Em Maringá, reviravolta nas eleições do SISMMAR, um dos principais sindicatos do PR

Iraídes Baptistoni vence pedido de impgunação e Chapa 2 desponta como favorita

O Blog do Esmael apresenta uma narrativa embasada em eventos recentes que culminaram na validação da Chapa 2 no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (SISMMAR), sob a liderança da destacada educadora Iraídes Baptistoni.

A Chapa 2, liderada por Iraídes, venceu um pedido de impugnação numa clara tentativa de “lawfare” sindical – quando o regimento da comissão eleitoral é usado para fins políticos – para fraudar a disputa limpa e justa.

ALEP Mais Perto

A comissão eleitoral, por uma expressiva maioria de votos, deliberou pela retirada do pedido de impugnação da candidatura de Iraídes Baptistoni.

A comissão eleitoral, por sua vez, analisou e indeferiu o pedido de impugnação da Chapa 2, uma solicitação formulada pelo Chapa 3, que se autodenomina independente, mas cujas motivações profundas permanecem envoltas em mistério.

Natal Foz

A chapa 3 havia alegado irregularidades nas contas referentes a 2019, questionado a observância da legislação trabalhista e invocado um artigo do estatuto.

A Comissão concluiu que não houve violação das normas estatutárias, o que fundamentou a improcedência da Impugnação e, por conseguinte, a manutenção da candidatura de Iraídes Fernandes Baptistoni como membro da Chapa 2, intitulada “Somos todos SISMMAR”, conforme explicitado no documento oficial.

“Assim, seguimos firmes em nossa caminhada eleitoral, expondo com determinação aquilo que já conquistamos e delineando um futuro no qual perseveraremos na luta por conquistas adicionais. Não nos curvaremos diante das tentativas antidemocráticas de subversão do processo eleitoral que possam afetar qualquer servidor ou servidora”, comunicou a Chapa 2.

Economia

Este é um feito de suma relevância, considerando que o SISMMAR não apenas representa uma das mais destacadas entidades sindicais na região Noroeste, mas também figura como uma das maiores no âmbito do sindicalismo do estado do Paraná.

É imprescindível reconher que, no município, há uma percepção de que as eleições no SISMMAR delineiam, em certa medida, uma préiva para a disputa pela Prefeitura de Maringá nas eleições 2024.

Tal é o peso político que esta organização carrega, representando um corpo de aproximadamente 3 mil servidores públicos municipais.

As eleições do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (SISMMAR) estão prestes a se concretizar, com a data marcada para os dias 23 e 24 de outubro.

Refis 2023

O panorama político sindical da cidade promete aquecer-se, à medida que a Chapa 2, respaldada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), tem a sua candidatura chancelada pela Comissão Eleitoral.

A Comissão Eleitoral é composta pelos titulares Amanda Dourado, Claudemir Romancini e Lucineide Goreti, e pelos suplentes Izabel Faustino, Leiliane Felix e Jeferson Garcia, todos representando a diretoria executiva do sindicato.

Para complementar, na condição de titulares da diretoria, encontram-se Edmilson Aparecido e Janaína dos Reis, bem como os suplentes Maria Antonieta e Daniel Luz.

LEIA TAMBÉM