Chanceler russo, Sergey Lavrov, tem reunião marcada nesta segunda-feira (17/4) com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. A previsão é que, em seguida, ele se encontre com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
A guerra entre Rússia e Ucrânia deve ser um dos assuntos discutidos, assim como parcerias nas áreas de comércio, investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação.
A visita ocorre em meio a um momento de contrariedade dos Estados Unidos com as declarações de Lula no cenário internacional, segundo a velha mídia corporativa brasileira, que se comporta como porta-voz de Washington.
O presidente Lula defende a criação de um grupo de países neutros para negociar o fim do conflito.
O que você precisa saber sobre a visita de Serguei Lavrov ao Brasil
- Chanceler russo tem encontro com ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty.
- Em seguida, Lavrov se encontrará com o presidente Lula no Palácio do Planalto.
- A guerra entre Rússia e Ucrânia será um dos temas discutidos, além de parcerias nas áreas de comércio, investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação.
- Lula defende a criação de um grupo de países neutros para negociar o fim do conflito.
- A visita ocorre em meio a um momento de contrariedade dos Estados Unidos com as declarações de Lula no cenário internacional.
Lavrov visitará Brasil, Venezuela, Nicarágua e Cuba de 17 a 21 de abril
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, visitará vários países latino-americanos de 17 a 21 de abril, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia no domingo.
“De 17 a 21 de abril, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, visitará vários países latino-americanos, incluindo Brasil, Venezuela, Nicarágua e Cuba. O ministro das Relações Exteriores da Rússia terá uma rica programação, que incluirá reuniões com líderes desses países e conversas com os ministros das Relações Exteriores”, comunicou.
De acordo com o ministério, o principal objetivo da viagem de Lavrov é fortalecer a cooperação mutuamente benéfica entre os países nas esferas política, comercial e econômica, educacional, humanitária, cultural e outras.
“As conversações estão planejadas para se concentrar em questões de fortalecimento da estrutura legal do mundo atual, que é baseada na Carta das Nações Unidas”, disse o ministério.
“A América Latina é uma região amiga, um dos centros da formação de um mundo multipolar e a Rússia planeja manter um diálogo dinâmico com ela, desenvolver uma cooperação construtiva livre de qualquer ditado de fora”.
LEIA TAMBÉM
- Genro e sócio de Sergio Moro tem cargo comissionado de R$ 13 mil na Assembleia Legislativa do Paraná
- ALEP recebe hoje às 17h movimento contrário à venda da Copel; veja como participar
- Bolsonaro tenta distensionar dizendo que vai disputar o Senado em 2026 enquanto mantém seus olhos no Palácio do Planalto