assembleia-dos-trabalhadores-em-postos-de-combustiveis-neste-domingo-marca-inicio-da-luta-por-reajuste-e-direitos">Assembleia dos trabalhadores em postos de combustíveis neste domingo marca início da luta por reajuste e direitos
A campanha salarial dos frentistas de Curitiba, RMC e Litoral começa neste domingo (30), com assembleia geral marcada para dois turnos. A categoria está mobilizada para garantir reajuste salarial e ampliar direitos e benefícios em 2025. O Sindicato dos Frentistas – Sinpospetro – aposta na força da mobilização para enfrentar a mesa de negociação com o Paranapetro, representante dos patrões.
Será que, diante da inflação persistente e dos lucros bilionários das distribuidoras, os trabalhadores vão finalmente sair ganhando?
O mês de março foi de corpo a corpo para o Sinpospetro. Os dirigentes sindicais rodaram postos e garagens, conversando com frentistas, distribuindo materiais e convocando para a assembleia deste domingo. O presidente do sindicato, Lairson Sena, destacou que o momento político e econômico é favorável para pressionar por um reajuste significativo.
“A categoria está acordada. Vamos lutar por aumento real, ampliação dos benefícios e valorização do trabalho”, disse Sena.
A assembleia será na Chácara Sapolândia, no Boqueirão, em dois turnos: às 10h e 15h, com segunda chamada às 11h e 16h, respectivamente.
Enquanto o salário base dos frentistas mal cobre os custos da cesta básica, os combustíveis batem recorde de arrecadação com impostos federais e estaduais. Há espaço na cadeia produtiva para melhorar a remuneração da base trabalhadora — falta é vontade patronal.
O Paranapetro, que representa o patronato, costuma jogar duro nas negociações. Mas desta vez, segundo fontes internas do sindicato, há sinais de que os empresários querem evitar desgaste público e possíveis mobilizações prolongadas.
“A assembleia é o pontapé para uma negociação vitoriosa. Mas tudo depende da nossa mobilização. Não existe conquista sem luta”, reforça Sena.
De acordo com Sena, a campanha salarial dos frentistas em 2025 representa não apenas a busca por melhores condições salariais, mas também a luta por um ambiente de trabalho digno e seguro.
Com a pauta sendo definida neste domingo, a expectativa é que as primeiras rodadas de negociação comecem em abril. A mobilização da categoria será decisiva para sustentar as reivindicações e evitar retrocessos.
A campanha salarial 2025 dos frentistas começa com o motor ligado e o tanque cheio de esperança. A assembleia deste domingo é mais que um encontro sindical: é um ato de resistência e afirmação de direitos diante de um setor que lucra bilhões às custas do suor alheio.
Com cerca de 32 mil frentistas no estado do Paraná, a categoria vai entrar em um estado de mobilização permanente após a deflagração do início da campanha salarial deste ano.
E você, trabalhador ou apoiador, vai ficar parado ou vai se somar à luta?
Comente, compartilhe e fortaleça a mobilização nas redes!
📅 Serviço:
Assembleia da campanha salarial 2025
📍 Chácara Sapolândia – Rua Desembargador Antônio de Paula, 3695 – Boqueirão
🕙 Domingo, 30 de março – 1º turno: 10h / 2º turno: 15h

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.




