O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou mudanças significativas no conselho de Itaipu Binacional, a usina hidrelétrica localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A medida inclui a demissão de membros bolsonaristas e a nomeação de novos ministros como conselheiros.
Lula já havia trocado a diretoria-geral de Itaipu na semana passada, indicando Enio Verri, deputado federal do PT do Paraná. Além dele, ainda serão nomeados os diretores da estatal e os cobiçados cargos de conselheiro da usina na tríplice fronteira.
Confira os destaques das mudanças no conselho de Itaipu Binacional:
- Presidente Lula demite membros bolsonaristas do conselho;
- Enio Verri, deputado federal do PT do Paraná, é nomeado diretor-geral da Itaipu Binacional;
- Novos ministros são nomeados como conselheiros da usina;
- A nomeação do último conselheiro ainda não foi definida;
- Itaipu Binacional passa por mudanças significativas com as novas nomeações e demissões.
Veja abaixo as mudanças no conselho de Itaipu Binacional:
Saem do conselho da Itaipu nomes bolsonaristas como Fernando Simas Magalhães, Célio Faria Júnior, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, José Carlos Aleluia Costa, Adolfo Sachsida e Maria Aparecida Borghetti.
Entram no conselho da Itaipu os seguintes ministros escolhidos pelo presidente Lula: Alexandre Silveira, Mauro Vieira, Fernando Haddad, Rui Costa, Alexandre Padilha e um último nome ainda não definido.
Abaixo, veja quem entra e quem sai do conselho dai Itaipu Binacional:
| Quem Sai | Quem Entra |
|---|---|
| Fernando Simas Magalhães | Alexandre Silveira |
| Célio Faria Júnior | Mauro Vieira |
| Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior | Fernando Haddad |
| José Carlos Aleluia Costa | Rui Costa |
| Adolfo Sachsida | Alexandre Padilha |
| Maria Aparecida Borghetti | A definir |
LEIA TAMBÉM
- Enio Verri é nomeado diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional e traz ampla experiência na administração pública
- Veja quem serão os novos diretores da Itaipu Binacional
- Programa Voa Brasil oferece passagens aéreas por R$ 200 para estudantes, aposentados e servidores públicos de baixa renda
- O Antagonista agoniza: Último fundador abandona o site para se juntar à Jovem Pan
- Aliados de Lula se encontram com golpistas e bolsonaristas em Londres: a verdadeira frente ampla?

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.




