Ex-prefeitos de importantes municípios do Paraná encolhem no cenário político
O destino dos ex-prefeitos das principais cidades do Paraná mostra como a política pode ser implacável. Depois de comandarem Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, eles perderam musculatura política e hoje sobrevivem em cargos menores ou até fora do radar.
O médico Marcelo Belinati (PP), ex-prefeito de Londrina, voltou à sua profissão e atende no SUS, longe das articulações de poder. Já o dentista Chico Brasileiro (PSD), de Foz do Iguaçu, conseguiu uma recolocação: em abril foi cedido pela prefeitura, onde é funcionário concursado, para a Casa Civil do governo Ratinho Júnior (PSD).
Ulisses Maia (PSD), ex-prefeito de Maringá, no Planejamento, e Leonaldo Paranhos (PL), ex-prefeito de Cascavel, no Turismo, também perderam tamanho político. Ambos foram chamados por Ratinho Júnior para compor sua gestão, numa espécie de “recolocação” dos aliados. À época, o Blog do Esmael registrou que essa movimentação poderia ser ensaio para uma candidatura ao Senado em 2026, hipótese negada apressadamente pelo Palácio Iguaçu.
Rafael Greca (PSD), que deixou a prefeitura de Curitiba, segue como exceção. Embora tenha se acomodado como secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, mantém-se nos holofotes. Mesmo quando é excluído de pesquisas eleitorais, seu nome ainda rende manchetes e provoca reações na cena política.
O ocaso dos ex-prefeitos do interior mostra que a política paranaense continua centralizada em Curitiba. Fora Greca, os ex-mandatários dos maiores municípios perderam protagonismo e passaram a depender de nomeações no governo Ratinho para se manter ativos. O cenário confirma que o Palácio Iguaçu concentra poder e administra até mesmo o destino de quem um dia foi considerado líder regional.
O Blog do Esmael não incluiu na análise os casos de Ponta Grossa e São José dos Pinhais, que também contam com segundo turno, porque as prefeitas desses municípios foram reeleitas em 2024.
Leia mais análises sobre os bastidores do poder no Blog do Esmael.

Leia também no Blog do Esmael: Fluxo Oculto alcança Cascavel e Paranavaí no combustível; Requião Filho desembarca nesta quinta em Cascavel com caravana regional; Formatura da Itaipu AMP 4.0 em Cascavel sela legado de capacitação

Jornalista e Advogado. Especialista em política nacional e bastidores do poder. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.




