Putin compartilha com Maduro avaliações da situação em torno da Ucrânia

Maduro expressa apoio à Rússia, anuncia o Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, conversou com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por telefone, por iniciativa do líder bolivariano.

– Vladimir Putin compartilhou suas avaliações dos desenvolvimentos em torno da Ucrânia, observando que os objetivos da operação militar especial são proteger civis em Donbas, o reconhecimento de Kiev da DPR e LPR [as Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk] e a soberania da Rússia sobre a Crimeia, bem como a desmilitarização e desnazificação do Estado ucraniano e a garantia de seu status neutro e livre de armas nucleares – disse o serviço de imprensa do Kremlin.

Com medo de ser atacada, Bielorrússia pede a Putin que forneça mais mísseis S-400

– Nicolas Maduro expressou um forte apoio às ações decisivas da Rússia, condenou a atividade desestabilizadora dos Estados Unidos e da Otan e enfatizou a importância de combater a campanha de mentiras e desinformação lançada pelos países ocidentais – afirmou.

– As partes discutiram questões atuais de aprimoramento da parceria estratégica russo-venezuelana e a implementação de projetos conjuntos. As partes concordaram em continuar a troca de visitas de delegações e contatos em vários níveis – disse o comunicado.

Enquanto Maduro deixa claro de que lado está a Venezuela, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro diz que o Brasil está “neutro” em relação ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Economia