Há 10 anos, o Blog do Esmael lançava a campanha pela construção da ponte Matinhos-Guaratuba

No dia 27 de dezembro de 2012, há 10 anos, o Blog do Esmael lançava a campanha pela construção da ponte Matinhos-Guaratuba com ampla repercussão e apoio das principais entidades da sociedade civil, a exemplo do Crea, Fiep, Assindilitoral, UGT, Ministério Público, dentre outras agremições, e personalidades públicas.

Este Blog do Esmael foi porta-voz de uma antiga reivindicação de turistas, veranistas, moradores e comerciantes da região do Litoral do Paraná. Ora denunciando as diabólicas filas no ferryboat, ora mostrando o circulo virtuoso no desenvolvimento econômica que a obra poderia desencadear para os sete municípios litorâneos.

Nesse período de intensas chuvas e deslizamentos nas estradas, em que milhares precisam de caminhos alternativos, a ponte Matinhos-Guaratuba entrou novamente na pauta. Inclusive do governo do Paraná.

O Palácio do Iguaçu, após o eco da campanha promovida pelo Blog do Esmael, anunciou a emissão da ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo e execução das obras pelo Consórcio Nova Ponte – formado pelas empresas OECI S.A., Carioca Christian-Nielsen Engenharia S.A. e Goetze Lobato Engenharia S.A. – declarado vencedor do processo licitatório, com uma proposta de R$ 386,9 milhões.

Segundo o governo do estado, o prazo total estimado para execução é de 32 meses, sendo dois meses para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para os serviços da obra.

Portanto, a construção da ponte Matinhos-Guaratuba, se cumprida agora, será o coroamento de uma luta da sociedade civil paranaense e do Blog do Esmael – que atuou como porta-voz dessa legítima reivindicação de todos os paranaenses.

Economia

Travessia Matinhos-Guaratuba é feita, hoje, pelo obsoleto serviço de ferryboat

LEIA TAMBÉM