Novo juiz da Lava Jato Eduardo Appio pode retornar à 13ª Vara de Curitiba esta semana

No cenário político conturbado, uma notícia está chamando a atenção e despertando sentimentos de expectativa e apreensão: o possível retorno do juiz Eduardo Appio à 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da antiga Lava Jato. Segundo informações obtidas pelo Blog do Esmael, o corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Felipe Salomão, estaria prestes a tomar uma decisão importante nessa semana.

Appio foi afastado liminarmente do cargo pelo Conselho do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), de Porto Alegre, após desentendimentos com desembargadores acerca dos rumos que ele estava dando à finada Lava Jato. Além disso, o juiz causou surpresa ao abrir armários que escondiam esqueletos da força-tarefa entre os anos de 2014 e 2022.

O magistrado assumiu o posto em fevereiro deste ano, porém foi afastado pelo TRF4 em 22 de maio. No entanto, Appio decidiu solicitar ao corregedor Luís Felipe Salomão a suspensão da liminar e sua recondução à 13ª Vara. Agora, a expectativa está voltada para a decisão do corregedor, que, para embasá-la, está analisando minuciosamente as denúncias envolvendo a antiga Lava Jato.

Economia

Luís Felipe Salomão recorreu aos arquivos da Operação Spoofing da Polícia Federal, que trouxeram à tona mensagens vazadas por um hacker. Essas mensagens revelam ilegalidades e crimes cometidos por juízes e procuradores da força-tarefa da Lava Jato. As denúncias não param por aí. O corregedor também está atento aos relatos do empresário curitibano Tony Garcia, que afirma ter sido um agente infiltrado de Sergio Moro. Garcia afirma que, a pedido do ex-juiz, foi responsável por gravar autoridades sem autorização judicial.

Além disso, Salomão está analisando cuidadosamente o caso do advogado Rodrigo Tacla Duran, que acusa a antiga Lava Jato de extorsão e corrupção. Duran, que está previsto para depor no Congresso Nacional no dia 19 de junho, promete apresentar evidências contundentes contra o círculo próximo de Moro.

Natal Foz

Essas investigações e denúncias são cruciais para compreendermos a complexidade da antiga Lava Jato e seus desdobramentos. Fique por dentro de todas as informações no Blog do Esmael, onde a política é retratada em tempo real.

PodCast do Esmael [assista agora]:

LEIA TAMBÉM

Economia

One Reply to “Novo juiz da Lava Jato Eduardo Appio pode retornar à 13ª Vara de Curitiba esta semana”

Comments are closed.