha sido generoso com chuvas regulares nos últimos 4 anos.
Apesar das 17 bacias hidrográficas na regiaõ, falta mais água em Curitiba do que no deserto do Saara.
Esta semana começou com falta de água no bairro Cajuru, região leste da capital paranaense, enquanto a Sanepar admitiu em nota na terça (3/10) que poderia afetar o abastecimento de água no Capão da Imbuia e no Tarumã devido à interligação de rede em Curitiba.
A companhia também afirma que poderá faltar o precioso líquido, até amanhã (5/10), no município de São José dos Pinhais, região metropolitana, devido à falha eletromecânica em equipamento que bombeia água para os bairros Guatupê, Academia e Cristal.
Dito isso, a privatização da Sanepar é um alerta para os demais estados e municípios brasileiros que ainda não privatizaram sua água e esgoto, sobretudo São Paulo, onde o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja vender a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Nunca é demais recordar que Inglaterra, França e Portugal, só para ficar nesses três exemplos, reestatizaram seu serviço de água após um curto período de aventura neoliberal e privativista.
LEIA TAMBÉM
O seu negacionismo é uma doença. Você precisa de tratamento, caríssimo. E urgente.
A empresa privatizada foi a Copel, é muita falta de informação e burrice deste jornalista!
estou indignada com a SANEPAR porque cortaram minha água não avisaram nada ..só fui descobrir que minha água estava cortada por conta de um lacre branco no registro. minha conta de água é em débito automático!!!! toda semana falta. água e quando chegar não tem pressao…
Esses governantes estão brincando com a população,pq água é direito dó povo.
Água não vende , água é da natureza q pertence ao povo.
Aí vem um governo pq vai passar 4 ano no poder,ai quer vender as empresas pública isso é um erro.
A população não pode aceitar isso.
Pq água não é do governo água é do povo.
Diga não a privatização da sua água.
Esses políticos quer vender a empresa pública pra pega a metade desses dinheiro ou mesmo ser o nono dessa empresa.quem sair perdendo nisso tudo é a população.
Então a população tem q se acorda se não esses viajante políticos não quer o melhor pra a população e sim olha pra o bolso deles.
Então sociedade acorda quanto é tempo,pq muitos país privatizou a sua água e povo está pagando o braço.
Lute pelo q é seu que é sua água.
Água é Deus q vem do céu q é deus q manda pra seu povo aí vcs vão aceitar um viajante vende o o que é seu que é água.
Diga não a privatização água é do y.
Água não é mercadoria água é um bem do povo.
Hj dia 05/10/2023
Faltou água por dois dias em minha casa, no mês de julho, e dois dias agora em setembro, sem NENHUM AVISO PRÉVIO. Ao contatar a Sanepar fui mal atendida no call center, tive QUATRO protocolos sem resposta, sem atendimento, e transferências indevidas.
Fui informada que nas DUAS OCORRÊNCIAS, os funcionários foram embora e “esqueceram” de abrir o registro da distribuição de água.
Solicito providências, por favor pois a ouvidoria se limitou a dizer que: ERRAR É HUMANO.
ABAIXO A PRIVATIZAÇÃO, FOI UM RETROCESSO DESSE GOVERNO DIABÓLICO.
Como se nunca tivesse faltado agua quando era estatal né? Faça um favor para todos, pare de escrever!
Bom Dia , 99 % da população não sabe e não entende que esta foi privatizada, pois, continua caro e pagamos para os outros usarem, nós , os consumidores que pagamos a conta fraterna
Que bobagem, apresento evidências concretas. Você deve ser um dos novos donos da Sanepar. Só pode. Ou um puxa saco.
Você presta um desserviço as pessoas com um blog como este, se a falta de água é devido a obras, porque fazer esse alarde? É a mesma coisa de reclamar de obra de recapeamento na rua, mas também reclamar que tem buracos, tem que haver bom senso.