Gleisi Hoffmann já atua como “gerente” do governo Lula

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), já vem atuando como “gerente” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve começar a ser remodelado na segunda quinzena de dezembro.

A saída do ministro da Justiça, Flávio Dino, poderá dar o pontapé inicial para a reforma ministerial, após passar pela sabatina do Senado na próxima quinta-feira (13/12) e confirmar sua vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

As postagens de Gleisi no X, entre 30 de novembro e 5 de dezembro, analisadas pelo Blog do Esmael, mostram que ela já está exercendo de “facto” um papel de coordenação e articulação política no governo.

>>Prerrogativas quer emplacar Marco Aurélio de Carvalho como ministro da Justiça

Ela tem divulgado as principais ações do governo, defendido os interesses do PT e atacado os adversários.

Em uma postagem, Gleisi divulgou a declaração do presidente Lula sobre o papel do Brasil na Opep+.

Economia

Na ocasião, Lula disse que o Brasil vai participar da Opep+ para pautar a importância de superar a política de combustíveis fósseis.

Em outra postagem, Gleisi elogiou Lula por sua entrevista para a TV Al Jazeera sobre a guerra de Israel na Faixa de Gaza.

Ela disse que Lula está “certíssimo” em criticar o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu pelo “genocídio” na Faixa de Gaza.

Gleisi também usou suas redes sociais para criticar a decisão da Justiça de liberar a divulgação de uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo sobre o tataravô do ministro Flávio Dino.

>>Gleisi, Alckmin, Richa e Ducci na Renault

Ela disse que a matéria é uma “tentativa baixa” de desqualificar Dino.

As postagens de Gleisi mostram que ela está acompanhando de perto as ações do governo Lula e que está disposta a defender seus interesses.

Isso sugere que ela tem boas chances de assumir a Casa Civil no novo governo.

Gleisi Hoffmann já ocupou a Casa Civil no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 e 2014.

Nesse cargo, ela foi responsável pela coordenação da equipe ministerial e pelo diálogo com o Congresso Nacional.

Gleisi é uma gestora experiente e tem um bom relacionamento com o presidente Lula. Ela é considerada uma aliada fiel do petista e tem o apoio do partido para assumir a Casa Civil.

>>Começou a disputa pelo Senado: Gleisi Hoffmann x Michelle Bolsonaro

A Casa Civil é um dos cargos mais importantes do governo brasileiro.

A pasta é responsável pela coordenação da equipe ministerial e pelo diálogo com o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e outros poderes, além de gerenciar as obras do governo.

O ministro da Casa Civil é considerado o “braço direito” do presidente e tem um papel fundamental na articulação política do Palácio do Planalto.

As postagens de Gleisi Hoffmann no X e sua experiência como gestora pública sugerem que ela tem boas chances de assumir a Casa Civil no governo Lula.

Se isso se confirmar, ela terá um papel fundamental na articulação política do governo Lula.

Uma resposta para “Gleisi Hoffmann já atua como “gerente” do governo Lula”

Deixe um comentário