DOGE não existe mais e, em seu rastro, apenas o caos

Chamar de controverso o mandato de Musk na DC seria um eufemismo. Sendo um homem habituado a conseguir o que quer e a funcionar como um executivo poderoso, varreu Washington com uma motosserra figurativa, cortando orçamentos, despedindo trabalhadores e realizando audaciosas tomadas de poder. O comportamento impetuoso de Musk irritou funcionários do governo e alienou possíveis aliados, como o secretário de Estado Marco Rubio e o secretário de Transportes, Sean Duffy. Por fim, a desavença atingiu o auge e Musk teve uma pequena altercação física com o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Político detalha as consequências impressionantes. No final de maio, DOGE e Musk perderam o favor do presidente Trump, e os assessores da Casa Branca começaram a reagir com mais força contra a incipiente agência governamental. Quando Musk se despediu oficialmente da Casa Branca em 30 de maio, também expulsou seu braço direito, Steve Davis.

Mas Davis, um engenheiro que trabalhou em estreita colaboração com Musk por mais de 20 anos, inclusive na DOGE, simplesmente se recusou a sair. Ele interveio para tentar assumir as rédeas, mas isso não agradou a muitos dos funcionários restantes do DOGE. Mas outros permaneceram leais, essencialmente dividindo o departamento em dois.

Quando aqueles que se sentiam incomodados com a liderança de Davis, visto que ele não era mais funcionário do governo, tentaram planejar o futuro do DOGE sem ele, Davis os acusou de encenar um golpe. A Casa Branca erradicou rapidamente os seus partidários, pondo fim à breve tentativa de Davis de consolidar o controlo em menos de duas semanas.

O que se seguiu foi uma série de reestruturações, mudanças na liderança e, em última análise, o fim do DOGE como uma organização centralizada. Quando Reuters entrou em contato com a Casa Branca para perguntar sobre a situação do DOGE no início deste mês, foi dito que “isso não existe”.

Musk chegou a Washington com grandes ambições de reduzir os gastos do governo em triliões de dólares. Em vez disso, durante o seu breve período em DC, os gastos do governo aumentaram e ele deixou para trás muitas pontes queimadas.

The Verge é site parceiro do Blog do Esmael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *