O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido de braços abertos na abertura do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) em Brasília, na quinta-feira (13/7), enquanto o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi vaiado por um grupo de estudantes.
Lula fez um discurso no qual prometeu ampliar o acesso à educação superior e defender a democracia. Ele também elogiou o movimento estudantil por seu papel na luta pelos direitos sociais e políticos.
“Os estudantes sempre foram um dos principais protagonistas das mudanças no Brasil”, disse Lula. “Vocês estão na linha de frente da luta pela democracia, pela justiça social e pela igualdade de oportunidades.”
O discurso de Lula foi recebido com aplausos da platéia de estudantes. No entanto, na abertura do evento, o ministro Barroso foi vaiado quando subiu ao palco para falar na quarta (12/7).
Barroso foi vaiado por sua decisão de suspender o pagamento do piso salarial dos enfermeiros.
Os estudantes também criticaram Barroso por sua decisão de apoiar o golpe contra Dilma Rousseff (PT), em 2016, para a chegada do ex-presidente Michel Temer (MDB) ao poder. Eles disseram ainda que Barroso é um representante da elite e que não defende os interesses dos estudantes.
“Barroso inimigo da enfermagem e articulador do golpe de 2016”, dizia uma das faixas enquanto Barroso discursava. O ministro ficou identificado no STF pelo seu lavajatismo, qual seja, com as decisões ilegais de Sergio Moro e Deltan Dallagnol no âmbito da Lava Jato.
A recepção diferente que Lula e Barroso receberam na UNE reflete as diferentes posições políticas dos dois homens. Lula é um político progressista que tem o apoio do movimento estudantil. Barroso é um político conservador que tem sido criticado pelos estudantes por suas decisões judiciais.
O 59º Congresso da UNE é um evento importante para o movimento estudantil brasileiro. O congresso vai discutir uma série de questões importantes, incluindo a educação, a saúde, a economia e a democracia. O congresso também vai eleger uma nova diretoria da UNE.
O congresso da UNE é uma oportunidade para os estudantes brasileiros expressarem suas opiniões e defenderem seus direitos. O congresso também é uma oportunidade para os estudantes brasileiros se organizarem e lutar por um futuro melhor para o Brasil, diz a organização do evento.
LEIA TAMBÉM