Os desenvolvedores de jogos independentes têm um novo argumento de venda: ser ‘livre de IA’

No início deste mês, Junghun Lee – CEO da Nexon, a empresa controladora por trás do atual jogo de tiro ao vivo do dia Invasores de Arco – causou impacto na comunidade de desenvolvimento de jogos com uma declaração direta. “É importante assumir que todas as empresas de jogos estão agora usando IA”, explicou ele. Os desenvolvedores independentes foram rápidos em chamar de besteira em voz alta e veemente. “Simplesmente não é verdade”, Alex Kanaris-Sotiriou, cofundador da Argumento e Destruído pelo mito desenvolvedor Polygon Treehouse, conta A beira.

À medida que reações semelhantes surgiram nas redes sociais, muitos desenvolvedores compartilharam que evitar a IA generativa não era apenas uma questão de orgulho pessoal, mas também uma questão de marketing profissional – algo que os desenvolvedores estão aproveitando para permitir que seus jogadores saibam que seus jogos foram feitos por humanos.

Para Kanaris-Sotiriou, a questão de adotar o uso da geração AI para fazer jogos foi fácil de responder. “Os alicerces sobre os quais está construído, a ideia de usar o trabalho de outras pessoas sem permissão para gerar obras de arte (…) são injustos”, diz ele.

Os comentários de Lee são apenas os mais recentes de uma série de CEOs de jogos notáveis ​​declarando que a geração AI é o futuro do meio. Mas Kanaris-Sotiriou, juntamente com muitos dos seus colegas de desenvolvimento de jogos, queriam resistir a esta afirmação. Então, no início deste ano, eles colaboraram em uma solução – um arquivo de imagem simples de um selo dourado em forma de engrenagem que declara: “Este desenvolvedor garante que nenhuma geração de IA foi usada neste jogo indie”.

Imagem do Treehouse Polygon apresentando um selo de engrenagem dourado que diz “

Eles disponibilizaram gratuitamente a imagem (que Kanaris-Sotiriou ajustou para garantir que não se parecesse muito com um selo de aprovação mais famoso) para qualquer estúdio usar em seus materiais de marketing, sites ou páginas de jogos. Embora Kanaris-Sotiriou não tenha números concretos sobre seu uso, o selo aparece nas páginas da loja para Água de rosas, Ascensão Astral, Pessoale muito mais. No tópico Bluesky anunciando a criação do selo, vários desenvolvedores independentes compartilharam que o colocaram em suas páginas Itch.io e no Steam, onde serve como antítese às regras de divulgação de geração de IA da plataforma.

Outros desenvolvedores estão adotando suas próprias soluções personalizadas que atuam tanto como uma declaração informativa contra a geração AI quanto como uma declaração filosófica.

Absolutamente tudo em Imbatível foi criado por seres humanos sem qualquer assistência generativa”, lê um gráfico postado pela D-Cell Games no Bluesky sobre seu próximo jogo Imbatível. A imagem foi criada especificamente em resposta aos comentários de Lee.Cada quadro desenhado, cada palavra escrita, cada modelo esculpido, cada linha de código digitada, cada música cantada com voz real, cada guitarra tocada com mão real, cada momento falho e confuso porque nós também somos.”

Onde outros desenvolvedores adotaram uma abordagem declarativa simples contra a geração AI, a paixão na declaração da D-Cell é aparente e parece quase um desafio para aqueles que usam as ferramentas. “Ignorar todas as preocupações éticas, morais e legais do uso de IA generativa é um enorme desperdício de esforço”, disse Jeffrey Chiao, produtor de estúdio da D-Cell Games, em um e-mail para A beira. “Podemos produzir resultados que atendam aos nossos padrões de qualidade sem a sua ajuda.”

Os entusiastas da geração AI veem a tecnologia como uma forma de desbloquear o potencial criativo oculto e, para muitos, é uma ferramenta para acelerar os processos demorados e dispendiosos inerentes à produção de videogames. Algumas das maiores empresas estão aproveitando isso; A EA anunciou uma parceria com a Stability AI, por exemplo, enquanto a Microsoft está usando IA para gerar jogabilidade.

A Ubisoft, em particular, tem muito a dizer sobre a geração AI, com o CEO Yves Guillemot chamando-a de “uma revolução tão grande para nossa indústria quanto a mudança para 3D” em uma recente teleconferência de resultados. Os jogadores podem conversar com os Neo NPCs da geração AI da Ubisoft, enquanto a ferramenta Ghostwriter da empresa gera pequenos trechos de diálogo chamados latidos. Subnáutica 2 e PUBG o editor Krafton sugeriu que seus funcionários se demitissem voluntariamente se não pudessem cumprir a nova reorganização “AI-first” da empresa. Enquanto isso, os ativos da geração AI estão aparecendo em Call of Duty: Black Ops 6 (e novamente em Operações Negras 7), Ano 117: Pax Romana, As alterações, As finais, Invasores de Arco, InZoie muito mais.

Os orçamentos de desenvolvimento de videogames estão aumentando e os jogos demoram mais para serem lançados. Uma ferramenta que pode ajudar a lançar jogos no mercado de forma mais rápida e barata é uma proposta atraente – especialmente no espaço independente, onde o investimento diminuiu significativamente e equipes menores exigem que os desenvolvedores façam vários trabalhos. E embora a IA generativa esteja a ser utilizada em todos os níveis da indústria (com exceções notáveis), a resistência mais forte vem do espaço que aparentemente mais beneficiará dela. “As restrições que enfrentamos como independentes nos inspiram a desenvolver soluções realmente criativas”, diz Kanaris-Sotiriou.

“As restrições que enfrentamos como independentes nos inspiram a desenvolver soluções realmente criativas.”

Tom Eastman, presidente da Ases de traje de batalha desenvolvedor Trinket Studios, ecoa esse sentimento. Ele diz que os problemas que a geração AI supostamente resolve são exatamente os que tornam o desenvolvimento de jogos tão gratificante. Ele falou sobre como nos últimos dias de trabalho no título anterior do estúdio Brigada de Chefes de Batalhavários locais importantes do jogo não tinham arte finalizada. Em vez de passar pelo processo de criação da arte desenhada à mão que domina a estética do jogo, a equipe decidiu usar aquarelas menos demoradas. “Essas são as decisões criativas interessantes que são divertidas de trabalhar, em vez de ‘por favor, a caixa mágica resolva meus problemas’”.

Os desenvolvedores com quem conversei reconheceram que, à medida que a tecnologia de geração de IA melhorar, haverá mais pressão para usá-la. E embora seja difícil definir números concretos, eles também veem como suas declarações oficiais anti-gen-AI repercutiram em seus jogadores e comunidades. “É quase certo que isso estará ao nosso redor no ritmo atual, mas acho que as coisas que as pessoas desejam em nossos trabalhos não vão mudar por causa disso”, diz Chiao. “Então, vamos nos manter firmes e continuar fazendo as coisas do nosso jeito – é mais divertido assim.”

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