MEC suspende inscrições para o Prouni

O Ministério da Educação (MEC) informou na noite desta segunda-feira (27) que suspendeu por tempo indeterminado a abertura de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições estavam programadas para terem início nesta terça-feira (28).

A decisão foi tomada após o Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região suspender a divulgação do resultado das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo o MEC, os cronogramas do Sisu e do do Prouni, ambos programas de acesso à educação superior, só serão divulgados após uma decisão final da justiça.

LEIA TAMBÉM:
Ministro da Saúde discorda de Damares sobre abstinência sexual como política pública

MPF pede que chefe da Secom de Bolsonaro seja investigado por corrupção

China confirma primeira morte em Pequim por coronavírus

O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior. Já o Prouni oferta bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. Mas ambos utilizam notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como foi comprovada a falha na correção das provas do Enem, a justiça atendeu o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) de suspender a divulgação dos resultados do Sisu. A ideia é não comprometer a transparência e a lisura do procedimento que dá acesso às vagas, seja de um programa, seja de outro.

Economia

Segundo a DPU, em seu pedido, a revisão das notas pode provocar alteração nos resultados finais de todos os candidatos. E essa alteração, ainda que de décimos, pode ser a diferença entre conseguir ou não a vaga pretendida.

O MEC, no entanto, disponibilizou aos estudantes a consulta de bolsas do Prouni, uma vez que se trata apenas de uma informação. Com isso, a consulta das mais de 251 mil bolsas relativas ao processo seletivo 2020 já está aberta.

Com informações da Agência Brasil.