Ebrahim Raisi, o oitavo presidente do Irã, foi martirizado depois que um helicóptero que o transportava e sua comitiva caiu na região de Varzaqan, na província do Azarbaijão Oriental, a noroeste do país.
O helicóptero de Raisi, juntamente com mais dois helicópteros, estava a caminho da cidade de Tabriz no domingo, depois de ter inaugurado a barragem Qiz Qalasi, na fronteira com a República do Azerbaijão, no início do dia.
O ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do Azarbaijão Oriental, Malek Rahmati, e Mehdi Mousavi, chefe da equipe de guarda-costas de Raisi, também estavam a bordo da aeronave acidentada. Mohammad Ali Al-e-Hashem, representante do Líder Supremo na província, também os acompanhou.
Autoridades locais presentes no local do acidente confirmaram a morte de Raisi e sua equipe que o acompanhava.
Ebrahim Raisi, 63 anos, nasceu na cidade sagrada de Mashhad. Foi eleito presidente em 2021. Antes disso, atuou como chefe do Judiciário, procurador-geral e vice-presidente da Assembleia de Peritos. Raisi também foi membro do Conselho de Conveniência.
Em Setembro de 2023, por ocasião da Semana do Governo no Irão, o Líder Supremo da Revolução Islâmica, Aiatolá Seyyed Ali Khamenei, elogiou o desempenho da administração Raisi em vários setores, incluindo a economia e a política externa.
LEIA TAMBÉM
- Acidente de helicóptero com presidente iraniano Ebrahim Raisi: o que sabemos até agora
- Dois membros da comitiva do presidente Raisi fazem contato com equipes de resgate no Irã
- Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã?
- Cai helicóptero que transportava o presidente do Irã Ebrahim Raisi, diz imprensa iraniana
- O ataque de Israel a Irã parece que foi para distrair o avanço israelense em Gaza
- Rumores sobre armas nucleares iranianas são uma tentativa de desviar a atenção de Gaza, diz Rússia

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.




